Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[História] Correção: REVOLUÇÃO RUSSA - 9º anos



Veja as respostas das questões sobre a “Revolução Russa”, do capítulo 03 da apostila e do caderno de atividades.

APOSTILA

Atividades (página 42)

Czar: o termo czar significa “imperador” na Rússia. Tem origem na palavra césar, que no Império Romano era o título dos imperadores. Esse título passou a ser utilizado em homenagem a Júlio César, governante que lançou as bases para a instalação do império. Como o Império Romano promoveu uma expansão territorial que atingiu as terras que séculos mais tarde passariam a pertencer à Rússia, o termo césar foi adaptado às línguas elavas.

Bolchevique: termo originário de bolchinstvó, que em russo significa “maioria”. Diz-se dos membros da facção radical , também conhecida como “linha dura”, liderada por Lenin no Partido Operário Social-Democrata Russo.

Menchevique: termo originário de menchinstvó, que em russo significa “minoria”. Diz-se dos membros da facção moderada do Partido Operário Social-Democrata Russo.

Duma: era a Assembleia ou o Conselho russos. Criada em 1905, a Duma, por determinação de Nicolau II, não tinha autoridade para decidir quanto ao orçamento do império nem quanto à política externa. O czar também garantiu o direito de dissolver a Duma, caso achasse conveniente.

Soviete: conselho formado por soldados, trabalhadores urbanos e camponeses. Apesar de surgirem em 1905, foram dissolvidos por Nicolau II em dezembro do mesmo ano. Os sovietes tiveram participação fundamental nos eventos históricos de 1917.

Rubro: moeda russa.


O Que Já Conquistei (páginas 47 a 49)

1. A Rússia adotava uma monarquia absoluta de direito divino: autocracia. A família Romanov governava o país Há duzentos anos. A economia era baseada na agricultura e voltada para o consumo interno, e a indústria era incipiente. A sociedade era bastante estratificada e a nobreza era detentora das melhores terras. Já a burguesia era uma classe ainda pouco numerosa, voltada para o comércio e a pequena produção industrial. Os camponeses viviam na pobreza e morriam durante a fome de inverno. O sistema de servidão era ainda observado na Rússia no início do século XX.

2. O aluno poderá contemplar em sua resposta a grave crise econômica, o governo absoluto e corrupto de Nicolau II, as desigualdades sociais e o sistema de servidão e a participação da Rússia na Grande Guerra.

3. No dia 22 de janeiro de 1905 (9 de janeiro de acordo com o calendário juliano), ocorreu uma manifestação popular que reivindicava ao czar melhores condições de vida. O governo, contudo, reprimiu violentamente os manifestantes, fato que ficou conhecido como Domingo Sangrento. A população oprimida passou a ver o czar como inimigo do povo russo e conivente com as classes exploradoras.

4. 

( d ) Exército financiado pelas grandes potências capitalistas.
( a ) Representantes do czarismo derrubado pela Revolução de Fevereiro.
( b ) Principal líder socialista que encaminhou os bolcheviques e os sovietes para a Revolução de Outubro.
( c ) Exército socialista que defendia a Revolução de Outubro.

5. No contexto histórico da Rússia pré-revolução de 1917, os clamores populares por paz, terra e pão significava que a população estava passando fome (carestia de produtos, em função da guerra e das condições climáticas); que a Grande Guerra estava ceifando vidas e, para a população, não era visível a recompensa prometida com os esforços da guerra, o povo solicitava a distribuição de terras, já que as propriedades mais férteis estavam concentradas nas mãos da aristocracia fundiária.  

6. As derrotas sofridas pelas tropas russas, a grave crise econômica e o fato de o conflito ser causado pelos confrontos imperialistas das grandes potências industrializadas e pela chegada dos Bolcheviques ao poder em outubro de 1917

7. A Revolução de Fevereiro, de caráter liberal-burguês, marcou a queda do czarismo e a consequente substituição desse sistema pelo Governo Provisório. Já a Revolução de Outubro, de caráter operário socialista, destituiu o governo provisório e o regime liberal-burguês.   

8. Grupos contrários à implantação do socialismo pelos bolcheviques e apoiados pelas potências capitalistas adotaram uma atitude contrarrevolucionária para tomar o poder, o que gerou uma guerra civil entre o Exército Branco (capitalista) e o Exército Vermelho (socialista).

9.Foi uma política econômica que permitia à iniciativa privada e às empresas estatais a parceria em determinados empreendimentos, a fim de promover a recuperação econômica da Rússia.

10.Incentivar a criação de industrias de base em detrimento das de bens de consumo; coletivizar a agricultura e acabar com a propriedade privada; transformar a URSS em uma potência mundial.


OBS: A editora ainda não enviou o Caderno de Atividades do Professor. Assim que eu receber o material, colocarei as respostas nessa mesma postagens.



This post first appeared on Blog Do Professor Henry, please read the originial post: here

Share the post

[História] Correção: REVOLUÇÃO RUSSA - 9º anos

×

Subscribe to Blog Do Professor Henry

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×