Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Atividades extracurriculares: por onde começar?

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido, e Atividades Extracurriculares são necessárias para se destacar entre os demais. Além de servirem para demonstrar ser proativo, você pode desenvolver novas habilidades e ganhar experiência.

Com isso, a busca para melhorar o currículo e obter um sim está aumentando, também com isso agora existe um grande número de Atividades extracurriculares. Neste blog vamos explicar qual a importância de correr atrás dessas atividades, assim como em que tipo de atividades focar.

Para que servem atividades extracurriculares?

Essa pode ser a maior dúvida entre os acadêmicos, por qual motivo eu deveria dedicar meu tempo em uma atividade assim? Atividades extracurriculares servem com o foco de ganhar experiências que você não tem na graduação.

Além disso, todo o conhecimento técnico obtido na graduação serão necessárias diversas outras habilidades para se manter bem no mercado de trabalho. Desenvolver sua liderança, melhorar o trabalho em equipe, ter uma comunicação mais fluida são apenas alguns aspectos que você pode melhorar com esse tipo de atividade.

Essas atividades servem para demonstrar na prática suas competências. Ao invés de falar que tem uma boa oratória, você falar que se apresentou em um congresso. Desse modo, você desenvolve uma narrativa e dá exemplos práticos de como desenvolveu suas habilidades.

Por qual atividade extracurricular eu começo?

Acima de tudo, gostaria de deixar claro, não existe um único caminho, você pode iniciar por onde se sentir mais confortável. Caso esteja no início da graduação pode começar por atividades em grupo, como centros acadêmicos, empresas juniores. Desse modo irá criar várias conexões e qualquer atividade que você desempenhe já demonstra uma coisa, você é proativo.

Como existem várias atividades podemos separá-las em dois grupos, que irão fazer com que você se desenvolva de maneiras diferentes, as soft skills e hard skills.

Soft skills

Estas são habilidades que não Podem Ser medidas, como a comunicação, inteligência emocional, resiliência. Como não podem ser medidas, em processos seletivos recrutadores organizam dinâmicas para identificá-las. Assim, essas habilidades podem ser desenvolvidas com interações em grupo como as atividades citadas acima, porém hoje existem cursos focados nessas habilidades. Exemplos de soft skills.

  • liderança;
  • criatividade;
  • inteligência emocional;
  • paciência;
  • flexibilidade;
  • comunicação;
  • resiliência.

Hard skills

Pelo contrário, hard skills são habilidades mais técnicas, que podem ser comprovadas por meio de certificados ou testadas por recrutadores. Ambas são importantes, porém por mais que existam hard skills importantes para qualquer área, devem ser direcionadas para seu campo de atuação. Existem uma infinidade de hard skills, mas estes são apenas alguns exemplos para você entender melhor.

  • Cursos de controle de qualidade;
  • Fluência em idiomas;
  • Cursos para utilizar softwares;
  • Mestrados e doutorados;
  • Especializações.

Que atividades posso fazer na universidade?

Existem diversas atividades extracurriculares disponíveis na maioria das universidades, essas podem ser um excelente ambiente para se desenvolver.

Empresa júnior

O movimento empresa júnior vem crescendo cada dia mais, já que é a primeira experiência profissional de muitos acadêmicos. Afinal, dentro da empresa júnior pode desenvolver a vivência empresarial, trabalho em equipe e senso de responsabilidade.

Assim, além de obter mais experiência, você pode entender quais peças faltam para que você se torne um profissional mais completo. E o mais importante, dentro de uma Ej você cria conexões com pessoas proativas assim como você, pessoas essas que um dia podem se tratar de indicações ou colegas de trabalho.

Centros acadêmicos

Essa é uma ótima maneira de conhecer seus colegas de curso, veteranos e calouros que ainda vão ingressar no curso. Além disso, também pode melhorar sua organização e gestão de tempo já que é comum estar envolvido com desenvolvimento de eventos, e ações sociais.

As conexões obtidas, além de melhorar a comunicação, são uma das mais importantes formas de troca de conhecimento. Pessoas carregam suas próprias experiências e a troca dos conhecimentos engrandece ambos os lados.

Esporte

O esporte além de uma forma de se divertir demonstra diversas outras características, como comprometimento, disciplina, dedicação. Pois, quase todos que tiveram a experiência do esporte em suas vidas hoje conseguem manter sua vida organizada, desde muito tempo o envolvimento no esporte chama atenção de recrutadores.

Esportes individuais ou em grupo possuem metas, a vontade de melhorar, competitividade, são aspectos que você aprende a tomar gosto enquanto pratica um esporte. Essa sede de querer ir além é um dos sentimentos desejados por recrutadores quando estão escolhendo alguém para a vaga.

Como realizar atividades extracurriculares online?

Como o momento em que estamos vivendo é diferente, talvez nem todas as atividades da sua universidade estejam disponíveis, ou a forma em que ela se encontra hoje não é de seu agrado. Embora, existam outras formas de desempenhar atividades extracurriculares em casa.

Com o ganho de força do EAD, diversos cursos e dinâmicas surgiram para melhorar o desenvolvimento dos estudantes. Enquanto muitos pararam no tempo, outros aproveitaram o tempo em que nos encontramos para se aperfeiçoar. Como algumas pessoas tiveram mais tempo durante a pandemia é o momento para buscar aprender um novo idioma, ou se aprofundar em uma metodologia.

Como a FM2S pode ajudar?

Seja nas soft ou hard skills, a FM2S pode contribuir acelerando sua carreira desde a graduação. Com a nossa plataforma de cursos, você pode escolher por qual caminho deseja começar a trilhar seu caminho.

Na trilha de Carreira e Liderança, pode trabalhar desde sua primeira liderança, comunicação, até em como treinar seus colaboradores. Enquanto isso, possuímos excelência em conhecimentos muito desejados no mercado como em nossa trilha do Lean seis sigma.

Cursos gratuitos FM2S

Para dar o pontapé inicial na sua carreira, a FM2S oferece uma série de cursos gratuitos para acelerar o processo de aprendizagem. Da mesma forma, o curso de Kaizen – Processo de melhoria continua está gratuito por tempo limitado. Acima de tudo, ao concluir o curso você vai entender como funciona o passo a passo para implementar um programa de Kaizen.

Leia mais:

  • Conheça os cursos gratuitos da FM2S para alavancar sua carreira
  • Conheça os planos de desenvolvimento da Assinatura FM2S

O post Atividades extracurriculares: por onde começar? apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Atividades extracurriculares: por onde começar?

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×