Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Subgêneros do cinema: Giallo

Veja o post que saiu agorinha do Demonstre.com:

Oi, pessoal! Estão gostando dessa série de textos sobre cinema e análise fílmica aqui no Demonstre? Tudo isso serve para você criar repertório e ampliar cada vez mais seus conhecimentos sobre a sétima arte. Nesse post iremos iniciar uma série de textos sobre subgêneros, começando com o Giallo.

O que significa Giallo?

Antes de mais nada vamos falar sobre o próprio nome do subgênero, o Giallo. Giallo é uma palavra italiana que significa simplesmente “Amarelo”. Mas ué, por que existe um subgênero de filmes com o nome amarelo? Nós explicamos: o Giallo possui esse nome porque é um subgênero do suspense, derivado das revistas pulp italianas que possuíam suas capas em sua grande maioria na cor amarela.

Essas revistas traziam histórias policiais de mistério e eram bastante populares no século passado, não apenas na Itália mas também em outras partes do mundo, como os Estados Unidos. Quem não conhece o famoso “Pulp Fiction”?

Como são os filmes Giallo?

Derivados do cinema de terror gótico italiano dos anos 50, apelidado carinhosamente (ou esteriotipadamente?) de Spaghetti Nightmare, os filmes Giallo são filmes de suspense policial onde são apresentados diversos mistérios ao longo da película, investigados quase sempre por um detetive amador, que não necessariamente é alguém ligado à polícia, na maioria das vezes são pessoas comuns, e que possuem muitas vezes uma bela pitada de sobrenatural, no maior climão “Scooby-Doo”.

Essa pitada sobrenatural classifica bons filmes do subgênero não como apenas suspense, mas também como terror em alguns casos. É sempre bom lembrar que uma característica dos Giallos é possuir uma direção de arte grandiosa, cheia de detalhes (por ser derivado do terror gótico italiano) e uma fotografia fantástica, no sentido mesmo de fantasia, com luzes que na maioria das vezes são irreais e representam muito mais o sentimento dos personagens e o clima geral do filme, do que propriamente a realidade.

Agora que você já sabe o que é Giallo…

Agora que você sabe o que é Giallo, que tal assistir alguns filmes do gênero? Aqui no Demonstre vamos recomendar para você três deles: Suspiria, Seis mulheres para o assassino e Todas as cores da escuridão.

Divirtam-se!

O post Subgêneros do cinema: Giallo apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Subgêneros do cinema: Giallo

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×