Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

9 tipos de colaboradores essenciais a sua equipe

Vencer os concorrentes e dominar o mercado, não é uma tarefa fácil. Para isso, as empresas precisam de diversos tipos de colaboradores. Colaborar é cooperar por um objetivo em comum. Portanto, colaboradores são pessoas comprometidas com a empresa. 

Em geral, um único funcionário possui várias aptidões. No entanto, algumas habilidades prevalecem sempre. A partir disso, é possível traçar um perfil. Logo, há vários tipos de colaboradores.

Os tipos de colaboradores se complementam na rotina de trabalho. Assim, uma equipe diversa é capaz de aumentar o sucesso de uma empresa. Nesse blog, você conhecerá os tipos de colaboradores, o quanto eles são importantes e como lidar com tantos perfis distintos. 

A importância dos tipos de colaboradores

 Uma Equipe com perfis diversos é essencial. Isso porque esses perfis precisam uns dos outros. Em outras palavras, eles funcionam como um quebra-cabeça. Ou seja,  cada tipo é importante para chegar no resultado final. Nesse caso, o resultado final é o sucesso na rotina.

A partir disso, é possível entender que por meio do trabalho em equipe, as aptidões individuais ganham um maior destaque. Ademais, esses tipos apresentam diferentes visões sobre o mesmo tema. Diferentes visões ajudam tanto na solução de problemas quanto na produção de novos produtos ou processos.

Quais são os principais tipos de colaboradores de uma empresa?

1 – Criativo e curioso

criativo é curioso de forma natural.  Ele sempre está fazendo perguntas à equipe. Ou seja, ele quer entender tudo o que ocorre no trabalho. Desse modo, esse perfil  ajuda deixar as coisas claras. Isto é, a equipe consegue entender questões que não estavam claras mas passaram despercebidas.

O curioso busca sempre uma maior gama de conhecimentos. Desta forma, ele  usa a criatividade para trazer novas ideias. Essas ideias são muito úteis tanto para resolver problemas quanto para criar processos ou produtos. 

2 – Crítico

O colaborador crítico traz uma visão refinada das tarefas. O mesmo possui uma alta aptidão  analíticaPor exemplo, ele consegue perceber erros e riscos não óbvios. Além disso, ele sabe estratégias para prever e evitar  esses erros.  Desse modo, esse tipo consegue estimular discussões de melhoria.

Vale destacar que o tipo crítico, não é aquele que critica o tempo todo. Mas sim o que possui críticas com lógica. Ainda, não se limita em apenas criticar mas também buscar a melhoria.  Portanto, é um profissional com alto conhecimento técnico.

3- Solucionador de problemas

O solucionador de problemas não é abalado pelo problema.   Ele apresenta um perfil não acomodado. Mesmo que seja uma situação muito difícil, o mesmo não tem medo e estimula a equipe a não desistir. Desse modo, esse tipo também é muito persistente.

Então, através de um raciocínio lógico e saber  técnico, ele resolve questões difíceis.  Logo, ele contribui com a melhoria contínua da empresa. 

4 – Empoderador

Esse tipo é capaz de motivar a equipe. Isso porque ele consegue se conectar com os demais funcionários. Com essas conexões ele entende quais as necessidades e dores dos colegas. Através desse conhecimento, ele sabe quais pontos estão à seu alcance ajudar. Por exemplo, através de palavras de incentivo.

Assim, esse perfil ganha de forma fácil a confiança das pessoas. Do mesmo modo, muita vezes é inspiração para outros funcionários. 

5 – Prestativo

O perfil prestativo possui a preocupação em sempre ser útil. Realizar tarefas pequenas ou não tão divertidas, não é um problema para ele. Além disso, ele está sempre disposto a ajudar os colegas quando necessário. Ou seja, ela não se preocupa  apenas com o seu resultado individual mas também com os resultados da equipe.

Um profissional prestativo, é muito valioso para empresas. Isso porque a sua atenção ao sucesso da equipe, o faz entregar de forma voluntária uma valor maior que o esperado. 

  6 – Treinador

De maneira geral, o perfil treinador possui uma grande experiência. Através do seu saber ele  está sempre ensinando a equipe. Além disso, ele espera que os seus ensinamentos gerem bons frutos. Assim, ele conversa com os outros funcionários para avaliar o impacto das suas instruções. 

Desta forma, ele ajuda os colegas a terem um melhor desempenho e contribui para o desenvolvimento profissional da equipe. 

7 – Comunicativo

O perfil comunicativo consegue se comunicar de forma fácil. Sendo assim útil em tarefas onde a boa comunicação é essencial. Por exemplo, para passar informações gerais a equipe. Além disso, através de uma boa conversa ele consegue integrar os colegas. Assim, o mesmo cria um ambiente de trabalho agradável. 

8 – Versátil

O perfil versátil consegue se adaptar facilmente. Assim, ele pode ajudar em tarefas distintas da que ele está acostumado. Portanto, esse tipo é muito relevante em meio a imprevistos que podem ocorrer na rotina de empresas.  Por exemplo, as mudanças  geradas pela pandemia. Em síntese, o versátil consegue se moldar para fazer tudo dar certo.

9 – Resiliente

Momentos difíceis em empresas são comuns. Eles podem causar ansiedade e desmotivação na equipe. O tipo resiliente consegue manter a calma em meio aos problemas. Logo, sua energia é usada para a resolução destes.  

Assim, ele ajuda também os colegas a manter a calma em situações de estresse. Isso porque ele mostra que a melhor forma é focar na solução. Deste modo, ele é  muito importante em crises. 

O trabalho com diferentes tipos de colaboradores

Para trabalhar com pessoas de diferentes perfis é preciso se comunicar bem. A comunicação é uma peça chave para um bom relacionamento interpessoal. Mensagens e informações emitidas de forma não clara, podem gerar conflitos.

Portanto, a comunicação assertiva é essencial. Essa comunicação tem o objetivo de passar mensagens ou informações de forma clara. Isto é, ela é guiada pelo equilíbrio. 

O curso comunicação assertiva da FM2S traz dicas essenciais para aqueles que querem se comunicar bem. Ao final do curso, o inscrito irá transmitir informações com clareza. Além disso,  ele saberá como argumentar e conquistar seu público. Bem como estruturar um plano de comunicação.

Qual tipo de colaborador você é?

Agora que você já leu esse blog, qual tipo de colaborador você mais se identifica?

Tipos de colaboradores

Embora haja esses perfis no trabalho em equipe, é preciso buscar o desenvolvimento de novas habilidades. Por exemplo, a capacidade de liderança. Na prática, um líder consegue destaque dentro da empresa e é referência para os colegas.  

Os colaboradores devem sempre buscar o aprimoramento profissional para atender as demandas do mercado. Isso pode ser feito por meio de  planos de desenvolvimento. Esses planos guiam os alunos no aprendizado profissional.

A FM2S também oferece planos de desenvolvimento. O seu acervo conta com 6 trilhas: Produção, Operações, Qualidade, Logística, Processos e Projetos. Ao realizar a assinatura, você tem acesso aos conteúdos mais exigidos pelo mercado de forma simples. 

Leia Mais:

  • Trabalho em equipe: qual é a sua importância?
  • Relacionamento interpessoal: a importância para a carreira
  • Conheça os planos de desenvolvimento da Assinatura FM2S

O post 9 tipos de colaboradores essenciais a sua equipe apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

9 tipos de colaboradores essenciais a sua equipe

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×