Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

História: Ogham, o primeiro alfabeto irlandês

Ogham: um alfabeto secreto 


Ogham: inscrições em pedras no Condado de Waterford
Muito antes dos Ingleses invadirem a Irlanda e imporem o idioma Inglês como língua oficial durante o domínio que durou mais de 270 anos (desde da invasão do general Inglês Cromwell em 1649 até a Independência em 1922), a Irlanda tinha o seu próprio idioma, o gaélico irlandês.

Hoje em dia o gaélico irlandês é a língua oficial da República da Irlanda, assim como a herança do idioma Inglês deixada pelos Ingleses.

 O gaélico irlandês que estamos acostumados ver nas placas de ruas, ouvir no LUAS e no canal de TV TG4, originou-se do Ogham, que são pequenas linhas diagonais ou horizontais esculpidas em pilares de pedras usados pelos celtas durante o século IV a VI.


Drumloha, Co. Waterford

O alfabeto é composto por 25 letras e era escrito e lido de baixo para cima. Segundo historiadores, a origem do alfabeto Ogham foi supostamente inspirada por Ogma, o Deus da Eloquencia. Além disso, pensavam que Ogham estava presente apenas em territórios irlandeses, porém foram encontradas diversas inscrições em partes do País de Gales, Ilha de Man e Escócia.

Ogham era usado para registros históricos, leis ou rituais religiosos e o livro de Ballymote (livro irlandês histórico que descreve as passagens históricas pelo mundo escrito em 1390)  confirma que o alfabeto era um segredo.                                                                  






Curiosidades:

 Estudiosos apontam que 20 letras do antigo alfabeto também são 20 nomes de árvores sagradas para os druidas.







Fonte: http://ogham.lyberty.com/oghamintro.html

Como demonstrado à direita, as consoantes e vogais do Ogham podem ser identificadas pelo número, posição e direção de seus entalhes.

As letras consistem de 1-5 traços perpendiculares ou inclinados, reunidos ou cruzados numa linha central. 




É uma pena ver um tesouro tão precioso, a origem de um idioma abandonado em um cercado de um campo em Drumloha, no Condado de Waterford.


O Ogham pode ser encontrado em pilares de pedras nas regiões dos Condados de Cork, Kery e Waterford.

Links úteis:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ogham


This post first appeared on LovÉIREland, please read the originial post: here

Share the post

História: Ogham, o primeiro alfabeto irlandês

×

Subscribe to LovÉireland

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×