Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Laos - Parte 2: Vang Vieng

Depois de passar uns dias em Luang Prabang, era hora de seguir adiante para nossa próxima parada: Vang Vieng! Essa minúscula cidade no centro do Laos virou febre entre os maconheiros mochileiros nos últimos anos e é uma parada obrigatória para quem quer uma atmosfera ainda mais relaxada que Luang Prabang. A única maneira de chegar a Vang Vieng é de carro ou ônibus; a nossa viagem durou umas 9 horas. A maioria das agências fala que a viagem é de 7 horas, mas todo viajante experiente sabe que a regra é adicionar 2 horas ao tempo de viagem! No nosso caso, o imprevisto foi um caminhão tombado no meio da estrada. Felizmente eu sempre sigo a regra das "2 horas", então foi tranquilo esperar até que o nosso ônibus conseguisse passar pela parte estreita da pista que não foi ocupada pelo caminhão. Rolou até uma solidariedade por parte dos passageiros, que ajudaram a tirar a carga do caminhão para colocar ele de pé mais facilmente depois!

Como eu falei, Vang Vieng é uma cidade bem pequena e sem grandes atrações turísticas em si. Lemos muitas opiniões boas e ruins sobre a cidade, e até estávamos em dúvida sobre passar 2 ou 3 noites lá. No final acabamos ficando por 3 noites e foi uma ótima escolha!

Nos hospedamos no Jammee Guesthouse, que é um ótimo hostel: simples, com quartos grandes, limpos e arejados (muito ao contrário do próximo hostel onde nos hospedamos, sobre o qual eu falarei em breve). Eles até nos buscaram de carro na rodoviária da cidade (e de graça), já que o hostel fica um pouqunho afastado do centro da cidade. Mas uma das grandes vantagens do Jammee é justamente essa, pois eles tem um terraço/varanda onde servem o café da manhã, que tem uma vista linda para as montanhas de Vang Vieng. Vendo a paisagem quase inexplorada, sentindo o ar frio da manhã enquanto vc toma um café e come uma deliciosa panqueca de banana... é uma sensação indescritível! O Laos ainda é um destino bem pouco explorado em comparação a outros países do sudeste asiático, então é muito bom poder aproveitar esses momentos onde vc se sente mais livre para explorar, sem o bombardeio de atrações que estão longe de ser autênticas.

Bom, o dono do hostel (acho que ele é australiano) nos deu várias dicas úteis e lá fomos nós procurar aventuras; alugamos uma moto, para poder ir mais longe e passar o dia inteiro sem ter que depender dos tuk-tuks. Nosso primeiro destino foi:

Tham Hoi Cave: Eita lugar dificil de se encontrar! Tomamos a estrada rumo ao norte de Vang Vieng, e se não tivessemos encontrado outros turistas para nos ajudar, estaríamos perdidos até agora! Entramos na estradinha de terra que nos indicaram, fomos, fomos e... nada! Nenhuma placa, nenhuma entrada, apenas campos de arroz. No final, chegamos perto das cavernas e lá estavam dois caras, que nós imaginamos que trabalhassem nas plantações por lá. Quando estávamos em caminho às entradas da caverna (com lanterna na mão e tudo), um deles veio falar com a gente para nos mostrar a caverna, que de fato era muito escura. Realmente, ter ele com a gente foi uma grande ajuda, porque seria muito fácil de se perder no escuro nas longas galerias da caverna.

Buda na caverna
Ao contrário da maioria das cavernas que eu visitei viajando pela Ásia, que são frias, as Tham Phu Kam eram quentes e úmidas. De acordo ao guia, essa era a razão pela qual não tinham animais (como morcegos) morando ali. Nosso "guia" não falou muito, mas de vez em quando parava para mostrar alguma pedra ou parte interessante da caverna e esperou pacientemente enquanto tirávamos fotos.

A surpresa veio quando saímos da caverna: estávamos preparados para dar uma gorjeta agradecida ao cara por ser nosso 'guia', mas quando ele viu o dinheiro fez uma cara feia do estilo "só isso"? Perguntamos quanto era, e eu não lembro o valor exato que ele disse, mas era um valor parecido a tudo o que tinhamos para gastar nos próximos dois dias!! O cara estava basicamente metendo a faca na gente - nós estávamos p da vida! Por alguma razão desconhecida nesse dia saímos com bem pouco dinheiro do hostel, então a solução foi literalmente abrir a carteira e falar "ó meu filho, isso é tudo que a gente tem" e dar tudo o que a gente tinha (menos o dinheiro que eu espertamente tinha no meu bolso). Ainda era mais do que a gente queria pagar, mas um valor bem mais justo do que o que ele queria receber.

O cara veio atrás da gente, provavelmente reclamando e xingando, e o jeito foi sair dali rapidinho. Confesso que eu fiquei bem chateada com essa história. De um lado é compreensível que o Laos é um país super pobre e as pessoas tem que encontrar alguma maneira de sobreviver e tal, mas tentar se aproveitar dessa maneira dos turistas, cobrando infinitamente mais caro pelo serviço oferecido também não é justo.

Enfim, além das cavernas vale a pena caminhar um pouco pela região e visitar a Tham Nam, que é um riozinho que vai por dentro da caverna! Fomos até a entrada do rio com águas tão bonitas como as que vimos nos lagos em Luang Prabang. Não entramos na água, porque não fazia muito calor.

Tham Phu Kham: um dos principais destinos turísticos de Vang Vieng... mas que nunca tivemos a chance de visitar. Depois de sair de Tham Hoi, se perder e parar muitas vezes para tirar fotos, fomos para o outro lado da cidade, conhecer a famosa caverna e lagoa. Apesar do percalço da manhã, tivemos um dia verdadeiramente mágico, sentindo o vento no rosto, apreciando as lindíssimas paisagens de Vang Vieng, enfim, aproveitando BEM as férias!

Vang Vieng

Esqueci de mencionar que em Vang Vieng quase todas as estradinhas são de terra. Pois bem, estavamos em caminho à caverna, esperançosos que com o calor do fim do dia finalmente poderíamos nadar na Blue Lagoon e... de repente nossa moto começa a fazer uns barulhos estranhos. Um RRRRRR bem alto cada vez q o Martin acelerava e o inesperado aconteceu: nossa moto quebrou!! Nãããããão!!!

O detalhe é que estávamos literalmente no meio do nada, sem ningúem ao nosso redor. Medo! Fomos andando mesmo e levando a moto com a gente, até que encontramos uma casa onde uma mulher viu a nossa situação e ligou para alguém nos ajudar (um borracheiro talvez)? E como eu falei antes, estávamos curtos de grana então nem tínhamos $$ suficiente para ir de tuk-tuk, caso encontrássemos algum. Felizmente depois de esperar algum tempo, passou um tuk-tuk com dois turistas japoneses dentro! A mulher da casa conversou com o motorista e ele aceitou levar a gente de volta para o nosso hostel apenas com o pouco dinheiro que tínhamos, ufa! Os turistas foram super gente boa e esperaram pacientemente enquanto o Martin e o motorista colocavam a nossa moto quebrada no teto do tuk tuk!

Passamos um sufoco, mas felizmente deu tudo certo! No final tivemos que pagar um extra para o conserto da moto. Não vimos a famosa Blue Lagoon, mas ganhamos uma boa história para contar haha!

Tubing: SIM! O que realmente coloca Vang Vieng na rota de turistas do mundo inteiro nada mais é do que viajar pelo rio Nam Song em bóias gigantes. Parece simples, mas quando Vang Vieng começou a bombar de turistas, foram abertos vários bares ao longo do rio, para que o pessoal pudesse ir "boiando" de bar em bar através do rio, até que os efeitos do álcool (ou outras drogas) tornassem seu passeio pelas belas pasiagens laosianas muito mais agradável. Em outras palavras: o pessoal vai pra ficar muito louco.

Claro que a mistura de álcool/drogas + bóias + rio (que é bem raso) não deu muito certo para alguns e infelizmente muitos turistas morreram afogados ou ao se chocarem contra as pedras do rio. Ai! O governo então fechou quase todos os bares ao longo do rio. Realmente, nós vimos bem poucos, e estavam bem vazios.

Ah, tubing!

Para fazer tubing é bem fácil, só tem uma loja no centrinho da cidade que organiza tudo. Na hora combinada eles nos deram as bóias e nos levaram de tuk tuk até o ponto de início no rio. E aí é só deitar e aproveitar! Como não fazia tanto calor foi bom porque tinhamos o rio praticamente só para nós. E foi ruim porque a água estava friiiiiiiiia.... mas como diz o velho ditado "quem tá no Laos, é para fazer tubing" e foi uma tarde muito divertida! Recomendo levar um saco impermeável para guardar roupas, dinheiro e outros pertences sem ter q se preocupar muito. Levamos também um sapato impermeável (é assim que se diz?) para poder ficar de pé nas pedras do fundo do rio.

Nós nem paramos nos bares, fomos lentamente junto com o rio Nam Song, aproveitando o sol e maravilhados com as lindas montanhas e pedras que se erguem ao longo de suas margens. Para quem quer visitar o Laos, eu super recomendo passar uns 2 dias em Vang Vieng para fazer tubing! Pelo menos na minha opinião, o tubing é legal para todos os estilos e idades, e não só para mochileiros querendo causar, como era antigamente.

Só que depois de umas 2 ou 3 horas, o sol já tinha baixado e eu estava com um frio danado! Estávamos esperando ver em algum ponto uma plataforma para sair do rio e voltar pra cidade, mas não vimos nada! Eu não aguentei, saí da água e fui caminhado pela margem do rio. Sem ter o que fazer, o Martin veio atrás de mim e juntos fomos andando na beira do rio carregando nossas bóias. Com certeza foi uma cena estranha ver a gente carregando a bóia em terra firme, ao invés de dentro da água, hahaha, mas eu sou muito friorenta mesmo! Felizmente depois de andar uns 15 minutos conseguimos voltar ao centro de Vang Vieng para devolver nossas bóias e ir ao hotel para tomar um banho quente! Mas fizemos isso rápido, para ir ao nosso próximo destino...

Elephant Cave (ou Xang Cave): Outra caverna conhecida da região, dá para ir andando a pé do centro da cidade. É uma caverna interessante, mas acho q só vale a pena conhecer se você tiver tempo, principamente porque eles cobram para vc atravessar a ponte de acesso à caverna e depois cobram o ingresso de entrada... só falta cobrar pra respirar, tirar fotos, etc! A caverna tem 300 metros de extensão, mas só uma parte está iluminada e aberta para visitação. O nome "Elephant" é porque tem várias estalactites e estalagmites que se parecem com elefantes. O legal de visitar o local é que dá para ter uma vista bem legal de Vang Vieng! Ali perto dá até para fazer um passeio de balão!

Vista panorâmica de Vang Vieng

Vang Vieng é isso! A comida é relativamente barata, e eles tem vários restaurantes em estilo asiático onde vc se senta em uns pufes confortáveis e come tranquilamente enquanto assiste (pasmem) Friends na televisão! Por alguma razão desconhecida, muitos bares e restaurantes de Vang Vieng sempre tem um DVD passando Friends sem parar, para atrair os gringos, com certeza! Eu nem gosto de Friends, mas o Martin estava se divertindo re(vendo) alguns episódios antigos!

Meu próximo post será sobre a capital, a "vibrante" Vientiane! Prometo que vou levar bem menos de um ano para escrever tudo! ;)


This post first appeared on Hong Kong - Docking In A New Harbour, please read the originial post: here

Share the post

Laos - Parte 2: Vang Vieng

×

Subscribe to Hong Kong - Docking In A New Harbour

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×