Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Carteira de Investimentos: Como Diversificar e Proteger-se de Crises

“Você só descobre quem está nadando pelado quando a maré é baixa”

Warren Buffett

Com esta citação começaremos a discussão de hoje. Muitas pessoas, principalmente as que começam em investir nos momentos de euforia, acabam sem proteger Sua Carteira para momentos de crise.

Não falarei aqui para colocar 90% de seu capital em renda fixa nem algo do tipo, pois isso vai do perfil de cada pessoa. Aqui compartilharei da minha experiência de como diversificar sua Carteira e, ainda assim, ter um caixa para oportunidades.

Como diversificar minha carteira?

Caso você seja extremamente conservador, considere 50-80% de seu capital em renda fixa e diversifique o restante, pois apenas assim você não sofrerá tanto com as oscilações. Já se você é um investidor mais arriscado e confiante, considere diversificar cerca de 25% de sua carteira em cada um desses setores:

  • Ações Brasileiras
  • Investimento dolarizado
  • Fundos Imobiliários
  • Caixa (Reserva de Emergência + Reserva de Oportunidade)

Leia também: Fundo de Emergência: O que é e porque você PRECISA montar o seu

Cabe a você decidir qual porcentagem de sua carteira você dedicará a cada tipo de ativo baseado em seu perfil de risco.

Ações Brasileiras

Aqui estão as clássicas empresas da B3 que todos conhecemos. Você deve escolher seus ativos favoritos e montar sua carteira.

Para uma carteira diversificada é bom ter 6-12 ativos bons em seus setores favoritos (elétrico, bancário, alimentício, etc). Vale ressaltar que preferencialmente você deve investir em setores consistentes.

Leia também:

  • O que são Ações da Bolsa de Valores e Como elas Funcionam
  • Ações: é Melhor Especular ou Investir a Longo Prazo?

Investimento Dolarizado

A principal vantagem do investimento no exterior é percebida em tempos de crise, pois há uma subida na cotação do dólar. Por isso, você acaba blindando parte de sua carteira contra crises que acometem majoritariamente o Brasil. Em caso de crises mundiais, isso faz um pouco menos de diferença, mas, ainda assim você terá a proteção de ter parte de sua carteira em dólar.

Por exemplo, se você tem ações no exterior e ocorre uma crise aqui, os dividendos que você recebe e a cotação dos ativos está em dólar. Por isso, você deverá ter uma compensação nos seus ganhos devido à alta da moeda americana.

Como investir no exterior?

Você basicamente tem essas opções:

  • Corretora no Exterior
  • BDRs
  • Fundos
  • Índices

Corretora no Exterior

Atualmente é extremamente viável e mais fácil ter uma conta em uma corretora no exterior, mas não se esqueça de declarar no imposto de renda.

BDRs

Caso queira aprofundar-se sobre BDRs, clique aqui.

Os Brazilian Depositary Receipts Patrocinados (BDR) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro ativos, geralmente ações, emitidos no Exterior. Para emissão do BDR Patrocinado, a companhia emissora dos valores mobiliários no Exterior deve contratar no Brasil uma instituição depositária, a qual será responsável por emitir os BDRs.

B3

BDRs são a forma encontrada para investir em ações no exterior através de corretoras brasileiras. São as famosas “ações com o final 34”. Esses ativos são negociados diretamente na B3 e podem ser comprados na corretora como uma ação comum.

Você deve declarar-se um Investidor Qualificado para comprar BDRs.

Alguns exemplos de BDR:

  • FBOK34 (Facebook)
  • AAPL34 (Apple)

Há algumas desvantagens nos BDRs, como a baixa liquidez.

Fundos

Você pode dolarizar sua carteira através de fundos cambiais. Entretanto, esses fundos possuem muitas taxas e normalmente não valem a pena.

Índices

Os ETFs são uma opção mais viável para a maioria das pessoas. O mais famoso e que vem provando-se com seus ótimos resultados durante a crise é o IVVB11, um índice que busca replicar o S&P500.

O S&P 500 é um índice do mercado de ações que mede o desempenho das ações de 500 grandes empresas listadas em bolsas de valores nos Estados Unidos.

S&P500

Veja como o IVVB11 performou bem durante a crise do Coronavírus. Enquanto bolsas caíram quase 50%, ele, que tem sua cotação em reais e seu valor em dólar, compensou essas quedas.

ETFs são negociados na bolsa da mesma forma que BDRs e ações normais e podem ser comprados com seu código no Home Broker de sua corretora.

Fundos Imobiliários

Agora uma espécie de ativos que eu gosto muito. Os Fundos de Investimento Imobiliários (Fiis) são menos voláteis que as ações e são negociados no IFIX (outro índice). Comprando Fiis você tem proventos mensais dos aluguéis provenientes de cada cota. Outra vantagem é que pode-se comprar Fiis em pequenas quantidades, como 1 cota apenas.

Ao comprar uma cota de um Fundo Imobiliário, dependendo do tipo de Fii, é como se você adquirisse uma pequena parte do imóvel, ou, até mesmo, de diversos imóveis. Assim, você receberá proventos proporcionais à quantidade de cotas que possuir.

Nós temos um guia completo sobre Fundos Imobiliários aqui no site, recomendo que você acesse: Como investir em Fundos Imobiliários: Guia DEFINITIVO

Caixa

Agora a parte que diferencia os preparados dos despreparados. Sempre tenha um fundo de emergência e oportunidade.

  • Fundo de Emergência: O que é e porque você PRECISA montar o seu

O ideal é que você tenha em ativos de alta liquidez, como fundos DI ou Tesouro Selic, cerca de 6-12 vezes o seu custo de vida mensal. Além disso, você pode separar um dinheiro para oportunidades, também investido nesses ativos.

O ponto mais importante para o caixa não é a rentabilidade em si, mas a liquidez, ou seja, a velocidade em que você consegue resgatar o dinheiro em caso de necessidade.

Lembre-se sempre: pessoas com caixa em tempo de crise são oportunistas, os outros são apenas torcedores.

Se interessou?

Se você quer aprender a investir melhor, confira o ebook Alocação de Ativos, uma sólida e simples estratégia utilizada por inúmeros investidores bem-sucedidos, como Henrique Carvalho, o fundador da HC Investimentos.

Leia sobre: Alocação de Ativos: A Melhor Estratégia de Investimentos

Muito obrigado a todos que leram e desejo a vocês o melhor nos tempos de crise em que vivemos. Caso haja alguma dúvida comente que nós a responderemos assim que possível.

The post Carteira de Investimentos: Como Diversificar e Proteger-se de Crises appeared first on IM Investimentos.



This post first appeared on IM Investimentos, please read the originial post: here

Share the post

Carteira de Investimentos: Como Diversificar e Proteger-se de Crises

×

Subscribe to Im Investimentos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×