Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia do Soldado

Dia do Soldado 

Dia do Soldado.

O dia do soldado é comemorado dia 25 de agosto e refere-se à celebração do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias – patrono do Exército Brasileiro.

Assim, para comemorar essa data nas escolas, os educadores costumam selecionar diversas Atividades relacionadas ao  Dia do Soldado. 

Dessa forma, visando estimular as comemorações da data, desenvolvemos diversas atividades que podem ser trabalhadas com as crianças de  ensino infantil e  fundamental .

O dia do Soldado para o  Ensino  infantil

Para os pequenos o Dia do Soldado pode ser trabalhado,  visando os seguintes objetivos:

  • Trabalhar o Dia do Soldado com os alunos, mostrando sua importância para o país;
  • Trabalhar a letra S e sua família silábica.

Para tanto pode se desenvolver  as seguintes Metodologia:

  • Roda de conversa explicando a data;
  • Roda para cantiga das músicas sobre o tema;
  • Atividade em folha . Veja a seguir exemplos de  atividades que podem ser  impressas e trabalhas
 Ainda , para trabalhar a importância do Dia do Soldado para as crianças , sugere-se o desenvolvimento das músicas clássicas para a comemoração do dia:
  1. Leitura e  interpretação de textos : trazer a leitura sobre a importância da data e os motivos históricos que levaram a essas comemoração. Veja abaixo um exemplo de texto  a ser trabalhado:
UM POUQUINHO DA NOSSA HISTÓRIA…
O GOVERNO FEDERAL PROCLAMOU, EM 1962, LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA (DUQUE DE CAXIAS) “PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO”. O DIA DO SEU NASCIMENTO, 25 DE AGOSTO, É CONSIDERADO, PORTANTO, O DIA DO SOLDADO.
LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, O DUQUE DE CAXIAS, (PORTO DA ESTRELA, 25 DE AGOSTO DE 1803 — DESENGANO, 7 DE MAIO DE 1880) FILHO DO BRIGADEIRO E REGENTE DO IMPÉRIO, FRANCISCO DE LIMA E SILVA, E DE MARIANA CÂNDIDA DE OLIVEIRA BELO. FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES MILITARES E ESTADISTAS DA HISTÓRIA DO BRASIL, RESPONSÁVEL POR IMPORTANTES AÇÕES MILITARES “PACIFICADORAS” EM MOVIMENTOS REVOLTOSOS INTERNOS. REPRIMIU OS MOVIMENTOS CONTRA A ESCRAVIDÃO.
LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA DESDE CEDO INGRESSOU NA VIDA MILITAR. TEVE INTENSA CARREIRA PROFISSIONAL NO EXÉRCITO, ASCENDENDO AO POSTO DE MARECHAL-DE-CAMPO AOS TRINTA E NOVE ANOS DE IDADE.
PARTICIPOU DAS LUTAS DA INDEPENDÊNCIA, EM 1822-1823, DO ESFORÇO PELA MANUTENÇÃO DA ORDEM PÚBLICA NA CAPITAL DO IMPÉRIO, APÓS A ABDICAÇÃO DE PEDRO I, EM 1831, E DOMINOU OS MOVIMENTOS REVOLTOSOS DA BALAIADA, NO MARANHÃO (1839), DOS LIBERAIS REVOLUÇÃO LIBERAL EM MINAS GERAIS E SÃO PAULO (1842) E A FARROUPILHA, NO RIO GRANDE DO SUL (1845). SUA ATUAÇÃO ALIOU AÇÃO MILITAR COM HABILIDADE POLÍTICA, RESPEITANDO OS VENCIDOS. CONTRIBUIU, ASSIM, PARA A CONSOLIDAÇÃO DA UNIDADE NACIONAL BRASILEIRA E PARA O FORTALECIMENTO DO PODER CENTRAL.
A TERCEIRA VEZ EM QUE OCUPOU A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO APAZIGUOU OS CONSERVADORES, DIVIDIDOS NO QUE DIZIA RESPEITO À QUESTÃO DA ESCRAVATURA, ENCERROU O CONFLITO ENTRE O ESTADO E OS BISPOS (“QUESTÃO RELIGIOSA”) E INICIOU O APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA ELEITORAL. EM RECONHECIMENTO AOS SEUS SERVIÇOS, O IMPERADOR PEDRO II AGRACIOU-O, SUCESSIVAMENTE, COM OS TÍTULOS DE BARÃO, CONDE, MARQUÊS E DUQUE DE CAXIAS. ( Autor desconhecido) “

2. Debate e questionários:  Após  a leitura do texto, sugere-se debates sobre o tema e  a realização de um questionário sobre o texto.

3. Pesquisas : Sugere-se ainda, como atividade para a casa a pesquisa dos maiores soldados da nossa história.

Veja também :

https://demonstre.com/musicas-da-galinha-pintadinha/

https://demonstre.com/plano-de-aula-educacao-infantil/

O post Dia do Soldado apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Dia do Soldado

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×