Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Hackathon: um evento que promove a inovação!

Você sabia que o Hackathon pode inovar o ambiente da sua empresa? Pois visto que traz diferentes profissionais de várias áreas envolvendo a tecnologia para que criem soluções de problemas desafiadores em uma empresa.

Com o avanço dos nichos de tecnologia, hoje é comum a realização de diversos tipos de hackathon, principalmente em startups e empresas de tecnologia.

Em suma, o principal objetivo é exercitar a criatividade de todos presentes no processo (qualquer um com interesse em melhoria também pode participar) para que assim haja um brainstorming de qualidade e com soluções criativas. 

Esse tipo de Evento tem crescido nos últimos anos aqui no Brasil, mas você sabe o que realmente é? Como funciona? E será que vale a pena planejar um, para solução de problemas da empresa?

O que é o Hackathon?

Hackathon é um evento dinâmico, que tem a duração predeterminada, muito utilizada para estimular a criatividade na solução de problemas desafiadores nas empresas.  Você pode reparar que há uma semelhança entre o Hackathon e  Brainstorming, nesse sentido de gerar insights e planejar soluções.

Mas a principal diferença está na aplicação da metodologia, que tem um modelo de funcionamento diferente, o hackathon propõe a inovação por meio de uma disputa sadia de pessoas que estão envolvidas em prol do melhor resultado para a empresa.

É uma ferramenta que tem crescido muito nos últimos anos devido ao avanço das tecnologia e popularização da mesma. Assim como, o aumento na busca da melhoria de processos responsáveis pelo desenvolvimento sustentável de diversas organizações.

Os organizadores do hackathon definem o palco e as condições para um trabalho inovador, oferecendo ferramentas e orientação em momentos de necessidade, mas minimizam as intervenções para permitir exploração criativa e experimentação.

Como o hackathon ajuda na inovação dentro das empresas?

O ponto principal do hackathon é a inovação, então com a metodologia aplicada de forma correta ela atinge os seus principais benefícios como o auxílio na implementação de projetos, solução de problemas, troca de experiências entre o aumento do networking.

Ele ajuda por meio de todas suas ferramentas providas pelos participantes que são capacitados para pensar na melhoria de maneira conjunta. Dentre todos os benefícios citados anteriormente, a solução de problemas é o que tem o melhor resultado e também o mais desafiador.

Toda troca de informações e insights presentes no evento podem gerar novos projetos e melhorias devido ao ambiente fértil para o desenvolvimento. Além disso, a troca de experiências das áreas permite o crescimento de todos profissionais.

Grandes empresas realizam hackathon regularmente, como o Facebook por exemplo, que é uma das empresas mais poderosas do mundo. Várias inovações que temos atualmente vieram de hackathons como a lista de amigos em redes sociais, botões de compartilhar ou curtir, além de infinitas possibilidades.

E o melhor é que o hackathon não se limita somente às empresas de tecnologia mas para todas que buscam melhorias no geral.

Os desafios para promover um Hackathon

A principal dificuldade para realizar um Hackathon é todo tempo de planejamento e organização, pois caso ocorra de forma não organizada pode agregar em nada para empresa tanto para os profissionais envolvidos.

O primeiro passo é escolher qual vai ser o tema do evento, deixando um primeiro diagnóstico claro e de forma transparente para que todos comecem direcionados para o tema.

O segundo é a escolha dos participantes e parceiros, estabelecer quem serão os jurados, mentores, patrocinadores entre outros tipos de apoio. Colaboradores capacitados e com vontade fazem a diferença no evento.

O terceiro e talvez um dos mais importantes desafios para chamar a atenção do público é o investimento na divulgação do hackathon, caso seja de seu interesse realizar para um público externo, é claro!

Então é imprescindível um bom plano estratégico para realização da maratona.

Como realizar um Hackathon?

A princípio, definir como vai ser o funcionamento do seu Hackathon(online ou presencial), e planejar toda infraestrutura oferecida aos participantes presencialmente ou digitalmente. Leia a seguir uma lista dos principais pontos para realizar um Hackathon:

Divulgação

Faça conexões com universidades, empresas juniores, campanhas patrocinadas nas redes sociais ou até anúncios tradicionais para chamar o máximo possível de espectadores.
Ofereça todas as condições

Caso você decida realizar o modelo presencial, invista na melhor infraestrutura para realização do evento porque querendo ou não um ambiente confortável melhora o desempenho.

Pós-Hackathon

O ponto que não se fala muito é o pós hackathon. É extremamente importante que a empresa aplique as soluções compartilhadas no evento para que haja a melhoria no ambiente de trabalho.

A solução precisa ser aplicada nas esferas que estavam com problemas no planejamento da organização.

Inovação

O incentivo à inovação é a chave para pensar fora da caixa. Mesmo que exista o balanço entre aplicabilidade e inovação, deve-se haver o equilíbrio entre ambas para que uma das soluções finais funcione de uma forma não vista antes.

O campo de estudo é bem vasto, então existem áreas de melhoria em processos, qualidade, entrega ao cliente entre muitas outras.

Diversidade

A troca de experiências é um dos principais pontos do hackathon, então invista na diversidade dos colaboradores para que não seja algo monótono e alinhado com o mesmo pensamento.

Precisa haver estratégias para que a inclusão de todos esteja presente no evento.

Premiação

É comum que o prêmio do hackathon seja um incentivo para os participantes, além de toda experiência adquirida no processo.

Então estude o seu público a fim de selecionar em sequência o prêmio de forma criativa e que estimule os participantes.

Afinal, o hackathon vale a pena?

A resposta é sim, se você tiver a oportunidade de participar ou realizar um algum dia, viva essa experiência pois ela transforma e o principal: traz inovação. A tendência é que esse modelo continue por muito tempo e passe por novas adaptações com o passar do tempo conforme as necessidades.

É uma excelente oportunidade para descobrir novos talentos e novas propostas diferenciadas.

Caso tenha o interesse em se especializar para poder participar de forma interessante nos futuros hackathons, a FM2S oferece os cursos de Lean Seis Sigma que promove a melhoria de processos contínuas por meio de diversas ferramentas, clique aqui para que você inicie sua primeira certificação ou aprimore a sua existente.

Veja mais

Apostila Metodologias Ágeis

Motivação no Trabalho: uma melhoria que promove transformações

O post Hackathon: um evento que promove a inovação! apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Hackathon: um evento que promove a inovação!

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×