Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de falar, com base no uso de linguagens, e nesse post vamos trabalhar com o “O Texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em Recursos linguísticos, que demonstram como estão se sentindo.

O texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela.

Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

O que é argumentação?

Resultado de imagem para argumentação

A argumentação pode ser definida como uma organização discursiva com características próprias que a diferenciam de outros modos de organização de discurso, como a narração, a descrição e a explicação.

Objetivo do Texto Argumentativo

O texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

Vídeo sobre argumentação:

Tipos de argumentação

Resultado de imagem para argumentação

Argumento de autoridade, o auditório é levado a aceitar a validade da tese ou conclusão [C] defendida a respeito de certos dados [D], pela credibilidade atribuída à palavra de alguém publicamente considerado autoridade na área.

No argumento por evidência, pretende-se levar o auditório a admitir a tese ou conclusão [C], justificando-a por meio de evidências [J] de que ela se aplica aos dados [D] considerados.

No argumento por comparação, o argumentador pretende levar o auditório a aderir à tese ou conclusão [C] com base em fatores de semelhança ou analogia [J], evidenciados pelos dados [D] apresentados.

No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão [C] em exemplos representativos [D], os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la [J].

No argumento por causa e consequência, a tese ou conclusão [C] é aceita justamente por ser uma causa ou uma consequência [J] dos dados [D].

Vídeo sobre Tipos de argumentação:

Gêneros argumentativos

Resultado de imagem para Gêneros argumentativos

A atividade de argumentar pode ser feita de diferentes maneiras, seguindo distintos formatos. Cada um desses formatos corresponderá a uma concretização textual específica, sendo chamados de gêneros textuais, nesse caso, argumentativos.

Tipos

Gêneros textuais escritos, uma vez que há muitos gêneros argumentativos orais também (palestras, debates, comícios, discursos de defesa, discurso de acusação, diálogos argumentativos, assembleias, etc).

Gêneros argumentativos digitais, como blogues, fóruns virtuais e outros. Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha crítica, a carta de solicitação/de reclamação, a carta de leitor.

Vídeo sobre Gêneros argumentativos:

Usos da argumentação em língua portuguesa

Resultado de imagem para Usos da argumentação em língua portuguesa

A Argumentação é um recurso retórico da linguagem utilizado na produção de textos argumentativos, o qual apresenta um conjunto de proposições, promovendo assim o diálogo e reflexões críticas.

Textos Argumentativos

Texto Dissertativo-Argumentativo Um texto dissertativo argumentativo é aquele que apresenta um tema, de forma que argumentação é uma importante etapa de desenvolvimento.

Resenha Crítica Além do texto dissertativo-argumentativo, a resenha crítica, da mesma forma, apresenta a argumentação como um dos recursos mais importantes.

Texto Editorial Dos textos jornalísticos, o editorial é um bom exemplo de texto argumentativo, visto que se trata de um texto opinativo e crítico que apresenta certa subjetividade do autor.

Crônica Argumentativa Tipo de texto que se aproxima dos artigos de opinião, o qual é explorado na literatura e nos meios de comunicação como os textos jornalísticos, revistas e programas humorísticos.

Ensaio O ensaio é um texto argumentativo na medida em que apresenta ideias, pensamentos e opiniões pessoais sobre um tema.

Artigos de Opinião Além dos editoriais, os artigos de opiniões disseminados geralmente nos meios de comunicação, tal qual jornais e revistas, apresentam o ponto de vista do escritor sobre temas atuais e, na maioria das vezes, são assinados pelo autor.

Vídeo sobre Usos da argumentação em língua portuguesa:

Formas de apresentação de diferentes pontos de vista

Resultado de imagem para diferentes pontos de vista

Quando possuímos flexibilidade para ver a vida de diferentes maneiras, podemos nos surpreender positivamente. Talvez um erro se torne uma aprendizagem, uma opinião crie uma nova ideia, e uma mudança seja uma oportunidade de viver melhor consigo mesmo.

Vídeo sobre Formas de apresentação:

Organização textual

Resultado de imagem para Organização textual

A estruturação de um texto, numa seqüência lógica, com princípio, meio e fim, é importante para que o leitor consiga entender o texto. O desenvolvimento do documento acadêmico científico, isto é, o desenvolvimento do corpo do texto, implica uma divisão.

Progressão textual

A progressão textual é o processo pelo qual o texto se constrói, com a introdução de informação nova, ligada à informação que já é do conhecimento do leitor ou que lhe é fornecida no próprio texto. Num texto não pode haver apenas repetição de ideias.

Vídeo sobre organização e progressão textual:

Papéis sociais dos interlocutores

Resultado de imagem para interlocutores

Os interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação que se dá por meio da linguagem. É aquele que toma parte da conversação. Em Teoria da comunicação, o emissor e o receptor também são conhecidos como locutores.

Papéis Comunicativos dos interlocutores

É do tipo de relação entre locutor e ouvinte que decorre o tipo de ação a ser empreendida pelo locutor por meio do seu texto.

Vídeo sobre Papéis sociais e comunicativos dos interlocutores:

Relação entre usos comunicativos

Resultado de imagem para usos comunicativos

A abordagem comunicativa se caracteriza por ter o foco no sentido, no significado e na interação propositada entre os sujeitos que estão aprendendo uma nova língua. O ensino comunicativo é aquele que organiza as experiências de aprender em termos de atividades/tarefas de real interesse e/ou necessidade do aluno para que ele se capacite a usar a língua-alvo para realizar ações autênticas na interação com outros falantes-usuários dessa língua.

Relação entre propósitos comunicativos

A abordagem comunicativa é mais natural, mas há outras implicações. Podemos relacioná-la ao conceito de aquisição implícita de Ellis (1997), sobrepondo-a com a proposta de Widdowson (1990) sobre como uma língua pode ser melhor adquirida. O conhecimento implícito já adquirido caracteriza-se pelo uso inconsciente de regras pelo aluno.

Vídeo sobre Relação entre usos e propósitos comunicativos:

Função sócio comunicativa do gênero

Resultado de imagem para comunicativa do gênero

São realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sócio comunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural e com função comunicativa.

Vídeo sobre função sócio comunicativa do gênero:

Aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto

Resultado de imagem para espaço-temporal em que se produz o texto

Para começar a interpretar e a entender um texto é necessário prestar atenção a diversos marcas. Pessoas realizando e recebendo ações no tempo e no espaço são a matéria-prima dos textos e a base para toda a interpretação que faremos desses textos.

Vídeo sobre aspectos da dimensão espaço-temporal:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das O texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

O post O texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

O texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×