Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tesouro Direto - Tesouro Selic



Um dos títulos disponíveis para aplicação no Tesouro Direto é o Tesouro Selic, que é um título atrelado à Taxa Selic. É o único título do tesouro direto que pode ser resgatado antes do final do prazo do título sem correr o risco de perder capital. 

O Tesouro Selic paga a taxa Selic + 0,02% a.a. Dizer que paga a taxa Selic é praticamente dizer que paga 100% do CDI, uma vez que Selic e o CDI andam bem próximos. 

Então, se aplicar em um CDB que paga 100% do CDI estarei recebendo menos do que aplicar no Tesouro Selic?

Vamos para os cálculos: (Considerando Taxa Selic = 6,5%a.a. e o CDI = 6,49% a.a.)

Aplicando em um CDB que paga 100% do CDI, em um ano, o rendimento será de 6,49% - IR (tabela na postagem anterior sobre Tesouro Direto)

Já aplicando no Tesouro Selic você terá a Taxa Selic + 0,02% a.a. Nesse exemplo, o rendimento é de  6,52%a.a.. Enttretanto, temos que considerar que no caso do Tesouro Selic, a B3 (bolsa de valores), cobra 0,25%a.a. para realizar os serviços de guarda de títulos. Então, na verdade, o cálculo fica: 6,5% + 0,02% - 0,25% = 6,27% a.a. - IR

Então, qual é o melhor investimento: CDI (6,49 %a.a.) ou o Tesouro Selic (6,27% a.a.)? Óbvio que a primeira opção. Isso ainda se a corretora que você escolhe para aplicar no Tesouro Direto não lhe cobrar uma taxa de corretagem, o que diminui ainda mais o valor líquido recebido.

Já CDBs que pagam menos de 100% do CDI podem ter rentabilidade menor do que o Tesouro Selic. Você precisa se informar a respeito do rendimento e para tomar a decisão em que tipo de investimento deve colocar seu rico dinheirinho!!!


This post first appeared on Descomplicando O Mundo Das Finanças, please read the originial post: here

Share the post

Tesouro Direto - Tesouro Selic

×

Subscribe to Descomplicando O Mundo Das Finanças

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×