Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Keffiyeh - O Lenço Palestino

Boa tarde, leitoras e leitores de O Muro de Merlin. Como passaram o final de semana? O meu foi maravilhoso e com direito à festinha e muito frio. Falando em frio, vocês costumam usar cachecol e lenços como complemento ao look? Eu adoro e inclusive já citei sobre o Skull Scarf, os lenços de caveirinha do McQueen. Ao mesmo tempo, estive notando uma pequena aparição de pessoas com cachecóis na rua e logo me lembrei das famosas "Palestinas" ou "Lenços Palestinos" que bombaram em meados de 2010 e estão voltando aos poucos. Pra quem não sabe, o nome desse lenço é Keffiyeh e sua primeira aparição no mundo da moda foi dada a partir da marca Balenciaga (que tem aquelas bolsas lindas) em 2007/2008. 
Diferente do jeito usado no Brasil, quando inverno, o Keffyieh é habitualmente utilizado pelos Árabes e Israelenses para protegerem-se do sol, da areia e do vento, clima comum nos países áridos. As cores também possuem uma definição para eles, sendo branco e preto usado pelos beduínos, e branco e vermelho para os habitantes da Jordânia e da Arábia
O lenço tem um significado político e cultural e é uma marca do movimento pela libertação da Palestina - por isso muitos o chamam de "lenço palestino" ou "palestina". Mas não se engane ao achar que o lenço é de uso único dos Palestinos, pois os Turcos e Afegãos também aderiram ao costume.
O Keffyieh teve o seu ápice de popularidade nos anos 60 por ter se tornado um símbolo do nacionalismo Palestino e mais conhecido ainda por causa do Yasser Arafat (foto), presidente da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e líder da Fatah. Muitas pessoas usam o lenço, mas não sabem o seu real conceito e definição política.
Há um tempo atrás, o site da loja Urban Outfitters até parou de vender os lenços pela internet, devido à reivindicações sobre o uso do lenço. Apesar de toda a polêmica em volta do acessório, em meados de 2008, Herchcovitch fez uma releitura desses lenços em forma de bandeiras de países em conflito, reivindicando o uso do lenço pra ele, judeu. Bem legal a ideia dele, né?! Pena que muitos não conseguem entender e aceitar que o lenço pode ser sim um item da moda e, conjuntamente, do movimento pela libertação da Palestina. Agora quando te perguntarem qual o significado do lenço você já sabe responder!
Apesar de comentários controversos e opiniões diferenciadas, o Keffiyeh é lindo, confortável, estiloso e faz o maior sucesso hoje em dia. Como tudo o que se populariza, sendo bom ou ruim, o Keffyieh se enrolou nos pescoços das famosas e virou item hipster de desejo. Na época em que o acessório bombou, lembro-me de ser tão difícil de achá-lo que eu tive que encomendar com uma amiga da minha avó e ainda tê-lo pago bem caro. Hoje em dia é tão fácil de encontrar o lenço que você pode vê-lo em lojas caras, fast fashion e até nos famosos "camelôs". 
Muitas pessoas julgam o uso do lenço no verão, mas não vejo problema em usá-lo, até porque no conceito real ele foi feito justamente para isso. Mas como a chegada do frio está aí, acho uma opção excelente para as noites geladas. Além de quentinho, o produto dá um ar exótico ao look. 
E atenção, bofes, porque fica bem legal no pescoço de vocês, principalmente a versão Shemagh. O Shemagh é semelhante ao Keffyieh, mudando apenas o conceito e definição histórica. Tem a mesma forma de uso, para proteger os olhos e rosto da exposição solar direta, mas se popularizou entre os membros militares britânicos e norte-americanos, principalmente os baseados no Oriente Médio, e também por muitos sobrevivencialistas e todos os praticantes de atividades ao ar livre. Tá aí o motivo da estampa militar, né?! Como o mundo da moda é bem vasto, e o da história é maior ainda, não podia deixar de citar os pontos mais importantes da cultura por trás de um item popular. Acho super importante saber o contexto de tudo o que nós vestimos, ainda mais se for sobre um produto polêmico. 
Espero ter sanado dúvidas e que tenham gostado do post, mesmo este sendo um pouco diferente dos habituais. Comentem aqui se vocês já sabiam o significado ou se vocês gostam ou não do acessório. Beijocas ♥







This post first appeared on O Muro De Merlin - Por Beatriz Merlin, please read the originial post: here

Share the post

Keffiyeh - O Lenço Palestino

×

Subscribe to O Muro De Merlin - Por Beatriz Merlin

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×