Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Governança Corporativa: como funciona?

Administrar uma empresa não é fácil, para conseguir ter uma excelente gestão de uma organização é necessário a elaboração e aplicação de diversos processos para geri-la da melhor maneira possível e é para isso que existe a governança corporativa. 

Sabemos que manter um negócio no mercado de hoje é um trabalho complexo que necessita de cuidados como regras, éticas, principais, tanto na comunicação externa com o público quanto na interna entre os seus colaboradores. 

Deste modo, temos que a elaboração e aplicação de uma governança corporativa é fundamental para gestão de uma empresa, por esse motivo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre ela nesse artigo.

O que é governança corporativa?

A governança corporativa é um conglomerado de ações de uma empresa que são elaboradas e aplicadas para fortalecê-la, aliando os interesses da organização, dos sócios, acionistas, diretores e outros para que seja possível conciliar esses interesses com órgãos de regulamentação em fiscalização.

A melhor definição sobre o tema foi feita pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) que síntese afirma que ela é o meio pelo qual as corporações são administradas, observadas e encorajadas, envolvendo a relação entre a os colaboradores que fazem parte da administração e os proprietários da organização.  

Desta forma, podemos verificar que esse sistema é feito para que a empresa, conforme for crescendo, sempre saiba qual direção ela tem que ir para alcançar os resultados esperados pelos investidores, direitos, acionistas e outras partes interessadas.

Para que serve a governança corporativa?

A governança corporativa tem como foco principal alinhar os objetivos e interesses dos administradores desse negócio com os donos/investidores. 

Além disso, ela assegura que as estratégias da empresa estão sendo seguidas pelos colaboradores, bem como auxiliar na propagação da cultura de prestação de contas dentro da organização.

Sabemos que os empreendimentos têm como alicerce principal seus colaboradores, eis que eles conduzem os seus procedimentos, logo, ela serve para minimizar os impactos de possíveis falhas, sendo útil de diversos modos.

Dificulta conflitos e escândalos 

A governança corporativa dificulta que a empresa se envolva em escândalos relacionados a falha nos processos ou referente a qualquer tipo de corrupção, uma vez que suas normas têm o intuito de aplicar e realizar a manutenção de boas práticas.

Melhora a imagem da empresa e aumenta seu valor de mercado

Com uma governança corporativa bem construída, ela irá aumentar a imagem da empresa, pois serão aplicados princípios éticos, promovendo bons valores no ambiente corporativo.

E por consequência, com uma boa imagem e bons princípios éticos internos, o seu valor de mercado irá aumentar, eis que a visão que terão dela será positiva, refletindo nos valores da marca e no financeiro da empresa.

Além disso, com a melhora de mercado e aumento do valor do mercado, isso fará com que a organização atraia mais investidores, pois terão confiança na empresa.

Compliance 

Por fim, uma das inúmeras utilidades, é a ligação que a governança corporativa tem com o Compliance, que é a adoção de medidas para que a empresa siga da forma correta as legislações, códigos interno e externos aos quais está submetida.

Como funciona a governança corporativa?

O alinhamento de interesses entre os lideres que administram as empresas e seus donos/acionistas/investidores é feita por 3 métodos:

1. Regras

A primeira forma é criar regras para estruturar toda a empresa, delimitando os comportamentos dos administradores, diminuindo condutas indesejáveis e conduzindo as suas decisões. 

2. Auditoria

Realizar auditoria é outro método, pois através dela é possível averiguar se a empresa está seguindo as regras da governança corporativa, bem como auxilia no monitoramento da atitude dos administradores. 

3. Restrições de autonomia 

Por fim, efetuar restrições à autonomia dos administradores, isto é, delimitar as ações que eles podem tomar de acordo com os interesses dos donos/acionistas do empreendimento.

Os 4 princípios da governança corporativa

São 4 princípios básicos que gerem uma governança corporativo:

1. Transparência 

O primeiro princípio consiste em ser transparente ao disponibilizar às partes interessadas os dados e informações da empresa, não apenas aos assuntos sobre finanças, mas também sobre tomada de decisão e andamento dos processos.

2. Equidade

Nesse princípio se refere a forma como as pessoas são tratadas dentro da organização, isto é, determina que todas – independente do cargo – devem ser tratados de forma equânime e justa.

3. Prestação de contas

O terceiro princípio é o prestação de contas, mas também conhecido como accountability, ele determina que a administração deve prestar contas sobre toda a movimentação financeira da empresa de forma periódica.

É fundamental que essa prestação de contas seja compreensiva e clara e devendo a empresa arcar com as consequências das suas omissões e atos. 

4. Responsabilidade corporativa 

Esse princípio consiste em fazer com que a empresa zele pelo sistema e ambiente em que está inserida. 

Essa responsabilidade inclui a forma de tratar os colaboradores, a responsabilidade com o financeiro, social, ambiental e outros capitais de uma organização.

Como começar a investir em governança corporativa?

Algumas dicas para começar a aplicar uma governança corporativa:

1. Estipule os papéis e responsabilidades 

Nossa primeira dica é: estabeleça qual é o papel de cada pessoa dentro da organização e pelo que ela será responsável.

2. Organize um Conselho Administrativo

Elabore um Conselho Administrativo com um grupo de pessoas que irá fiscalizar o relacionamento entre as partes interessadas com a empresa.

3. Adote políticas de gestão de riscos 

Identifique os riscos que o negócio está exposto e comece a implementar práticas e ações para diminuir ou eliminar esses riscos ou futuros problemas.

4. Supervisione 

Por fim, nossa última dica é supervisionar os processos da governança corporativa para analisar se eles estão sendo aplicados como devem, bem como se estão funcionando. 

Esse acompanhamento pode ser feito através de reuniões, auditorias, códigos de conduta e outras ações de controle.

Impactos da governança corporativa nas empresas

Conforme vimos, a governança corporativa está amplamente ligada a criação de normas, restrição e valores éticos que normatizam a condutas dos administradores para que eles sigam os interesses dos donos da empresa.

Todavia, é necessário se atentar aos impactos que uma governança muito forte ou muito fraca pode causar ao negócio. Veja:

Governança muito forte: 

Em uma governança corporativa muito forte, o administrador da empresa não consegue geri-la, uma vez que possui muitas restrições em suas condutas, ficando sem qualquer tipo de autonomia sem que suas decisões tenham que passar e se autorizadas por outras pessoas;

Governança muito fraca:

Em contrapartida, uma governança corporativa muito fraca que não há muitas restrições, a chance do administrador tomar decisões que beneficiem seus próprios interesses e não o da empresa são grandes. 

Essa governança pode, além de dar oportunidades de ele agir com má-fé, oportunizar que ele tome decisões pelas quais não têm o conhecimento ou competência necessária. 

Desta forma, o ideal de uma governança corporativa é encontrar o equilíbrio para que os administradores consiga gerir a empresa, mas que também não tenha a liberdade para tomar decisões que não condizem com os interesses do donos/investidores/acionistas do empreendimento.

Leia mais:

  • Kaizen e Lean Six Sigma: qual a relação entre as abordagens?
  • Finanças Corporativas: conheça os 5 conceitos básicos para a área

O post Governança Corporativa: como funciona? apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Governança Corporativa: como funciona?

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×