Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

400 Sudoku Puzzles (com soluções) para imprimir

O jogo Sudoku é um quebra-cabeça baseado no posicionamento lógico dos números de $1$ a $9$ em uma grade $9 \times 9$, subdividida em grades $3 \times 3$. Os números devem ser distribuídos de tal forma que os algarismos de $1$ a $9$ apareçam em cada subgrade e em cada fileira (linhas e colunas), sem repeti-los. Apesar de utilizar números, o Sudoku não requer o desenvolvimento de aritmética ou álgebra para sua solução.

Imagem: freepik.com

Um pouco de História

O puzzle foi projetado por Howard Garns, um arquiteto aposentado de $74$ anos de idade e construtor independente de Puzzles, baseando-se, provavelmente, no quadrado latino, uma construção matemática criada pelo suíço Leonhard Euler no século $XVIII$. Garns adicionou ao quadrado latino a sua nova criação como uma grade parcialmente preenchida onde o solucionador deveria preencher os demais quadros vazios.

As primeiras publicações do sudoku ocorreram nos Estados Unidos no final dos anos $1970$ na revista norte-americana Math Puzzles and Logic Problems, da editora Dell Magazines, especializada em desafios e quebra-cabeças. A editora deu, ao jogo, o nome de Number Place, que é usado até hoje nos Estados Unidos.

Mais detalhes você pode ler no blog O Baricentro da Mente.

Sobre os arquivos para impressão

São 400 Sudoku Puzzles em diversos Arquivos PDF. Cada PDF há 100 páginas, contendo os quebra-cabeças vazios e na sequência com as soluções. A folha tem 156 x 235 mm. Caso queira-os separados, há um outro arquivo compactado que contem todos os puzzles com e sem solução, porém no formato de imagem PNG.

Para descompactar os arquivos, você precisará de um descompactador de arquivos, como o 7-Zip, WinRAR ou o software nativo em seu sistema operacional.

Todos estão compactados na única pasta logo abaixo. Tamanho do arquivo: 171,8 MB.

Clique e baixe gratuitamente

[##download## BAIXAR AGORA]

Sugestão de leitura: Benefícios do Sudoku: 11 razões para experimentar este jogo.

E boa diversão!


This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

400 Sudoku Puzzles (com soluções) para imprimir

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×