Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que fazer em Nazaré



O que ver e fazer em Nazaré 


Saiba tudo sobre Nazaré, a famosa cidade das ondas gigantes de Portugal. Confira aqui os pontos turísticos, curiosidades e outras dicas para quem está indo conhecer a cidade. Nazaré é uma vila que fica no município de mesmo nome, o qual é formado por Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão. Mas é Nazaré que tem maior fama e atração turística, graças a suas lendas, vestes típicas das nazarenas e claro, por ter a maior onda já surfada em todo o mundo por Garrett McNamara. A vila fica acima de Lisboa, no distrito de Leiria e é ideal para conhecê-la durante uma viagem de carro pela costa portuguesa. Confira abaixo o que visitar em Nazaré e já a inclua em um roteiro de carro por Portugal.


E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer em Nazaré.

História e Curiosidades de Nazaré

A história da Nazaré remonta a 1912, quando a cidade ainda se chamava Pederneira. No entanto, por lei, o nome foi alterado para Nazaré, já que o antigo concelho da Pederneira obteve o foral (um documento oficial que dava título de município à cidade, tornando-o livre do controle feudal). O nome de Nazaré foi dado devido a uma lenda, na qual aparecera a Nossa Senhora de Nazaré para salvar o D. Fuas, o alcaide do Castelo de Porto de Mós. Por isso ficou o nome Nazaré, em homenagem à santa. Hoje em dia, há ainda um bairro na Nazaré com o nome de Pederneira, onde se vê os antigos Paços do Concelho, a igreja matriz, o pelourinho, entre outros. Uma curiosidade, é que as mulheres de Nazaré têm a fama de usar sete saias. Isso porque segundo dizem, enquanto os maridos iam pescar, elas ficavam sentadas na areia, passando horas em vigília. Com o frio e maresia, eram necessárias sete saias: as de cima para proteger ombros e cabeça e as debaixo para proteger as pernas.


De vila piscatória bem humilde, Nazaré virou um atrativo turístico muito importante. Fica em uma região de uma grande riqueza história e patrimonial, sendo uma vila fantástica para passar férias e conhecer um pouco mais do país e suas tradições. Nazaré conta com aproximadamente 10.000 habitantes e dentro pode-se dividir em três sub-regiões: Praia, Sítio e Pederneira. Os moradores de Nazaré recebem muito bem os turistas, sendo reconhecidos por sua hospitalidade e simpatia. A vila conta com um clima ameno e durante anos atraiu pintores, entre outros artistas, que a utilizaram como inspiração para diversas obras.

Sítio da Nazaré

O Sítio da Nazaré é um dos principais bairros, onde toda a história da cidade começou. Ele fica no alto de uma montanha e é um local onde prevaleça a peregrinação e culto, já que foi lá que a Nossa Senhora de Nazaré, segundo a lenda, apareceu. O acesso até o topo do Sítio se dá ou de carro ou a pé, através de uma escada. Mas há também um bondinho, que leva do alto do Sítio até à Praia da Vila, o que é muito mais cômodo na hora de ir de um lugar para o outro. No sítio da Nazaré há alguns pontos turísticos que vale a pena ressaltar: o Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, o Miradouro do Suberco, a Ermida da Memória, o forte de São Miguel Arcanjo e a Praia do Norte (onde se dão as maiores ondas e se realizam campeonatos de surf).


Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré fica localizado na praça principal da cidade, no Sítio da Nazaré. Trata-se de um templo muito importante, totalmente dedicado à patroa, a Santa de Nazaré. É lá que se realiza uma grande festa em comemoração ao dia em que supostamente a santa apareceu, 8 de setembro. Essa festa é anual e dura aproximadamente 10 dias. A igreja data do século XVII e foi mandada construir pelo rei D. Fernando, a fim de guardar a imagem da virgem, após a crescente peregrinação à Capela da Memória ou Ermida da Memória. 


Miradouro do Suberco

O Miradouro do Suberco é um mirante que fica no Sítio de Nazaré, a mais ou menos 100 metros sobre o nível do mar. É um dos mirantes mais bonitos e avantajados de Nazaré, do qual se tem umas vistas marítimas incríveis de Portugal. Do mirante se consegue ver a Praia da Vila e toda essa região da Praia. Outra dica é ir até ao Miradouro do Suberco durante o amanhecer ou entardecer, para se ter uma vista ainda mais bonita.


Ermida da Memória em Nazaré

A Ermida da Memória, também chamada de Capela da Memória, é o ponto mais importante da fundação da vila de Nazaré, pois foi erguida por D. Fuas Roupinho, o alcaide ao qual a Nossa Senhora de Nazaré apareceu. A lenda conta que D. Fuas Roupinho tinha por hábito caçar na região e que um dia, perseguindo um veado que fugia em direção ao penhasco, foi atrás dele. Alarmado pelo perigo, pois viu o animal desaparecendo pelo precipício, e a grande velocidade, D. Fuas rezou, pedindo auxílio à Virgem. Esta lhe respondei, estancando o cavalo no limite do penhasco e salvando a vida do cavaleiro. Em forma de agradecimento, D. Fuas mandou construir a Ermida da Memória no alto desse mesmo penhasco. O interior e a fachada da Ermida estão decorados com azulejos azuis e brancos, datados dos séculos XVII e XVIII e os quais fazem alusão a essa lenda.


Forte de São Miguel Arcanjo

O Forte de São Miguel Arcanjo fica localizado perto da Praia do Norte e é onde fica também o famoso Farol da Nazaré, que garante fotos incríveis com a formação das ondas, dando uma ilusão de ótica muito legal, pois parece que a onda está ali perto e enorme! O Forte foi erguido para servir de proteção dos ataques de piratas argelinos, marroquinos e normandos. As muralhas atuais foram construídas por cima de outro forte que datava de 1577. As modificações, como a porta de entrada, foram introduzidas por João IV e são símbolo de resistência popular. O farol da Nazaré é de 1903 e tem função de auxiliar a navegação, tendo um alcance de 15 milhas.


Praia do Norte

A Praia do Norte é uma das praias mais extensas de Nazaré e fica rodeada por dunas, bosques e pinheiros. É uma das mais bonitas, justamente por toda essa vegetação à volta dela. Devido às suas condições e características, é ideal para as atividades náuticas como surf e pesca esportiva. Como é muito ventosa, outras práticas como windsurf e kitesurf também são propícias para se realizarem. Foi na Praia do Norte que se deu o maior recorde mundial de onda já surfada, de 30 metros por Garret McNamara, em 2011. Essas grandes ondas só acontecem no inverno, quando é a alta temporada para o surf em Portugal. Na Praia do Norte se realizam ainda dois campeonatos internacionais: Nazaré Pro (de bodyboard) e o Nazaré Challenge, que faz parte do circuito Big Wave Tour do WSL (World Surf League). 


Praia da Vila

A Praia da Vila recebe outros nomes, como Praia da Nazaré ou até Praia de Banhos. Além de bairro, é uma das praias mais famosas da cidade, pois era onde se dava a maior parte da atividade piscatória da cidade. Ela conta com ondulação forte, sendo também muito indicada para natação, surf e outras atividades aquáticas. Desde a Praia da Vila é possível subir até ao Sítio da Nazaré, graças a um funicular que há lá justamente para facilitar a subida e descida. Esse funicular já tem mais de 100 anos e originalmente funcionava a vapor. Cada viagem custa 1,20€ para adultos e o trajeto leva em torno de 15 minutos.


Comer em Nazaré

A gastronomia de Nazaré se destaca pelos pratos à base de peixes e mariscos; que são preparados de diversas formas. Um dos principais pratos é a Caldeirada, um cozido de diferentes peixes, muito saboroso e ideal para o inverno. Quanto aos doces, vale a pena dar destaque a algumas especialidades da cidade, como os nazarenos e as sardinhas doces. 


Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Nazaré, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade em Portugal e na Europa

Poder usar seu celular em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Nazaré quando estiver lá.


Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Nazaré, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e fazer a viagem entre Porto e Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Portugal com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.


Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus Lisboa, Porto e Portugal, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Portugal todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.


This post first appeared on Dicas De Lisboa E Portugal, please read the originial post: here

Share the post

O que fazer em Nazaré

×

Subscribe to Dicas De Lisboa E Portugal

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×