Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PR7 – Trilho de Agualva – Couto de Esteves – Sever do Vouga

O trilho de Agualva, pertence à rede de percursos pedestres de Sever do Vouga e inicia-se em Couto de Cima, junto da Igreja e do Pelourinho.

Iniciámos o percurso pelo lado direito da estrada, seguindo pelo alcatrão em direção a Lourizela. Entrámos depois por caminhos de terra, que eram utilizados antigamente para funerais e romarias, havendo várias alminhas ao longo do percurso.

Uma placa de madeira informava que o Rio Lordelo se encontrava a apenas 200 m e com grande expectativa descemos a íngreme encosta. Surgiu logo aí a nossa primeira dificuldade, pois olhámos apenas para as placas de madeira com indicação do percurso e não reparámos na informação que estava mais à frente, alertando para a inexistência de ponte. Apenas quando atingimos o rio nos deparámos com o problema. Procurámos alternativas em vão, pois a corrente era muito forte e voltámos então a subir a encosta, fazendo depois o percurso Pela Estrada até à entrada de Lourizela. 

De qualquer forma o esforço valeu a pena pois de ambos os lados o contacto com o rio foi bastante satisfatório, pela sua beleza.

Continuámos depois por trilhos e caminhos agrícolas em direcção ao lugar de Parada, voltando a atravessar o rio Lordelo por uma ponte estreita de cimento, num lugar muito pitoresco.

Após a passagem pela aldeia de Parada, seguimos a levada ao longo de terrenos agrícolas e de floresta até Lourizela, esta foi sem dúvida a parte mais estimulante do percurso.

Em Lourizela observa-se uma bonita vista sobre o Rio Vouga e já não faltava muito para o ponto de partida. Mas, mais uma vez a sorte não esteve connosco e não conseguimos encontrar o caminho correcto para Couto de Baixo e após vários regressos à ultima marcação avistada e várias descidas que terminavam sempre no meio do mato, resolvemos, desanimados, voltar ao ponto de partida pela estrada de alcatrão, originando um términos menos feliz, pois uma parte do percurso ficou por ver, deixando assim a sensação de dever não cumprido.

Para a próxima correrá melhor…

Outros percursos efectuados em Sever do Vouga:

PR3 - Rota dos Laranjais – 07/03/2017
PR2 - Cabreia e Minas do Braçal – 14/02/2015
PR1 - Caminho de S. Tiago – 20/02/2016
































































This post first appeared on Os Papa Trilhos, please read the originial post: here

Share the post

PR7 – Trilho de Agualva – Couto de Esteves – Sever do Vouga

×

Subscribe to Os Papa Trilhos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×