Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como se faz um Fichamento

Logo no início de qualquer curso na faculdade, é comum você se deparar com a atividade de elaborar o Fichamento de um texto, e com isso vem a dúvida de como se faz um fichamento.

Como se faz um fichamento

Em alguns casos, você irá precisar fichar até mesmo um livro INTEIRO. Por isso, é necessário estar preparado. De imediato, pode parecer complicado, mas hoje daremos algumas dicas para lhe ajudar nesse momento.

como fazer um fichamento

Um fichamento pode ser definido como um método de armazenamento e consulta de informações principais. É uma ferramenta muito útil na hora do estudo, pois muitas vezes nos deparamos com a leitura de textos extensos que demandam um tempo muito grande. Nesse caso, o fichamento diminui o tempo empenhado na leitura por concentrar apenas as ideias principais que o autor pretendia passar.

Tipos de fichamento

Vamos conhecer primeiro os três tipos de fichamento que possivelmente você irá ter contato na faculdade.

Como se faz um Fichamento:  Fichamento por citação

É o mais simples de todos, pois consiste no destaque das passagens mais importantes de um texto/livro. Você deve transcrever exatamente como está no texto em questão, atentando para as normas da ABNT na hora de fazer isso. É interessante que os trechos não tenham mais do que três linhas, pois um fichamento desse tipo costuma prezar por passagens curtas e que repassem perfeitamente a ideia central do autor.

Como se faz um Fichamento: Fichamento por resumo

Consiste em uma transcrição resumida da ideia principal do texto. É muito semelhante a um resumo, entretanto, deve-se atentar sempre para manter o trabalho estruturado como uma ficha, visto que esse é o intuito. Você deve escrever com as suas próprias palavras, tendo a possibilidade de incluir algumas citações que lhe ajudem na construção do texto.

Como se faz um Fichamento: Fichamento crítico

Um dos modelos mais interessantes, pois possibilita a inclusão do seu olhar pessoal e crítico acerca do que foi lido. Deve-se inserir os comentários abaixo de cada citação, atentando sempre para o uso das normas ABNT. É muito semelhante a uma resenha crítica, diferenciando-se apenas na transcrição de citações.

Como se faz um fichamento: Estrutura

Vejamos abaixo um exemplo de modelo que você pode utilizar para a construção do seu fichamento:

Cabeçalho de um fichamento

Ex.: ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Regras gerais de apresentação. In.: FREITAS NETA, Antonia de.; ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Manual de estruturação de um trabalho acadêmico: de acordo com a norma da ABNT NBR-14724/2006. Natal: UFRN, 2010. p. 15-16.

Deve ser feito com base nas normas de referência bibliográfica estipuladas pela ABNT. Coloca-se como cabeçalho no texto, sem o uso da palavra “Fichamento”. Inclua todas as informações do que texto que será utilizado no trabalho, inclusive as páginas, como indicado no exemplo acima.

Indicação do Assunto em um fichamento

Indica o tema principal do trabalho. Por exemplo, se o texto refere-se a algum assunto voltado à história da antropologia social, deve-se inserir posterior ao cabeçalho “História da Antropologia Social”

Como de faz o Corpo do texto de um fichamento

Caso o fichamento seja de citação, ele será basicamente assim:

“Uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30);

Já um fichamento por resumo e crítico difere-se unicamente pela inserção de um texto escrito com suas próprias palavras, ao invés das citações diretas.

Dica: citações com mais de três linhas devem ser justificadas à direita, de acordo com as normas da ABNT.

Como se faz o Referencial bibliográfico de um fichamento

É obrigatório na maioria dos trabalhos acadêmicos, inclusive para um fichamento. Deverá estar ao final do trabalho com todo o material utilizado no corpo do texto. Nesse caso, se você fizer um fichamento por citação, a referência será a mesma do cabeçalho.

Vídeo explicando como se faz um fichamento

Para elucidar todas essas informações, veja abaixo um vídeo do professor Ivan Guedes explicando o que é e como se faz um fichamento:

FIM

Bom, é isso, acho que agora você já tem a teoria para fazer um bom fichamento. Agora é ler os livros e praticar. Boa sorte!

Não deixe de conferir nosso último post na temática de gêneros acadêmicos e nos curtir no facebook e twitter.

Como se faz uma Resenha

Até mais! o/

As fontes que utilizei para montar esse texto:

UNAMA, link: http://www.unama.br/noticias/fichamento-academico-o-que-e-e-como-fazer

Toda Matéria, link:          https://www.todamateria.com.br/fichamento/

Modelos fáceis, link:  https://www.modelosfaceis.com.br/modelo-de-fichamento-de-citacoes/

O post Como se faz um Fichamento apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Como se faz um Fichamento

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×