Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Carolinie Figueiredo fala sobre a pressão estética que sofre desde criança

 

"Você sabe quanto trabalho interno eu preciso fazer pra admitir que me vejo bonita nessas fotos!? Sabe Quão profundo é meu diálogo interno pra me convencer a assumir Meu Corpo apesar das expectativas que ele fosse diferente!? Se você também já sofreu pressão estética sabe do que estou falando. Eu tenho 32 anos, há pelo menos 24 anos estou em constante luta com meu corpo porque aos 8 já era atriz e já era forçada a fazer dietas de emagrecimento. E eu era magra. Depois fiquei famosa na tv com uma personagem que apesar de se aceitar sofria bullying. Depois vieram os filhos e mais de 30kgs em cada gravidez. Então esse corpo carrega vergonha, dor, cicatrizes, celulites, buracos, estrias… e há pelo menos mais de 24 anos eu peço desculpas pelo meu corpo ser do jeito que é. Sabe como é!? Acontece que estou bem cansada de me esconder de mim. Estou exausta de me prometer a felicidade e aceitação quando meu corpo for diferente e couber em padrões humanamente impossíveis de se atingir. Estou envelhecendo e sinto o passar do tempo na minha pele, na flacidez, nas marcas. Então eu lembro que vivemos numa sociedade misógina: que cultua o ódio a mulheres e que isso começa ensinando a odiarmos o próprio corpo. E é nessa transformação que atuo todo dia! Me convidando a me amar mais gostoso, a ser mais generosa com a imagem que vejo. Eu precisei de um ambiente de muito encorajamento e de mulheres muito generosas comigo pra me incentivar a fazer esse ensaio."

Não é incomum ver um relato como esse. A diferença é que hoje mais pessoas vão ler e entender o que está sendo dito. Desde muito cedo nós somos ensinadas a nos conter, nos controlar, essa repressão vai desde a quantidade de comida que comemos até a forma como nos expressamos. A sociedade nos coloca em caixinhas e tudo aquilo que não se encaixa é visto como feio, ruim, um exemplo a não ser seguido... se para nós já é difícil, nem imagino como deva ser para quem faz parte do meio artístico desde tão jovem, não é a toa que somos um dos países que mais realizam cirurgias estéticas(na grande maioria das vezes desnecessárias). 

É verdade que nos últimos anos estamos conseguindo mudar um pouco esses padrões, ainda que a passos de formiga, mas pouco a pouco sinto que estamos evoluindo. Há alguns anos pouca gente levaria a sério o relato da Carolinie, tratariam como frescura ou mimimi, porém, hoje tanto as empresas como a sociedade em geral estão tentando abrir os olhos e enxergar o problema, seja por questões financeiras ou por consciência mesmo... enfim, o importante é avançar.

Acho importantíssimo quando uma pessoa famosa se abre dessa forma e nos faz lembrar que por trás da fama, ainda existe uma pessoa sofrendo tanto ou mais que nós pelo padrão imposto pela sociedade. Isso gera um debate e quanto mais discutirmos sobre, mais evoluiremos. Sei que ainda há um trabalho árduo pela frente, mas me sinto um pouco aliviada de ver que as futuras gerações talvez possam se sentir um poucos mais livres, menos sobrecarregadas pela busca incessante do corpo perfeito.



This post first appeared on Casa Da Rô, please read the originial post: here

Share the post

Carolinie Figueiredo fala sobre a pressão estética que sofre desde criança

×

Subscribe to Casa Da Rô

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×