Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Google Drive: principais funções e exemplos de uso

O Google Drive é uma famosa plataforma de armazenamento e colaboração do Google que tem diversas funções. Todas essas funções podem te ajudar tanto na vida pessoal quanto na profissional. Neste blog, conheça melhor  o que é Google Drive, como usar ele e quais são suas principais ferramentas. Além disso, saiba como usar essas ferramentas  para facilitar a sua vida em diversas atividades. 

O que é o Google Drive?

O Google Drive é uma plataforma de armazenamento em nuvem, compartilhamento e  também colaboração de Arquivos. Todos os arquivos presentes nesta plataforma são protegidos por criptografia. Já os arquivos compartilhados sofrem verificação. Dessa forma, ela busca proteger a segurança do usuário. 

Outros aplicativos do Google, como o Google Docs, estão integrados ao Google Drive. Desse modo, esses aplicativos produzem arquivos armazenados de forma direta no Drive. Além disso, o acesso ao Drive pode ser feito por meio de qualquer dispositivo

Como  usar o Google Drive?

Para usar o Google Drive, primeiro é preciso ter uma conta Google. Então, você deve antes de tudo criar uma conta gratuita no gmail do Google. Em seguida, usar o endereço da conta para acessar o Drive. 

Para isso, é só entrar no link: drive.google.com.  Você também pode ir até a página de pesquisa do Google, clicar no botão que representa os aplicativos e então clicar no ícone do Google Drive. Veja na imagem abaixo como é simples:  

Página de pesquisa do Google: como usar o Google Drive.

Quais são as principais funcionalidades do Google Drive?

Armazenar

Antes de tudo, o Google Drive permite o armazenamento de arquivos. É disponibilizado o espaço  gratuito de 15 GB  ao usuário que não é assinante do Google Workspace. No entanto, é possível comprar um maior espaço.

Além disso, há a possibilidade de você armazenar arquivos individuais ou uma pasta com vários arquivos.  Essa função é bem simples: 

1º Passo: clicar na aba “novo” no canto superior esquerdo da tela.

Aba “novo” do Google Drive.

2º Passo: clicar na opção “upload de arquivo” ou “upload de pasta”.

Abas “upload de arquivo” e “upload de pasta” do Google Drive.

 

Organizar

Os arquivos individuais  upados ou criados podem ser organizados dentro de pastas. Todas essas pastas podem ser personalizadas através de cores  e também organizadas dentro de outras pastas.

Além disso, é possível adicionar a aba “com estrela” as suas pastas e arquivos mais utilizados. Assim como, mover e renomear as pastas e arquivos. Confira a seguir como encontrar essas funções e personalizar uma pasta, por exemplo.

1º Passo: clicar com o botão direito sobre uma pasta e clicar sobre a função desejada.

Funções para personalizar pastas no Google Drive.

 

Compartilhar

Com o Google Drive é possível tanto compartilhar arquivos com outra pessoa quanto receber arquivos de alguém. Para ver arquivos compartilhados, é preciso ir na aba “compartilhados comigo” no canto esquerdo da tela.

“Compartilhados comigo” no Google Drive.

No compartilhamento de arquivos, você pode  compartilhar documentos com uma única pessoa ou também grupos. Ele pode ser feito através do endereço gmail ou através da criação de um link. No entanto, é preciso cuidado na hora de criar o link. É necessário ver se qualquer pessoa com o link pode ter acesso ou apenas pessoas autorizadas pelo endereço gmail. 

Durante o compartilhamento, você pode configurar as permissões de acesso das pessoas como editoras, apenas visualizadoras ou comentaristas do seu arquivo. O compartilhamento também é muito simples.  Veja a seguir os passos para compartilhar um arquivo ou pasta com um amigo.

1º Passo: clicar com o botão direito sobre uma pasta ou arquivo e clicar na opção “compartilhar”.

Função compartilhar arquivos no Google Drive.

 

2º Passo: adicionar o endereço de email da pessoa com quem você quer compartilhar e clicar em concluído ou clicar em cima de “copiar link” e mudar as configurações de privacidade do link a ser compartilhado.

Configurações para compartilhar arquivos no Google Drive.

 

Integrar outros aplicativos do Google

O Google Drive também tem integração com outros aplicativos do Google. Os arquivos criados por esses aplicativos tem um armazenamento direto no drive, ou seja, há uma sincronização automática. Dessa forma, você não precisa ficar salvando a todo momento as alterações feitas em seus arquivos pois elas serão salvas no momento da realização.

Os aplicativos integrados mais utilizados são o Google Documentos, Google Planilhas, Google Apresentações e Google Formulários. Todos esses aplicativos permitem a edição feita por várias pessoas ao mesmo tempo em um único arquivo. 

O Google Documentos é uma ferramenta que permite primeiro criar e editar documentos. Em seguida, baixar em diferentes formatos. Enquanto que o Google Planilhas possibilita a criação e edição de planilhas. Já o Google apresentações permite a criação e edição de apresentações. E por fim, o Google Formulários auxilia na criação de formulários para pesquisar, coletar e registrar informações. 

Para criar um arquivo de aplicativos do Google através do Google Drive, primeiro é preciso  clicar na aba “novo” no canto superior esquerdo da página. Em seguida, é só escolher o aplicativo que quiser usar.

Conforme o aplicativo, você pode escolher se deseja um arquivo em branco ou a partir de algum modelo do banco de dados da plataforma. Veja a imagem a seguir como exemplo: 

Outros aplicativos do Google integrados ao Google Drive.

 

Por que utilizar o Google Drive? Veja alguns exemplos

Diante de tantas funções, o Google Drive pode ser muito útil na rotina de trabalho, estudos e até mesmo pessoal. Confira agora porque você deve usar essa plataforma na sua vida pessoal e profissional. 

Estudo

Muitos estudantes já passaram por aquela situação de armazenar arquivos apenas no computador, o dispositivo apresentar algum problema e assim ocorrer a perda de algum trabalho importante. 

Outra situação, é esquecer de salvar arquivos editados em aplicativos instalados no computador e assim perder as alterações feitas. O Google Drive, evita esses problemas pois salva de forma automática arquivos criados e editados em aplicativos integrados a ele.

Além disso, o drive é uma ferramenta que ajuda na organização. Um exemplo, é para estudantes. Eles podem organizar seus arquivos da faculdade em pastas com os nomes das matérias, dentro de pastas com os semestres que estão em pastas com os anos da graduação. Veja o exemplo: 

Organizar arquivos da faculdade com o Drive.

Essa organização facilita encontrar arquivos de forma mais rápida. Assim, o drive é capaz de ajudar na gestão de tempo do aluno.

Trabalho

Muitas vezes no trabalho lidamos com arquivos que devem ter sua privacidade mantida. Por meio do armazenamento no Google Drive temos uma maior tranquilidade relacionada a isso devido a sua política de privacidade e segurança. Além disso, é possível uma melhor organização de arquivos com as pastas disponíveis, como mencionado no exemplo anterior com estudantes.

Ainda, com a função de colaboração de pastas e arquivos de aplicativos integrados, a equipe pode trabalhar de maneira simultânea em um mesmo projeto. 

A equipe também pode usar arquivos presentes no Google Drive no Google Data Studio.  Por exemplo, planilhas com resultados de trabalho que estão no Google Drive podem ser usadas para análise de dados feitas no Google Data Studio. 

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que permite organizar e analisar dados. Assim, ele é útil em diversas áreas como marketing, vendas, finanças e operações.

Hoje, organizar e analisar dados é uma das habilidades mais procuradas no mercado de trabalho. O curso Data Studio – Ferramenta para Dashboard  da FM2S oferece as condições necessárias para os inscritos dominarem essa ferramenta. 

Curso Data Studio

 

Vida pessoal

Além da vida profissional, podemos usar o Google Drive em nossa vida pessoal. Um exemplo, é a possibilidade de armazenar de forma prática e rápida a lista de contatos do celular. Dessa forma, você evita perder seus contatos em caso de perda do dispositivo móvel.

Armazenar fotos e vídeos sem medo delas serem perdidas caso o seu dispositivo apresente problemas, é uma realidade ao utilizar o Drive. Isso porque a plataforma tem armazenamento em nuvem. 

Ou seja, você consegue acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo com internet. Para isso, é preciso apenas logar no seu endereço de gmail do Google e acessar o link do Google Drive.

Leia mais

Google Data Studio: O que é ?
Planilha: tudo o que você precisa saber sobre Excel e Google Sheets
Dashboard: O que é e como fazer (passo a passo)?

O post Google Drive: principais funções e exemplos de uso apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Google Drive: principais funções e exemplos de uso

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×