Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Solubilidade de gases em líquidos

Solubilidade ou coeficiente de Solubilidade é o nome dado à máxima quantidade de uma substância que conseguimos dissolver em uma quantidade específica de solvente, a uma dada pressão e temperatura, formando uma solução estável.

Vamos entender os efeitos da temperatura e da pressão na solubilidade de gases em líquidos:


Efeito da temperatura

É difícil generalizar o comportamento da dissolução de gases em água como função da temperatura. Podemos dizer, contudo, que geralmente ocorre uma diminuição da solubilidade do gás em água quando a temperatura aumenta.

Em mares e rios, os despejos de água quente feitos por indústrias provocam a chamada poluição térmica, ou seja, um aumento da temperatura da água. Mesmo um aumento relativamente pequeno de temperatura pode provocar grande mortalidade de peixes por causar redução da solubilidade do oxigênio em água.

😜 Diferença entre vapor e gás;
😛 Difusão e efusão dos gases;
😍 3 Experimentos sobre gases.

Efeito da Pressão

É verificado experimentalmente que a pressão parcial de um gás influencia diretamente a sua solubilidade em água. A solubilidade de um gás em um líquido, à temperatura constante, é proporcional à pressão do gás. Essa é a chamada Lei de Henry.

O aumento da pressão do gás provocará um aumento na sua concentração dissolvida, por exemplo, em água. Caso o gás reaja com a água, isso provocará um deslocamento do equilíbrio da reação entre ambos.

😍 O que faz o milho virar pipoca?;
😜 Diferença entre gás ideal e real;
😎 Experiência de Evangelista Torriceli.

Uma observação a ser feita é que, quanto menor a pressão parcial do CO2 sobre o líquido, menor a tendência desse composto de permanecer dissolvido.

😎 Como abrir garrafas de vinho usando a ciência?; 
😓 Mergulho submarino e a embriaguez do nitrogênio;
😞 Seu cafezinho esfriou. Porque ele ficou mais doce?


Um exemplo do efeito da pressão, é o que ocorre aos mergulhadores, se um mergulhador que esteja a razoável profundidade voltar à superfície muito rapidamente, a brusca redução de pressão diminui a solubilidade dos gases e isso faz com que sejam expulsos do sangue. Há formação de bolhas nas veias e artérias, impedido o fluxo de sangue e provocando dores nas juntas e nos músculos, surdez, paralisia e até mesmo a morte.



This post first appeared on QUÍMICA PERIÓDICA, please read the originial post: here

Share the post

Solubilidade de gases em líquidos

×

Subscribe to QuÍmica PeriÓdica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×