Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nhoque Fit de Ricota com Espinafre e Molho de Tomate Caseiro

Oi Pessoal, hoje temos novidade no blog com a presença de uma colaboradora nova: Claudia Merlin, ou para os mais chegados, a mãe da Bia. Vim colaborar com um assunto que eu gosto demais de ler e praticar que é Gastronomia. Eu adoro cozinhar e experimentar receitas novas e saudáveis. Minha filha que me incentivou a isso e hoje estamos juntas por uma vida mais limpa no prato. Inaugurando a minha coluna, decidi optar por uma receita leve e saborosa que é a de Nhoque de Ricota com Espinafre. Como ela tem gastrite e não pode comer molho de tomate industrializado, preparei um molho especial pra ela. Se você tem problemas com molhos e ainda não sabe um jeito legal de prepará-los, hoje é o seu dia para aprender. Vem ver!
INGREDIENTES DO NHOQUE
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manteiga
450g de espinafre sem o talo
300g de ricota
1 cebola picada
100g de farinha de trigo
2 gemas
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Lave e tire os talos do espinafre deixando somente as folhas. Refogue com a manteiga, cebola e sal a gosto e deixe murchar. Espere esfriar e tire a água do espinafre, espremendo-os com as mãos. Reserve.
Coloque a ricota num recipiente e amasse deixando esfarelar. Tempere com sal a gosto.
Misture bem a ricota e o espinafre, acrescente as 2 gemas, o queijo parmesão e vai misturando a farinha aos poucos, e sove com as mãos (para quem não sabe, sovar é você ir amassando a massa com as mãos até dar o ponto). Enquanto isso coloque mais ou menos 1 litro de água para ferver com um fio de óleo de sua preferência. Voltando a massa, faça cordões e corte na espessura de 1 cm, e jogue um para fazer o teste na água, se ele subir e continuar consistente, não precisa colocar mais farinha, se ele desmanchar, vá acrescentando a farinha até obter uma massa consistente.


MOLHO DE TOMATE CASEIRO
1 kg de tomates maduros sem sementes
1 cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal
MODO DE PREPARO
Corte os tomates em 4 e tire as sementes, se quiser tire a pele - não vejo necessidade pois vai ser batido tudo no liquidificador ou mix. Refogue os tomates com o azeite, cebola e alho, e coloque mais ou menos 1/2 litro de água. Assim que for encorpando, vá colocando água aos poucos. Fica mais ou menos de 40 minutos a 1 hora no fogo. Depois que o molho estiver encorpado e suculento, acrescente sal a gosto e espere esfriar. Bata no liquidificador ou mix, e está pronto.


Espero que tenham gostado das receitinhas e que façam em suas casas. O molho fica maravilhoso e é especial pra quem tem problemas no estômago como a minha filha, ou simplesmente pra quem prefere levar uma vida mais saudável e sem os corantes e conservantes dos molhos industrializados. Um beijinho!


This post first appeared on O Muro De Merlin - Por Beatriz Merlin, please read the originial post: here

Share the post

Nhoque Fit de Ricota com Espinafre e Molho de Tomate Caseiro

×

Subscribe to O Muro De Merlin - Por Beatriz Merlin

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×