Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Filmes sobre Hitler

Tags: hitler

Uma bela oportunidade para todo professor pode ser encontrada nas chamadas “telonas”. Sim, é isso mesmo!

A 7ª arte tem um poder incrível nos processos formativos, produzidos dentro ou fora da sala de aula. Ela desempenha um papel importantíssimo no trabalho do educador que, cotidianamente, se coloca como mediador no processo de ensino-aprendizagem.

Sabendo disso, preparamos uma lista recheada de dicas para você que está prestes a montar o “açucarado” planejamento de aula. Quer conferir? Ótimo!

Mas, antes, que tal falarmos um pouco sobre o tema desta lista? O protagonista de hoje é o deletério, o ex-quase-pintor, o austríaco ou pseudo-alemão, o Führer… Adolf Hitler!

Filmes sobre Hitler

Trabalhar a figura de Hitler em sala de aula tem as suas vantagens: em primeiro lugar, é um tema que alimenta a curiosidade dos adolescentes e, ainda por cima, oferece ao professor condições de abarcar conteúdos variados dentro de um belo debate. Quais seriam eles? Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Alemanha Nazista, geopolítica mundial, nacionalismo e ideologia, Estado e nação, Guerra Fria (1947-1989) e por aí vai.

Professores de diferentes áreas podem e precisam trabalhar este tema que, diga-se de passagem, ainda deixa suas marcas na realidade mundial.

O Demonstre adoraria compartilhar uma atividade que você, professor ou professora, poderá trabalhar com os seus alunos. Vem com a gente.

Já pensou em reunir a turma em grupo? Ao reuni-la, você sentiu que houve uma boa resposta da mesma? Talvez sim, talvez não.

Agora, você já experimentou levá-la na sala de vídeo para uma bela sessão de cinema?

Lá vai uma dica para você: que tal pluralizar as atividades pós-cineminha?

Atividades com Filmes sobre Hitler

O interessante, antes de se preocupar com o conteúdo do filme, é você se preocupar com a identidade da tua turma e com as suas particularidades. Cada aluno aprende de um jeito e, portanto, nada mais justo do que você propor projetos para que os próprios alunos possam escolher.

Por exemplo: depois da exibição de filmes relacionados a Adolf Hitler, você pode organizar um debate a ser alimentado por questões pré-elaboradas por você, professor, e por questões levantadas pelos alunos a partir do que eles viram ou não no filme. Gostou da dica?

Lá vai outra. E se você, antes da exibição do filme, resolver introduzir o tema do mesmo? Interessante, não? Isso levantará questões, antes mesmo da tão esperada sessão. Então, com ou sem o debate, você terá “pano pra manga” para explorar o tema de maneira interdisciplinar.

Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre Hitler:

Nas aulas de Geografia, o professor poderá discutir as mudanças na organização social do espaço decorrentes da geopolítica internacional.

Nas aulas de Matemática, o professor poderá fazer um levantamento do número de mortes (de judeus, armênios, ciganos, estrangeiros, negros, gays etc.). E essa informação poderá ser repassada para os professores de Geografia e de História para que os mesmos possam pensar em questões como: xenofobia, herança da Guerra Franco-Prussiana e da Primeira Guerra Mundial, perseguição à cultura do outro, fortalecimento e alargamento de fronteiras, criação de muros e guetos etc.

Enquanto isso, o professor de Literatura poderá recuperar obras perdidas, de acervos particulares de judeus e judias ou de qualquer vítima do Holocausto. Essa recuperação levará o aluno a conhecer um novo mundo: o mundo do Leste Europeu e do Oriente, por exemplo.

Legal, não é? As possibilidades são infinitas. Então, antes que a gente se perca neste universo, que tal irmos direto aos títulos selecionados?

Filmes sobre Hitler: The Bunker – Em guerra contra o medo (1981)

Um filme coberto de suspense consistente, sem heróis ou bandidos. Frio e calculista sem uso de mortes horrendas para impressionar o público, sem sustos falsos, sem espíritos perambulando. Todo o clima do filme fica a mercê da dedução do próprio expectador.

Sinopse do filme sobre Hitler: The Bunker – Em guerra contra o medo (1981)

É 1944. Plena 2ª Guerra. Sete soldados alemães esgotados pelo calor da batalha se refugiam do avanço das forças aliadas em um bunker subterrâneo. Conforme a noite cai, uma série de eventos aterrorizantes se inicia, num jogo de gato e rato nos túneis do bunker. Eles estão sendo perseguidos pelos soldados inimigos ou são os demônios do passado que vieram para acertar contas…?

Atividade do filme sobre Hitler: The Bunker – Em guerra contra o medo (1981)

O Filme gera vários pensamentos com base nisso após os alunos assistirem proponha um comentário sobre o filme e peça a opinião de todos. Logo após faça uma discussão com entre alunos sobre o filme, para que fique bem claro.

Filmes sobre Hitler: A Queda: as últimas horas de Hitler (2004)

É um filme alemão de 2004, que mostra os últimos dez dias da vida de Adolf Hitler no Führerbunker em 1945. O filme foi escrito por Bernd Eichinger, baseado nos livros escritos pelo historiador Joachim Fest, pela secretária pessoal de Hitler, Traudl Junge, por Gerhardt Boldt, Ernst Günther Schenck e Siegfried Knappe.

Sinopse de filmes sobre Hitler: A Queda: as últimas horas de Hitler (2004)

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

Atividade do filme sobre Hitler: A Queda: as últimas horas de Hitler (2004)

É sempre bom mostrar atividades divertidas aos alunos, sobre este filme vamos pedir que os alunos desenvolvam um texto expressando suas ideias de forma compreensiva, de uma luda com relação ao filme exibido. – que texto, que gênero, qual contexto, com que propósito. depois de escrever o texto.

Filmes sobre Hitler: Hitler: uma carreira (1977)

Trata-se menos de um filme sobre a II Guerra Mundial e o extermínio dos judeus do que de uma obra sobre a imagem pública de Hitler e a evolução desta imagem. Realizado com a colaboração do historiador Joachim Fest, biógrafo de Hitler e autor de diversos estudos sobre o nacional-socialismo e a resistência alemã, o filme tem narração em voz off, além de trechos de discursos e da narrativa de noticiários cinematográficos, mas não inclui nenhuma entrevista contemporânea, recusando por conseguinte uma estrutura televisiva.

Sinopse do filme sobre Hitler: Hitler: uma carreira

Este documentário mostra como o talento de Adolf Hitler para manipular e vender sua imagem o levou de suas origens humildes ao domínio do seu país e além.

Atividade filme sobre Hitler: Hitler: uma carreira

Após ter assistido o filme em sala de aula, tenha um breve comentário com os alunos sobre o filme: Peça que cada aluno pesquise e escreva no caderno: como Hitler conseguia manipular pessoas tão facilmente, e após a pesquisa faça uma pequena discussão.

Filmes sobre Hitler: Bastardos Inglórios (2009)

O filme conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista, um planejado por uma jovem francesa judia proprietária de cinema (Laurent), e o outro por um grupo de soldados judeus aliados liderados pelo tenente Aldo Raine (Pitt).

Sinopse do filme sobre Hitler: Bastardos Inglórios

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

Atividade filme sobre Hitler: Bastardos Inglórios

A Explicação sobre o que é sinopse ao alunos, faz com que os alunos tomem conhecimento que sinopse é é sempre uma versão abreviada do argumento central, logo após o comentário cada aluno vai fazer uma sinopse com base no filme, mostrando o que entenderam.

Filmes sobre Hitler: Operação Valquíria (2008)

Bastante dramático, tenso, o que faz todo sentido, uma vez que o filme acompanha um momento notoriamente trágico da história mundial. Além disso, existe a importância do longa retomar uma figura pouco lembrada. No entanto, o próprio fato de Stauffenberg não ser o único articulador do atentado contra a vida do líder alemão, ou mesmo este ter sido um entre 15 que não deram certo, acaba pesando.

Sinopse do filme sobre Hitler: Operação Valquíria

2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.

Atividades filmes sobre Hitler: Operação Valquíria

Após terem assistido o filme na sala de aula junto aos alunos comente com eles, e logo após peça que os alunos identifique: o local, o ano, a época do ano, depois corrija junto aos alunos, esclarecendo as datas.

Filmes sobre Hitler: Conspiração (2001)

Um grande documento sobre o projeto de execução dos prisioneiros em campos de concentração. Tem grande valor histórico porque foi feito a partir da ata da reunião que decidiu sobre o extermínio de judeus. Uma das cópias da ata da reunião por descuido não foi destruída, descoberta recentemente, serviu de roteiro para o filme.

Sinopse do filme sobre Hitler: Conspiração (2001)

Em setembro de 1939 Adolf Hitler invadiu a Polônia, dando início à 2ª Guerra Mundial. No inverno de 1942 as tropas dele estavam famintas e congelando nas nevascas da Rússia, onde seu melhor general morreu de enfarto, e os Estados Unidos tinham entrado na guerra. Pela 1ª vez o sonho de Hitler sobre o império alemão durar mil anos ficou incerto. Enquanto Hitler contratava e demitia generais e o inverno ficava mais frio, 15 homens de confiança do III Reich, liderados pelo general da SS Reinhard Heydrich (Kenneth Branagh), se encontraram para uma reunião secreta em Wannsee, subúrbio de Berlim. Em duas horas eles mudaram o mundo para sempre, pois ali foi decidido a “Solução Final”, que tinha por objetivo eliminar todos os judeus da Europa.

Atividades filmes sobre Hitler: Conspiração (2001)

Sabemos que um filme aumenta bastante o conhecimento dos alunos, assim professor pode elaborar questões de história que retratem o filme, despertando a curiosidade dos alunos, a[com uma atividade oral.

Filmes sobre Hitler: O trem de Hitler – A besta de aço (1981)

Desde o inicio o tem foi uma ferramenta de propaganda, em todos os continentes presidentes, monarcas e ditadores quiseram ter seus próprios trens para cruzar o país, para promover as ideias, na Alemanha Hitler decidiu providenciar um trem excepcional para condizer seu poder, dentro do trem carregados de homens prontos para a guerra.

Sinopse do filme: O trem de Hitler

Conheça a história do trem blindado de Hitler, um centro de operações móvel de 15 vagões com comunicações de última geração e canhões antiaéreos.

Atividade sobre o filme de Hitler: O trem de Hitler

Com base no filme podemos perceber que á muito o que se questionar em cima disso os alunos vão desenvolver um texto expressando suas ideias criando argumentos, para que passa ser discutido em sala de aula.

Filmes de Hitler: El Escape de Hitler (2011)

Fuga de Hitler examina questões levantadas por pesquisas recentes sobre a morte de Adolf Hitler. Ele examina a possibilidade de que o líder nazista escapou da Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial e viajou de submarino para a Argentina, onde ele finalmente se estabeleceu em uma pequena fazenda.

Sinopse do filme: El escape de Hitler

“El escape de Hitler” reacende questões sobre a morte de Adolf Hitler, após testes de DNA e exames de balística, analisando a hipótese de sua fuga secreta à Patagônia.

Atividade sobre filme de Hitler: El escape de Hitler

Com base no filme podemos ver que os alunos vão observar bastante críticas, sendo assim podemos propor em sala de aula com questões oral para acabar com as dúvidas.

Filmes sobre Hitler: Ele está de volta (2015)

No filme Ele Está de Volta, baseado no best-seller homônimo de Timur Vermes, Hitler reaparece magicamente em um conjunto habitacional em Berlim, ao lado do local onde estava o bunker onde ele teria se matado no final da Segunda Guerra Mundial. Depois de um encontro casual com um produtor de TV, os executivos da emissora começam a elaborar um plano para torna-lo uma celebridade midiática.

Sinopse do filme sobre Hitler: Ele está de volta (2015)

Adolf Hitler desperta no mesmo local em que ficava o seu bunker há 70 anos, mas vira um fenômeno da mídia ao ser confundido com um comediante.

Atividade sobre filme de Hitler: Ele está de volta (2015)

No filme ele está de volta faz a mostra Hitler de uma maneira bem diferente do que as pessoas costumam pesar, em cima desse pensamento, podemos elaborar questões de português sobre o filme como: qual o tema principal: Hitler, qual o gênero textual: comédia, entre outras. Ajudando bastante os nossos alunos.

Filme sobre Hitler: Minha quase verdadeira história (2007)

É um filme onde fatos históricos são trabalhados sob um ponto de vista da arte, conseguindo criticar sem ser óbvio, O modo em que Adolf Hitler é humilhado e exposto ao ridículo por um judeu, torna o filme – de tema tão polêmico – leve e engraçado.

Sinopse do filme sobre Hitler: Minha quase verdadeira história

Comédia que retrata Hitler já derrotado e em depressão nos últimos dias da guerra. Goebbels tenta ajudar Hitler, mas vê que ele está pior do que imaginava e começa, então, a traçar um plano para matar o Führer e assumir o poder.

Atividade sobre filme de Hitler: Minha quase verdadeira história

A história de Hitler é uma história bastante conturbada, com um passado bem extenso, sendo assim podemos, trabalhar na disciplina de historia, que os alunos faça um texto sobre a vida de Hitler: por onde ele passou, quantos anos viveu, entre outros. Assim podendo descobrir mais sobre ele.

FIM

Bom aqui estão dez filmes sobre Hitler com atividade, espero que tenham gostado, compartilhe em redes sociais.

O post 10 Filmes sobre Hitler apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

10 Filmes sobre Hitler

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×