Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mitologia grega – Lendas e Mitos gregos

Olá amigos leitores, estamos aqui no demonstre com mais um super post para professores, hoje vamos falar sobre Mitologia, mais especificamente Mitologia Grega.

mitologia online – Mitologia grega

Mitologia grega – Mitos e lendas gregas

Oi pessoal, Hoje o demonstre está trazendo mais um post incrível sobre mitologia grega! Sabemos que a Grécia antiga é rodeada de mistérios, lendas, mitos, contos e personagens maravilhosos, entre eles os famosos deuses gregos.

Que tal aprender mais sobre a Grécia antiga, vendo alguns mitos e lendas que separamos pra vocês aqui no demonstre? mas antes de tudo vamos saber o que é mitologia, o que são mitos e lendas e qual a diferença entre eles. Para isso dividimos o post em títulos:

  • O que é mitologia
  • O que é mito/o que são mitos
  • Mitologia grega – lista de mitos gregos
  • Diferença entre mito e lenda
  • Mitologia grega – lista de lendas gregas

Vamos ao post sobre mitologia grega?

O que é mitologia

Mitologia é a história de personagens sobrenaturais, sejam deuses, semideuses, heróis, monstros, ninfas, musas, entre outros que eram cercados de simbologias. Geralmente eram eles que comandavam os poderes da natureza e tinham dons incríveis, isso os faziam ser venerados pelos povos antigos.

Mitologia é o conjunto de fabulas, lendas e mitos, que explicam a origem das divindades mitológicas. O termo mitologia refere-se ao estudo dos mitos, lendas, rituais e narrativas, que os povos antigos acreditavam.

As mitologias mais famosas são: Mitologia grega, Mitologia romana, Mitologia nórdica, Mitologia celta e Mitologia egípcia.

Mitologiagregacaegwjr66.blogspot.com – Mitologia grega

o que é mito/o que são mitos

Mito ou Mitos são narrativas que contam as histórias que tentam explicar a origem do mundo, fatos da realidade e fenômenos da natureza. O objetivo dos mitos era trazer a explicação para aquilo que a ciência ainda não tinha respostas.

Os mitos são representados pelos deuses, heróis, criaturas sobrenaturais, simbologias, fatos reais e pessoas que existiram de fato. Tudo isso era misturado e assim eram criados os mitos.

Segundo Everardo Rocha, se o mito fosse uma narrativa ou uma fala qualquer, estaria diluído completamente. O mito é então, uma narrativa especial, particular, capaz de ser distinguida das demais narrativas
humanas.

Mitologia grega – Lista de mitos gregos

São muitos os mitos gregos, que foram criados pelos antigos gregos, para passar informações sobre a criação do mundo e para preservar a memória histórica dos povos.

Segue uma lista com 10 dos mais famosos mitos gregos.

Mitologia grega – Mitos – A ascensão de Cronos

Vilaintournament.wikia.com – Cronos

No inicio dos tempos só existia o caos,o mundo era formado por uma massa confusa onde todas as coisas se misturavam, isso durou muito tempo. Foi quando Gaia (deusa terra) decidiu se juntar com outros deuses primordiais e acabar de uma vez com essa bagunça.

Junto com Urano (deus céu), Gaia teve vários filhos, dentre eles os titãs e os ciclopes. Por terem gerados filhos muitos poderosos, Urano com medo de ser derrotado por eles, decidiu bani-los pro tártaro, que no caso era o ventre de gaia, ela era obrigada a guardar dentro de si seres divinos de poderes incríveis.

Isso a causava muita dor, então, já cansada e depois de muito tempo, ela decidiu tramar uma forma de derrota-lo.Ela liberta seu filho mais novo, o titã Cronos e lhe faz um pedido, esse pedido é que ronos mate seu pai assim ele ficara com o trono, ele aceita a proposta da mãe.

Para realizar sua tarefa, Gaia forja e entrega uma foice de diamante a cronos e com ela, ele consegue derrotar o seu pai. Cronos volta triunfante a sua mãe, ela o recebe radiante e muito orgulhosa pelo feito de Cronos.

Como foi prometido, Cronos se torna o rei de todo o universo, e seu primeiro ato foi a libertação de todos os seus irmãos titãs que tiveram um banquete em sua homenagem. mas nem tudo são flores para cronos, assim que cai a noite, ele é surpreendido pelo espectro de sue pai que lhe diz que do mesmo modo que Cronos manchou sua mão com o sangue do pai, seus descendentes irão fazer o mesmo.

Mitologia grega – Mitos – O nascimento de Zeus

Fatos notaveis – Zeus

Apos ter derrubado o deus urano do trono celestial, Cronos toma o poder, seu reinado foi marcado como um período de grande prosperidade dando o período de ouro do homem, entre tanto, cronos havia se tornado um governante tão tirano quanto seu pai.

Apos se casar com sua irmã, a deusa Reia, tiveram vários filhos, mas, cronos temia a profecia de seu pai que disse que como aconteceu com ele, os seus filhos iriam fazer o mesmo, então ele passou a comer seus filhos assim que nasciam para que eles não se tornassem fortes e fizessem o mesmo que ele fez com o pai.

A deusa Reia ficava desconsolada com o que via, então, como Gaia, não aguentando mais, resolveu se rebelar contra o marido, escondendo seu último filho, Zeus, dando a cronos no lugar dele uma pedra coberta com os mantos.

Zeus cresceu e decidiu derrotar seu pai, mais antes disso, disfarçado de lacaio, Zeus lhe deu uma poção para que ele vomitasse os seus irmãos, e com o apoio de seus irmãos ele consegue derrotar seu pai após 10 anos e assim viraram os deuses do olimpo.

Mitologia grega – Mitos – O nascimento da deusa Atena

Kabyles.com – Atena

Após consolidar seu poder Zeus se apaixona pela titânide Métis, deusa da prudencia e da astucia, ela não gostava do deus e fugia dele de todas as formas, tinha o poder de se transforma em animais, assim ele conseguia se despistar do deus supremo, mas não foi o suficiente, Zeus conseguiu agarrá-la e a tornou sua esposa.

Rapidamente ela engravida, Porem Gaia, a avó de Zeus, profetiza que ela terá dois filhos a primeira será uma menina que igualara o pai em força e sabedoria, o segundo sera um menino que se tornara mais forte que o pai e lhe tomara o poder, Zeus com medo de ter o mesmo destino de seu pai, decide mudar o seu destino.

Zeus pede para fazer um tipo de brincadeira com sua esposa, a qual eles teriam que mostrar seu poderes de metamorfose, Métis se transforma em uma mosca (ou em uma gota d’água) e Zeus a engole.

Apos um tempo, Zeus passa a ter fortes dores de cabeça, ela começa a crescer de forma assustadora, Vendo o que acontecia pedi-o para que Hefesto abrisse uma fenda em sua cabeça para verem o que ocasionava tanta dor, assim que a fenda foi aberta saltou a deusa Atena, já formada e com armadura.

Mitologia grega – Mitos – Tifão

The Celtic Druid – Tifão

Com o fim da gerra entre deuses e titãs, Zeus vitorioso, ordenou que os temidos titãs fossem aprisionados no fundo do tártaro, isso irritou muito a deusa gaia, mãe dos titãs que furioso resolveu preparar uma vingança para Zeus, a deusa cria um terrível monstro que sua principal finalidade era destruir Zeus.

O monstro segue em direção ao olimpo causando destruição por onde passa, os deuses com medo do que estava a caminho, fugiram de seus aposentos, e se transformaram em animais para que o Tifão não os reconhecessem.

Zeus foi o único que se atreveu a ficar no olimpo para enfrentar o monstro, Zeus usa como arma os seus raios e a foice de Cronos, porem durante a batalha Zeus e desarmado por tifão, que usa sua foice para arrancar os tendões do Deus.

O deus é derrotado e é aprisionado, seus tendões são guardados por equidna que é a mulher de Tifão e mãe de vários monstros terríveis da mitologia grega. Com a ajuda de Pã, Hermes conseguiu tomar os tendões e devolve-los a Zeus.

Ele determinado a ganhar a batalha pede ajuda as moiras (deusas do destino) que oferecem a Tifão uma maça envenenada, depois disso Tifão fica fraco e com o seu maior raio Zeus o atinge assim derrotando o monstro e conquistando novamente o olimpo.

Mitologia grega – Mitos – A origem de Afrodite

Rakel possi – Afrodite

Por ordem de Gaia, Cronos teria castrado o seu pai, o deus celestial do céu Urano, e jogado seus testículos ensanguentados no oceano, o céu neste dia estava vermelho pelo sangue que foi derramado por urano, e o oceano se encontrava em grande turbulência após o impacto do órgão de Urano.

Da mistura entre o sangue e o sémem de urano e a espuma do mar, algo começa a se formar. Nas margens da ilha de chile as ninfas observavam aquele espetáculo incrível, os habitantes da ilha estavam apreensivos e temiam que uma criatura gigante surgisse da turbulência.

Junto com o nascer do dia, o mar se acalma, eles só viram uma densa espuma sob o mar e depois de uma leve brisa soprou um doce perfume, as águas do mar ficaram calmas, e de repente começa e se levar a mais perfeita forma feminina que um dia já existiu.

Com tanta beleza ela só poderia ser uma deusa, e ficou conhecida como a deusa do amor.

Mitologia grega – Mitos – O voo de Ícaro e Dédalo

Podcast prigshine – Ícaro e Dédalo

Dédalo era um grande arquiteto e inventor, conhecido em toda Grécia, mas, isso não impediu de que ele fosse aprisionado junto com seu filho Ícaro na ilha que não poderiam fugir, eles foram acusado de conspirarem contra o rei e ajudar o herói Teseu a derrotar o minotauro.

Dédalo foi o responsável por criar o labirinto, e por isso sabia que a fuga de lá seria impossível, após dias pressos o arquiteto teve uma ideia inesperada, ele pediu para que seu filho pegasse pedaços de madeira enquanto ele desenhava o seu projeto.

Ele constrói arrumações de madeira que lembravam a asas de uma ave. Depois de conseguir encontrar várias penas de aves marinhas que sobrevoavam o labirinto eles conseguem finalizar sua invenção colando-as com cera de mel de abelha.

Dédalo veste suas asas e junto com seu filho Ícaro consegue sair da ilha, mas com muito cuidado para não danificar as asas.

Ícaro impressionado com a vista do céu, voou muito auto próximo ao sol, o que fez com que o mel de abelha que estava grudando as asas derretessem, e assim Ícaro perdeu o controle de suas asas e caiu fortemente ao mar, Dédalo voa em busca de seu filho, mas só encontra as penas jogadas ao mar.

Mitologia grega – Mitos – O Toque de Midas

MItologia Grega Br – Midas

Dionísio procurava seu fiel companheiro de bebedeiras, o deus da profecia sileno, o velho sábio Sileno foi encontrado e levado ao reino de Midas que o conheceu imediatamente, e o recebeu com um banquete e muita bebida.

O deus Dionísio fica muito satisfeito por ver seu companheiro feliz e oferece um pedido ao rei Midas, ele mediatamente pede para que tudo que tocasse vire ouro, Dionísio realiza o desejo do rei e ele rapidamente pega uma pedra que esta em seu alcance ela instantaneamente se transforma em ouro, eufórico, Midas passa a tocar em varias coisas, as quais viraram ouro.

Em certo momento Midas passa a ter fome e decide pegar uma maça a qual também se transforma em ouro, esperto, Midas pega um garfo e com ele pega uma lasca de pão, quando ele toca em sua boca o pão também virou ouro, ele tenta beber um pouco de vinho, mas este se torna ouro liquido.

O rei percebe que dai em diante iria passar fome, e o que se trataria de uma dadiva se tornou em uma maldição, cairão lagrimas sobre sua messa de jantar, a filha do rei chega ao palácio e ao ver seu pai chorando pega em sua mão e também vira ouro.

Midas decide ir atrás de Dionísio para pedir que tirasse o dom, Dionísio aceita e pede para que ele se banhe nas águas de um rio e que peça para retirar o seu poder.

As águas do rio passam a ter um pó dourado sobre ela e as escamas dos peixes passam a brilhar como ouro, o rei consegue se livrar do toque de ouro e tudo que toca passa a ser como era antes, inclusive sua filha.

Mitologia grega – Mitos – A flauta de Pã

Mitologia Grega Br – Pã

Pã era o deus dos bosques e florestas que sempre sofreu por conta de sua aparência, era considerado uma aberração por ser uma mistura de bode e homem, isso fez com que saua mãe o abandonasse quando ainda era pequeno.

O deus Hermes o recolheu e criou entre os deuses do olimpo, os demais deuses o rejeitavam por ser estranho.Quando já crescido decidiu se mudar para os bosques.

Durante a batalha entre Zeus e Tifão, Pã ajudou Hermes a recuperar os tendões de Zeus que forma retirados na batalha, como forma de gratidão Zeus o nomeou como o deus dos bosques e florestas.

Pã era muito temido entre aqueles que entravam em suas florestas, ao ouvir o seu urro eles corriam de medo.As ninfas dos bosques também o evitavam divido a sua aparência, Pã não era muito sociável e não acreditava no amor e já pensava que nunca iria amar.

Eros o deus do amor resolveu brincar com os sentimentos do deus dos bosques e atirou-lhe uma flecha que o fez se apaixonar perdidamente pela ninfa Seringe, a qual o despreza, ele não deixava de correr atrás dela.

Já não aguentando mais isso, ela pediu aos deuses para se transformar em varas de bambu, assim Pã não iria mais correr atrás dela.

Triste por ter perdido seu amor, Pã suspira e o ar que saiu passou por dentro das varas, criando um som interessante, ele percebeu que em tamanhos diferentes de varas de bambu, saem sons diferentes, dai surgiu a flauta de Pã, a qual ele nomeou de Seringe em homenagem a sua amada.

devido ao belo som do instrumento as ninfas não fugiam mais de Pã.

Mitologia grega – Mitos – Apolo e Dafne (o mito do amor não correspondido)

Marmabe – DeviantArt – Apolo e Dafne

Apolo tinha acabado de exterminar a serpente píton. Orgulhoso o deus desfilava, com seu arco e flecha, o deus se depara com Eros, o deus do amor praticando sua pontaria, enciumado em ver o deus menino fazendo o uso do arco de forma majestosa.

Apolo decide mexer com Eros, é pergunta o porque ele está manuseando uma arma que todos conheciam ser apenas do Apolo.

Eros sem se importar com as provocações, virou as costas para Apolo e foi embora.Apolo continuava provocando Eros e ele já irritado se virou e atingiu uma de suas flechas no coração de Apolo que caiu de joelhos.

Eros nunca havia derrotado um grande monstro mais acabou de por de joelhos um dos deuses mais poderosos.

A flecha não chegou a ferir fisicamente ao deus apolo, mas o fez ficar sobre a influencia do amor, ele encontrou uma ninfa, cujo nome era Dafne.

Apolo se apaixona imediatamente pela ninfa, mais Eros ainda não tinha terminado a lição que daria ao deus Apolo e atirou uma de suas flechas no coração de Dafne, fazendo com que ela passe a ter repulsa por Apolo.

O deus tenta se aproximar da ninfa que se afasta imediatamente, o deus não parou de correr atrás da ninfa, até que ela se cansou e foi até a beira de um rio, e pediu para que seu pai a ajudasse, quando Apolo estava se aproximando da ninfa Dafne o seu pai a transformou em um loureiro.

Já resignado Apolo Diz “me foi negado a chance de ter um amor, mas agora você será minha arvore sagrada e de suas folhas farei uma coroa de louro, a qual usarei e permitirei o seu uso aqueles que estiverem em seu momento de triunfo.

Deste momento em diante a coroa de folhas de louros, se tornou um simbolo de gloria.

Diferença entre mito e lenda

O mito e a lenda são narrações que contam ou explicam determinados episódios históricos e/ou religiosos de certas comunidades ou povos. Entretanto há uma diferença entre os mitos e as lendas.

Os mitos Possuem caráter explicativo ou simbólico e buscam explicar a origem do mundo por meio de histórias e personagens fictícios como deuses, semideuses, titãs entre outros, que explicam a realidade por meio de histórias sagradas, que não possuem fundamentos verdadeiros.

As lendas são relatos que são transmitidos oralmente, que tem o objetivo de explicar acontecimentos sobrenaturais. na maioria das vezes, pelo fato de ser transmitida de pessoa para pessoa, ela sofre mudanças que ocorrem de acordo a cada pessoa acha que fica mais interessante.

Mitologia grega – Lista de lendas gregas

Agora segue uma lista com 10 ótimas lendas gregas, algumas que são arrepiantes e outras que trazem no fundo um bom aprendizado de conhecimento e valor ao próximo.

Mitologia grega – Lendas – Cavalo de troia

Blog informando e detonando – Cavalo de troia

Em uma guerra entre os gregos e os troianos que durou 10 anos, os gregos haviam cercado a cidade, não cessando os combates entre os dois povos , porém Tróia, era protegida pelas suas muralhas, resistiam a tudo.

Só foi possível entrar em Tróia por uma ideia do rei de de Ítaca Ulisses. que teve a ideia de criar um cavalo de madeira cujo seu interior era oco.

Os gregos fingiram retirar-se, deixando na praia o enorme cavalo de madeira, os troianos pensaram que se tratava de uma oferta à sua deusa, mais dentro do cavalo aviam os melhores guerreiros da Grécia.

Na noite enquanto os troianos, desprevenidos, depois da longa guerra e das comemorações pela “vitória”. Os 100 guerreiros saíram de dentro do cavalo e abrira, os portões da Muralha aos seus soldados que aguardavam pelo tão desejado momento.

Essa foi a noite em que Tróia foi derrotada.

Mitologia grega – Lendas – Medusa

Oscar brisolara – Medusa

Era filha de duas divindades marítimas, Forcís e Ceto, a mais bela das três górgonas, era a única mortal entre elas e também a única que os humanos podiam ver.

Poseidon o deus do mar, havia se apaixonado por sua beleza o que deixou Atena muito irritada. ela transformou a medusa em um monstro com cabelos de cobra e com olhos que fariam todos que olhassem para ela virarem pedra.

Alguns dizem que o motivo da deusa Atena ter feito isso tenha sido pelo motivo que a própria Medusa tenha dito que era muito mais bela que Atena, por esse motivo ela a transformou em um monstro.

Mitologia grega – Lendas – Cila

Cila era um monstro que vivia no lago da calábria, era inicialmente uma ninfa que foi transformada em um monstro por causa de um amor. Glauco era um humano que foi transformado pelas divindades aquáticas em um monstro.

Glauco encantado pela beleza da ninfa se apaixonou, mais ela não o queria por ele ser um monstro, por esse motivo ele pediu para que Cici uma feiticeira, ajudasse ele a conquistar sua amada.

Cici acabou se apaixonando por Glauco e transformou a ninfa em um monstro, desesperada a ninfa corre aos braços de glauco, mas ele já não estava mais apaixonado por ela por conta de sua aparência monstruosa.

Hoje em dia a Cila aparece para os viajantes do mar, os quais se encantam pela sua beleza e em seguida ela os ataca.

Mitologia grega – Lendas – Harpia

Demonstre – Harpia

Nos céus da antiga Grécia voavam seres amedrontadores que possuíam rosto de mulher e corpo de águia, na maioria das vezes, também eram representadas com um corpo ou busto de uma mulher, mas sempre com as asas e garras assustadoramente fortes e afiadas que eram capaz de cortar um homem ao meio.

Esses seres voavam velozmente e possuíam olhos bem mais apurados do que os das águias. Zeus as usou para punir o rei Phineas, que depois de ser segado foi confinado em uma ilha com várias Harpias, por esse motivo elas eram tidas como “os cães de caça de Zeus”.

Mitologia grega – Lendas – Minotauro

Mitologia Grega Br – Minotauro

O minotauro era uma criatura com a cabeça de um touro e o corpo de um homem, na mitologia grega ele foi filho de um touro concebido pela esposa de Minos, Pasífae, que foi enfeitiçada por Poseidon depois que o rei Minos tentou enganar o deus.

Essa criatura habitava a ilha de creta que era governada pelo seu pai o rei Minos, dentro de um labirinto. O minotauro costumava se alimentar de gente. O rei de Creta, ordenava que todo ano 7 moças e 7 rapazes fossem oferecidos à criatura.

Mitologia grega – Lendas – Leão de nemeia

Passe tempo – leão de nemeia

O Gigante leão de nemeia vivia em torno da região de nemeia, semeando o terror entre os seus cidadãos. Possuía uma pele invulnerável a armas humanas e garras super afiadas que poderiam furar qualquer armadura e cortar homens e deuses ao meio.

Foi derrotado por Hércules em um dos seus 12 trabalhos  através de estrangulamento.

Mitologia grega – Lendas – Equidna

Charliewen.typepad.com – Equidna

Equidna tinha um corpo metade humano metade serpente, Seu tronco e cabeça era de uma mulher e da cintura pra baixo a calda de uma enorme serpente.

Equidna era gigante como os Titãs, em sua junção com o temido Tifão tiveram vários filhos monstros. Era conhecida como a mãe de todos os monstros, ela foi mãe do terrível Cerberus, Ortros, Hidra, Quimera, Ládon entre outros monstros terríveis  da mitologia grega.

Ela vivia nas profundezas da terra, distantes dos homens e deuses. Com o seu filho Ortros, ela concebeu o poderoso Leão de nemeia.

Mitologia grega – Lendas – Grifos

Cafe com jesper – Grifos

Os grifos são criaturas lendárias, que aparecem em várias mitologias, porem é mais conhecida (até hoje) por ser uma criatura da mitologia grega. Os grifos são seres alados, com corpo de leão, cabeça de águia, seu corpo é coberto por penas e têm patas enormes.

Essa criaturas eram usadas pelos deuses como guardiões, por serem fortes e velozes, Assim como as harpias eles eram conhecidos como “os cães de guarda” do deus supremo Zeus.

Era também usado pelo deus do vinho Dionísio, que os tratavam como guardas de sua preciosa cratera de vinho. Eles sempre eram vistos cercando algo precioso como os tesouros do deus Apolo.

Mitologia grega – Lendas – Quimera

mitologia Grega Br – Quimera

Quimera era um monstro da mitologia grega que era feito de partes diferentes de animais, Ao longo do tempo as descrições dessa criatura foram mudando, cada vez  se tornando mais assustadora, tipico de uma lenda.

De acordo com alguns tinha corpo e cabeça de leão ou uma cabeça de cabra na parte traseira e uma serpente na cauda, de acordo com outros ele tinha uma cabeça de leão corpo de cabra e calda de dragão ou de uma serpente, mas ambos eram enormes.

Eles tinham asas assustadoras e podiam cuspir fogo, enquanto a cabeça de cobra que estava na calda tinha uma picada com veneno mortal.

Mitologia grega – Lendas – Cerberus

DemonVampire – Cerberus

Cerberus era um cão demoníaco, gigante de 3 cabeças com calda de serpente, Garras de leão, uma juba de cobras venenosas e dentes super afiados como a foice que cronos usou para matar seu pai, Urano.

Cerberus era o vigilando do sub-mundo de Hades, e tinha a tarefa de impedir a saída dos mortos e a entrada de quem não devia.

Referências dos mitos gregos

Fatos desconhecidos:

Blog: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/?s=mitologia

Canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbAiIkPobUFy71zlmwVw3jw

Foca na história:

Canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCI5WkIKM1kPDKUR9g2ImnKQ

Estudo pratico:

Blog: https://www.estudopratico.com.br/?s=mitologia

Mitologia online:

Blog: http://www.mitologiaonline.com

Obrigado por acompanha o post até aqui!

Muito bom aprender mais um pouco sobre esse tema que é realmente incrível não é mesmo? A mitologia grega e sempre cheia de surpresas e mitos e lendas fantásticas!

Não deixe de ver também outros post sobre mitologia grega aqui no Demonstre!

Obs: Se por acaso você for o dono desse conteúdo e não estiver de acordo com o nosso post, por favor entre em contato que retirarei imediatamente esse conteúdo do blog.

Nosso objetivo aqui é criar posts interessantes, para compartilhar com professores que são visitantes do blog Demonstre e que seguem nossas redes sociais. Tenham um bom dia! = )

Espero que tenham gostado! não esqueça de deixar o seu comentário sobre e com dicas de posts para trazermos aqui no demonstre. Abraço!

O post Mitologia grega – Lendas e Mitos gregos apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Mitologia grega – Lendas e Mitos gregos

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×