Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[História] Correção: PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES - 6º anos



Veja as respostas das questões dos capítulos sobre as Primeiras Civilizações da apostila e do caderno de atividades.

APOSTILA

O que já conquistei (páginas 49 a 51)

1. Ele se refere à área que vai do rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando pelos Rios Tigre e Eufrates. Essa área tem a forma de uma lua em sua fase crescente e as margens banhadas por esse rio são muito férteis.

2. Espera-se que os alunos respondam que antigos grupos humanos se estabeleceram nesse local porque era uma região com diversos rios e propícia para o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. As cheias dos rios possibilitaram, no decorrer da história, a fixação humana e a sobrevivência de diversos grupos sociais em uma região caracterizada pela predominância de desertos.  

3. A localização geográfica. A região era passagem obrigatória de muitos povos que comercializavam entre si; além disso, grande parte da população se fixou às margens dos Grandes Rios, fator que favoreceu o intercâmbio de ideias, costumes e tradições.

4. Eles eram politeístas e cultuavam as forças da natureza e Dos Astros. Cada cidade possuía seus deuses.

5. Sim. Algumas pessoas ainda acreditam em adivinhações e previsões por meio de observação dos astros.

6. O código tratava de questões relacionadas à família, à propriedade, ao comércio, à herança, aos direitos da mulher, ao adultério, à escravidão, etc. As leis eram muito severas e eram aplicadas de acordo com a posição social da vítima e do infrator.

7. Sequência das respostas:
(C)
(E)
(A)
(B)
(D)

8. Pela superioridade militar. Apesar de manterem a supremacia na área, os assírios preocuparam-se mais em conquistar e anexar novos territórios do que em governar e administrar os já conquistados; com o tempo, esses territórios voltavam a pertencer ao antigo dono.

9. O estudo dos astros era visto como uma forma de comunicação com os deuses. O estudo da medicina estava ligado à crença de que as doenças eram resultado a ação de espíritos malignos.

10. Resposta pessoal.

11. Como cidades-estados, isto é, cada uma tinha leis, rei e governos próprios.


CADERNO DE ATIVIDADES

Primeiras Civilizações (páginas 58 e 60)

1. O fato de as primeiras civilizações terem surgido ao longo de grandes rios está diretamente associado às vantagens que os rios ofereciam. Era em grande parte dos rios que a população conseguia alimento (peixes, aves aquáticas) e a própria água. O fenômeno natural do transbordamento, na época das cheias, proporcionava a fertilidade das terras, nas quais desenvolvia-se a agricultura.

2.

a) Tigre; Eufrates

b) Hamurabi

c) cidades-estados

3. Sequência de respostas corretas.

(C)
(A)
(D)
(B)

4. Sim, pois havia um excedente na produção agrícola e na pecuária que era destinado ao comércio com as comunidades vizinhas.

5.

a) Porque os sinais tinham forma de cunha.

b) A escrita possibilitou à humanidade armazenar ideias e experiências e transmiti-las às novas gerações, facilitando a comunicação.

6.

a) Trepanação

b) Hamurabi

c) Persa

d) Rei

e) Ideográfica

f) Sumério




This post first appeared on Blog Do Professor Henry, please read the originial post: here

Share the post

[História] Correção: PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES - 6º anos

×

Subscribe to Blog Do Professor Henry

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×