Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[Filosofia] A FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES

Tags: ser perfeito

Encontraremos aqui uma síntese do pensamento de René Descartes


Da necessidade de um método
A razão é igual em todos os homens, a diversidade de nossas opiniões não decorre de uns serem mais capazes de conhecerem a verdade do que outros, mas de conduzirem bem seus raciocínios, ao passo que outros os conduzem mal.

Consideração sobre as ciências
Ao terminar seus estudos, Descartes se vê repleto de dúvidas. Renuncia a procura da verdade nos livros e viaja para observar o mundo, o livro da vida. Mas, verifica uma grande diversidade e contradições nos costumes dos homensPor fim, decide procurar a verdade em si mesmo.

Do método matemático à reflexão filosófica
Apenas os matemáticos encontraram algumas demonstrações, razões certas e evidentes, mas não possuíam um verdadeiro emprego a essas demonstrações, além dos utilizados na mecânica. Então, Descartes, corrigindo a lógica, a análise geométrica e a álgebra, uma pela outra, e reduzindo o número de preceitos, chega a um método composto por quatro regras:
1 – Receber escrupulosamente as informações, examinando sua racionalidade, aceitando apenas o indubitável, aquilo que se apresente de forma clara e distinta, o evidente;
2 – Dividir cada um dos problemas em exame em quantas partes forem necessárias (análise);
3 – Ordenar o que foi dividido partindo do mais simples, acrescendo por degraus de complexidade até o mais composto, supondo ordem entre aqueles que não procedam naturalmente uns dos outros (síntese);
4 – Enumerar e revisar de modo geral as conclusões, garantindo que nada seja omitido.
Descartes aplicou o método à geometria, resolvendo problemas, até o momento, insolúveis, então, certo de sua funcionalidade, o aplica a filosofia, que não possuía princípios que fossem certos.


Regras da moral provisória
Para estabelecer a dúvida a todos os conhecimentos (a aplicação da primeira regra do método) Descartes determina provisoriamente quatro regras a garantir-lhe uma vida tranquila e sua felicidade enquanto duvidava em busca do indubitável:
1 – Obedecer às leis e os costumes de seu país, conservando a religião de sua infância e seguindo as opiniões mais moderadas, dos homens mais sensatos com quem tinha de viver;
2 – Ser firme e resoluto em suas ações, seguindo as opiniões duvidosas determinadamente quando escolhidas;
3 – Vencer primeiramente a si mesmo, modificando os próprios desejos ao invés de buscar modificar a ordem do mundo;
4 – Cultivar a razão e o conhecimento da verdade, segundo o método, a melhor atividade dentre as que os homens se ocupam.

Aplicação do método à filosofia
Quanto aos costumes é preciso seguir opiniões duvidosas, mas quanto à busca da verdade, para Descartes, deve-se rejeitar tudo que supõe dúvida, em busca do indubitável, o claro e distinto – primeira regra do método.

O Cogito
Para duvidar, pensar que tudo é falso, é necessário pensar, sendo imprescindível que quem pense seja algo – Penso Logo Existo (primeiro princípio da filosofia), indubitável, claro e distinto, atendendo o critério pelo qual se reconhece uma verdade, a clareza e a distinção.
Analisando o que existe, o pensamento, Descartes examina o que ele é, um pensamento independente do corpo, que para existir não necessita de lugar, nem de alguma coisa material, uma substância pensante.


Da existência de Deus
A forma de evidenciar o eu (pensamento) é a dúvida; a dúvida é uma imperfeição; portanto reconheço-me imperfeito; para saber-se imperfeito é preciso ter a ideia de perfeição; qual a origem desta ideia de perfeição? Deve haver na causa tanta realidade quanto no efeito; portanto a causa de uma ideia de perfeição não pode ser senão um Ser Perfeito; logo, o Ser Perfeito existe.

Prova das coisas externas
Com a certeza da existência do Ser Perfeito, a existência do mundo exterior não sofre nenhuma dificuldade. O Deus cuja existência foi demonstrada é perfeito, logo verídico, e ele nos enganaria se nossas ideias claras e distintas fossem falsas; Portanto cabe a nós nos precaver sobre as sensações confusas e obscuras ou ilusões. Estamos seguros de não cometermos erro afirmando que a extensão geométrica existe, a única coisa do mundo exterior que percebemos clara e distintamente.

Segunda prova da existência de Deus
Procurando o que se apresenta de forma distinta e clara nas coisas exteriores, pensando na extensão geométrica e nos teoremas que dela demonstramos, todas certezas destas demonstrações dependem de serem concebidas evidentemente – por mais que não se reconheça a existência do triangulo, quando penso nele é necessário que seus três ângulos somados sejam iguais à soma de dois ângulos retos. Por conseguinte é certo que Deus existe como as demonstrações geométricas. Um ser perfeito necessariamente deve existir. Perfeição implica em existência.

Ordem das questões físicas
Descartes desenvolve a cadeia das verdades físicas que ele deduz de sua metafísica. Portanto tudo se explica na natureza pelos princípios da extensão geométrica e das leis do movimento deduzida da perfeição de Deus.

Dos animais
Os animais não têm alma, prova disto é que eles são desprovidos de razão, se eles tivessem razão, por mais pouca que fosse eles falariam, e o mais inteligente dos animais não fala, ao passo que o menos inteligente entre os homens fala. O que difere o ser humano dos animais é a capacidade do homem de responder ao meio criativamente, racionalmente, principalmente por meio da linguagem. Os animais são máquinas orgânicas complexas, como o corpo humano e o mundo (mecanicismo).

Das coisas requeridas às pesquisas da natureza
As experiências são tanto mais necessárias quanto mais estiverem avançados os conhecimentos. Pois, no início, mais vale servir-se apenas das que se apresentam por si mesmas aos nossos sentidos, as que não podemos ignorar desde que nos dediquemos a elas refletidamente, em vez de procurar as mais raras e complicadas. A razão disso é que as mais raras muitas vezes nos enganam, quando não conhecemos ainda as causas das mais comuns, e que as circunstancias das quais dependem são quase sempre tão específicas e tão pequenas que é muito penoso notá-las.

FONTE:
Site Projeto Phronesis


This post first appeared on Blog Do Professor Henry, please read the originial post: here

Share the post

[Filosofia] A FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES

×

Subscribe to Blog Do Professor Henry

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×