Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de químicas, e nesse post vamos trabalhar com o “Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas químicas, que demonstram como estão se trabalhando..

Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

A química tem uma relação muito grande com o cotidiano, de diversas formas que são introduzidas no nosso dia a dia. Sendo que muitas vezes a sociedade não observa essas relações no dia a dia.

O meio ambiente é um dos que sofre bastante com a utilização da química do dia a a dia, com a poluição da terra, da água, da atmosfera e outros.

 Química no cotidiano

A química está presente em no nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos e de várias formas possíveis, em diversas situações.

Por exemplo, na hora de fazer o almoço, precisa de uma química para combinar os alimentos com água e o fogo. Na construção civil também temos a combinação de materiais para fazer o concreto por exemplo, é uma química.

Química no dia a dia

O dia a dia da química é muito complexo sendo que ela está em todos os lugares que imaginamos, como: em casa, nas plantações, nas industrias, nas farmácias, e diversos outros lugares.

Vídeo sobre Química no cotidiano:

 Química na agricultura e na saúde

Na agricultura, a química é importante, pois, permite produzir adubos (fertilizante) que enriquece o solo (geralmente com azoto, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e magnésio).

Os pesticidas (antigamente produzidos com chumbo, mercúrio e arsênico, materiais altamente tóxicos) que permitem, por um lado o crescimento da planta/cereal rápido, devido ao adubo, e, por outro lado, o crescimento saudável, sem as pestes de insetos que destroem as plantações e culturas.

Química na saúde

O desenvolvimento da indústria farmacêutica e da medicina fortalece a saúde humana, aumentando a expectativa de vida do homem, todos os dias utilizando a química.

Vídeo sobre Química na agricultura e na saúde:

Química nos alimentos

A Química dos alimentos pode nos ajudar a adquirir uma dieta mais saudável, a ser mais seletivos com os alimentos que ingerimos e evitar riscos à nossa saúde e à de nossa família.

Os alimentos passam por diversas transformações diárias como as frutas, que ficam verdes depois amadurecem e se não utilizarem apodrecem.

Vídeo sobre Química nos alimentos:

Química e ambiente

A química permite fazer grandes obras para a manutenção do bom ambiente, mas, por outro lado, constitui também malefícios. Em  benefícios, permite efetuar a reciclagem de materiais, reutilizando materiais já sem utilidade, dando-lhes “vida”, aproveitando-os para nova utilidade, sem recorrer à produção de mais, evitando assim a agravação da poluição produzida, principalmente, na produção desses novos materiais.

Através da química consegue-se reverter danos causados ao ambiente, ao longo destes últimos anos que, devido ao crescimento da indústria e a muitos outros fatores ligados ao grande desenvolvimento verificado na reta final do século dezenove, têm sido um autêntico “calvário” para o ambiente e, para a tão falada Camada do Ozônio.

Vídeo sobre Química e ambiente:

Aspectos científico-tecnológicos,socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas

Nos dias atuais a química conta com diversos recursos que auxiliam os seus estudos e a prática, recursos esses que são provenientes de uma tecnologia avançada.

Através de vários recursos a produção de substancias químicas são de grande diversidade. Com esses recursos fica mais fácil a crianção de substancias químicas.

Produção de substâncias químicas

As substancia são produzidas de acordo com a precisão de materiais, seja ela em qualquer que seja a situação, que pode ser em uma grande demanda ou pequena escala.

Vídeo sobre produção de substâncias químicas:

Indústria Química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico,amônia e ácido nítrico

O cloro é um elemento químico de símbolo Cl e número atômico 17 (17 prótons e 17 elétrons), com massa atômica 35,5 u. Este elemento está situado na série química dos halogênios (grupo 17 ou 7A).

O Cloro, em temperatura ambiente, se encontra em sua forma biatômica (Cl2): é um gás extremamente tóxico e de odor irritante, possui coloração esverdeada, aliás, a denominação “Cloro” vem do grego chlorós, e quer dizer esverdeado.

Vertentes da Indústria Química

A indústria tem várias vertentes, mas, em três a química é crucial: a indústria farmacêutica, a indústria alimentar e a indústria ligada à drogaria. Na indústria farmacêutica, a química foi, é e será essencial, pois ela permite estudar as propriedades dos produtos utilizados na manufatura de medicamentos e sua aplicação específica para combater determinada doença ou infecção. A indústria da drogaria dedica-se à produção de produtos químicos, desde os mais caseiros, como a nossa eficaz desentupidora de canalizações – soda cáustica – até aos químicos mais complexos, como é o caso do dicromato de potássio, e aos mais perigosos, como por exemplo, o hidrogênio (explosivo). Pode-se afirmar que esta indústria é totalmente apoiada na química, não na antiga alquimia, que por vezes misturava magia com a toda-poderosa química.

Vídeo sobre Indústria Química:

Mineração e Metalurgia

Mineração é o processo de extração do minério que se encontra na Natureza. O local onde o minério é encontrado chama-se mina ou jazida. Esta pode ser subterrânea ou céu aberto. O minério vem, normalmente, acompanhado de impurezas, que se denominam ganga, a eliminação dessas impurezas se faz por meio de um processo chamado purificação ou concentração do minério.

Metalurgia é o processo de extração de um metal a partir de um minério. Os processos mais comuns de extração dos metais consistem em colocar o minério em fornos especiais, mantidos em temperaturas elevadas, juntamente com: substâncias capazes de retirar o metal de seu minério.

Vídeo sobre Mineração e Metalurgia:

Poluição e tratamento de água

Hoje é um grande problema a poluição que causa  efeitos muitos grandes na vida das pessoas, animais e plantas.

A polução está na terra, na água, nas florestas, isso é tudo por caus de produtos e objetos químicos, que não são destinados a lugares corretos, por parte das pessoas.

Tratamento da água

O tratamento da água é feito de várias formas, para que as pessoas utilizem dessa água com segurança. O tratamento é feito em várias etapas, como:

Oxidação: a primeira etapa do processo é misturar cloro na água para oxidar os metais presentes, principalmente o ferro e o manganês, que se apresentam dissolvidos na água.

Coagulação e Floculação: a água é misturada com o sulfato de alumínio, um coagulante que possui propriedades que ajudam a formar flocos gelatinosos, que vai servir para unir as impurezas e facilitar sua remoção. A floculação irá agitar a água, com a ajuda de pás giratórias.

Decantação: nessa etapa, a água passa lentamente pelos decantadores, permanecendo assim de 2 a 3 horas. Esse processo facilita que os flocos de impurezas se depositem no fundo do decantador.

Filtração: após passar pelos decantadores, a água vai para os filtros, onde são retiradas as impurezas que permanecem na água. Os filtros são formados por camadas de carvão ativado, que retira o odor e o sabor das substâncias químicas utilizadas. Por areia, que filtra as impurezas restantes e por cascalho que tem a função de sustentar a areia e o carão.

Desinfecção: o cloro é usado para a destruição de micro-organismos presentes na água. A ozonização e a exposição à radiação ultravioleta também podem ser usados nesse processo.

Fluoretação: depois de ser filtrada, a água já está potável, nessa etapa é adicionado cloro e o flúor para a prevenção de cáries.

Correção do pH: nessa etapa, se necessário, é adicionado mais cal hidratado para a correção do pH.

Ortopolifosfato de Sódio: é acrescentado na última etapa, para proteger a tubulação contra a corrosão e a oxidação.

Vídeo sobre Poluição e tratamento de água:

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica se dá pelo aumento da quantidade de gás carbônico (CO2) que acentua o efeito estufa e contribui para o aquecimento global, pelas partículas em suspensão no ar provenientes de diversas fontes como grãos de poeira, restos orgânicos de queimadas e de incinerações, fuligem de combustíveis fósseis, esporos de fungos, grãos de pólen e outros.

Também contribuem gases como monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2) e hidrocarbonetos como o metano (CH4). Todos esses poluentes em grandes quantidades provocam alterações na composição química e são a causa de grande parte dos problemas respiratórios em ambientes urbanos.

Vídeo sobre Poluição atmosférica:

Contaminação

A contaminação tem origem no tempo em que o homem começou a utilizar a agricultura para a sua sobrevivência. Inicialmente, essa relação era equilibrada.

O homem era apenas coletor e caçador, vivendo de forma integrada aos ecossistemas. Dessa forma, os recursos naturais eram mantidos intactos sob a ótica da intervenção humana, ficando apenas a mercê dos fenômenos naturais.

Proteção do ambiente

A poluição ambiental é uma questão bastante discutida na atualidade e pode ser estudada sob diversos aspectos e perspectivas. A poluição é classificada de acordo com o meio em que ocorre. Assim, as alterações que ocorrem na água, no ar e no solo, classificam-se, respectivamente, como poluição da água ou hídrica, do ar ou atmosférica e do solo. Nos vários ambientes em que a poluição pode ocorrer, essa pode ser variável, de acordo com o tipo de contaminante presente o que a classifica em: Química, Térmica, Biológica, Radioativa e Mecânica.

Vídeo sobre Contaminação e proteção do ambiente:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas corporais, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

O post Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×