Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[História] Correção: RENASCIMENTO - 7º anos



Veja as respostas das questões sobre o “Renascimento”, do capítulo 05 da apostila e do caderno de atividades.

APOSTILA

O Que Já Conquistei (páginas 62 a 64)

1. O monopólio da ideologia cristã na época, porque ela havia se tornado a instituição social mais importante na Idade Média; a partir daí, essa visão de mundo passou a prevalecer em todas as esferas da sociedade.  

2. 

Quando ocorreu?Entre os séculos XIV e XVI

Onde ocorreu?Em diversos centros urbanos europeus, especialmente em algumas cidades italianas.

Qual a fonte inspiradora? A cultura greco-romana.

Quais fatores favoreceram sua difusão? O crescimento do comércio; o enriquecimento de alguns indivíduos que se tornaram mecenas; a maior circulação de pessoas, ideias e conhecimentos; diversas invenções.

Quais suas principais características? Antropocentrismo, individualismo e racionalismo.

Quais seus representantes? Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Cervantes, entre outros.

3. Porque houve um rompimento com as ideias teocêntricas e a difusão do racionalismo, baseado nos estudos da natureza, do corpo humano, etc. Isso possibilitou a explicação dos fenômenos naturais sem recorrer a determinações divinas. A expansão das universidades, a publicação e circulação de livros e o crescimento da vida urbana favoreceram o desenvolvimento da ciência.

4. Resposta pessoal

5. Porque também foi uma época em que os Seres Humanos eram valorizados pela sua racionalidade e criatividade em busca do conhecimento.

6. Porque a consideravam um período de obscurantismo cultural e ignorância. Segundo eles, durante a Idade Média, em virtude da ideologia cristã dominante, os valores divinos e extraterrenos sobrepujavam o uso da razão, fazendo com que os seres humanos deixassem de desenvolver suas potencialidades racionais para viver em função das promessas de vida eterna no paraíso celeste.

7. Graças ao comércio, à prosperidade das cidades e à proximidade com o império Bizantino, os italianos tiveram contato com outras cultura e técnicas. Por meio dos mercadores italianos, muitas inovações chegaram à Europa desde a Baixa Idade Média. Foi também na Itália que se refugiaram os intelectuais e sábios que deixaram a Constantinopla por ocasião da conquista islâmica.  

8. 

a) Burgueses, príncipes, monarcas e papas.

b) Ao patrocinarem as artes e a ciência, buscavam projetar-se socialmente. Os burgueses recorriam ao mecenato com o objetivo de serem reconhecidos homens de bom gosto e nobre distinção. Ansiavam ter e manter a vida ao estilo da nobreza.

9.Resposta pessoal.




OBS: A editora ainda não enviou o Caderno de Atividades do Professor. Assim que eu receber o material, colocarei a resposta nessa mesma postagens.



This post first appeared on Blog Do Professor Henry, please read the originial post: here

Share the post

[História] Correção: RENASCIMENTO - 7º anos

×

Subscribe to Blog Do Professor Henry

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×