Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 Exercícios Infalíveis para Aumentar a Criatividade de vez

Aumentar a criatividade é possível, sim! Vamos te mostrar como se auto-desafiar e ser mais criativo em seu dia-a-dia, com exercícios infalíveis e que você não imaginava que podiam ser tão fáceis.

Já teve aquele pensamento que te perturba, te dizendo que você não é criativo o suficiente, e te fazendo pensar que você está falhando miseravelmente ao tentar pensar em uma nova idéia? Isso acontece com todos, acredite.

Ser criativo, segundo o Wikipedia, é a capacidade que o ser humano tem para produzir, transformar, agir sobre o ambiente a adequá-lo a suas necessidades. É a capacidade de criar.

Nós, no ramo do design, somos, a todo momento, pré-julgados sermos super criativos. As pessoas acham que nós temos milhares de insights e ideias novas pulando dentro da cabeça prontas para serem soltas.

Por favor, parem!

Designers, não se sintam culpados ou frustrados.

O que vou te contar aqui não é nenhuma mágica que vai te fazer criativo em um estalar de dedos. Se estiver esperando isso, infelizmente este artigo não é para você.

O que posso afirmar é: você já é criativo, mas não sabe.

Eu arrisco dizer que a Criatividade é como ser criança novamente. Você brinca, explora e se surpreende. Aceitando, ou não, o ser criativo já está em você. Basta saber como aplicar. E é aí que eu entro pra te ajudar.

Foto por rawpixel em Unsplash

1. Criatividade é igual “fazer acontecer”

Como já dito anteriormente, a criatividade não surge pulando alegremente. Ela vem com a prática diária. Sim, DIÁRIA.

Então o primeiro passo é comprar um caderno qualquer e um caneta. Quanto mais barato melhor, assim você não terá medo de “fazer feio” ou errar, porque a regra aqui é: não existem erros.

DICA: quanto menor o caderno melhor, pois assim terá uma maior sensação de tarefa concluída, por ter menos espaço sobrando.

Se ainda não está convencido, pode ler também nossas dicas em 5 razões do porquê você deveria ter um diário criativo.

Com cadernos em mãos, comece reparando em tudo ao seu redor. A rua, o trem, as pessoas, o movimento, a sua janela, a música tocando, tudo.

Perceba e aceite cada informação.

Você tem que estar aberto a descobertas, mesmo que seja a coisa mais normal do seu dia.

  • Escreva e/ou desenhe no seu caderno qualquer coisa que ver ou pensar. Qualquer coisa mesmo, não tenha medo. Cores, formas, sentimentos, adjetivos, lembranças. 50 palavras por dia, no mínimo.

O importante aqui é começar.

Não tenha medo de fazer algo que não tenha sentido nenhum. Na verdade, é até melhor que seja assim.

Coisas que podem estar em seu caderno:

• Sketches / desenhos
• Palavras soltas
• Listas de palavras
• Frases (com sentido ou não)
• Rascunhos
• Dúvidas
• Lembretes
• Colagens
• Fotos
• Post-its
• O que der na cabeça…

A intenção é FAZER acontecer. Todos os dias.


2. Palavras ao vento

Acho que deixei bem claro aí em cima a importância do uso diário do caderno, pois ele é sua ferramenta para fazer as coisas acontecerem. Então, agora vem a parte onde você se dedica e, também, observa.

Imagine o seguinte cenário:

Todos os dias, ao pegar o metrô para ir trabalhar, Joana adiciona 50 palavras aleatórias em seu caderno. Sem medo de errar, pois o erro não existe.

• Vestido
• Abraço
• Calor
• Vermelho
• Ponte
• Céu
• Botão
• Jardim
• Mudança
• Veneno
• Capa
• Chuva

30 dias depois, Joana observa suas palavras novamente e percebe uma conexão surpreendente entre calor e vermelho. O Calor vermelho! Aí estavam as palavras que lhe dão a inspiração que precisa para compor sua nova música. E se não fosse por estes rabiscos sem sentido, ela não teria tido esta ideia.

Palavras podem se adequar, mutar e se conectar, e quando você menos esperar, AHÁ! Surge uma ideia!

Esse processo ajuda a destravar sua mente e liberar espaço para qualquer pensamento possível, racional ou irracional.


3. Sinta-se desconfortável

Foto por Jonas Verstuyft em Unsplash

A intenção aqui é trabalhar a mente em cenários desconfortáveis, que não está acostumada. Esta dinâmica vai forçar a expandir seus pensamentos e ideias.

  • Imagine-se em lugares que você nunca esteve antes, que existam (ou não) no mundo real. Ex.:
    – Planeta Alien
    – Solitária
    – Fundo do Mar
    – Cidade deserta
    – Ilha de lixos
    – Faça uma lista com qualquer coisa que te faça sentir desconfortável de algum modo.
  • Escreva algumas linhas sobre a cultura deste lugar, como se sente sobre essa experiência de estar ali.

Criatividade requer coragem e que você saia da sua área de conforto. Este exercício vai te ajudar nisso.


4. Colorindo ideias

O objetivo dos exercícios é mapear ideias e emoções direto para o papel. Após mapear cenários desconfortáveis, chegou a hora de criar seu próprio ambiente ou história com a ajuda de cores.

Observe o ambiente que você está.

Se está em um lugar muito comum para você, como seu quarto, vire do lado oposto, para observar o que não está tão acostumado. Estar em um café diferente é uma boa opção, também.

    • Escolha 3 cores que pode ver neste ambiente. Anote.
    • Agora pense em uma palavra para cada cor — ex.: um adjetivo; um cheiro; um sentimento.
    • Com 1 das palavras, ou as 3 juntas, em mente (o que se sentir mais confortável), imagine um cenário onde estas 3 cores coexistem, levando em conta a palavra escolhida. Pode ser um lugar, uma história, uma impressão, algo que haja uma conexão.
  • Transcreva o resultado para o caderno, ou desenhe.

Meu Exemplo:

Cor 1: Cor-de-rosa ⟶ Esperança
Cor 2: Cinza ⟶ Isolamento
Cor 3: Branca ⟶ Frio.

Estas cores me fizeram criar um cenário como em uma fotografia, onde há montanhas de neve, num lugar muito frio e distante, isolado, onde a esperança é despertada por uma única fruta cor-de-rosa, como um brilho no escuro, um ato de vida no meio do nada.

A ação de estar vendo um cenário sob uma nova perspectiva ativa sua criatividade e te força a pensar de uma forma diferente, com um olhar especial. Faça isso pelo menos 1 vez por semana e você irá notar a evolução.


5. O poder do subconsciente

Você pode não acreditar, mas os sonhos têm um poder fascinante. Seu cérebro nunca para e seu subconsciente pode te dar o melhor das aberturas para novas ideias e descobertas.

Foto por Yeshi Kangrang em Unsplash

Posso contar aqui um bom exemplo.

Em novembro de 1963, Paul McCartney acordou super animado após perceber que escutava uma melodia enquanto sonhava. No minuto seguinte lá estava ele, sentado no piano, tentando recriar a melodia do sonho. Soava tão natural e tão familiar que ele suspeitou estar roubando esta melodia de alguém. Pensou que provavelmente já teria escutado antes quando jovem. Será mesmo que já havia escutado antes?

McCartney, para ter certeza, tocou a melodia para os outros integrantes dos Beatles e para pessoas que confiava. A resposta que recebia era a mesma — esta melodia é original, nunca escutamos antes. Foi então que ele se convenceu que o sonho foi um presente do seu inconsciente, e a tal melodia se tornou a famosa Yesterday.

Se você está pensando que o integrante do Beatles deu sorte e foi uma mera coincidência, então você está errado. O sonho foi simplesmente uma resposta para o que ele estava procurando.

Todas as noites, antes de dormir, o gênio Thomas Edison tomava um pouco do seu tempo para preparar seu subconsciente. Ele dizia:

“Nunca durma sem antes ter um pedido ao seu subconsciente.”

Enquanto dormia, sua mente começava a organizar, conectar e criar. E, logo após de acordar, ele passava um bom tempo passando tudo que tinha sonhado para o papel, com desenhos e palavras.

“Mas eu não sou um gênio, vai funcionar?”

Sim, se trabalhar a mente, seu subconsciente vai funcionar.

  • Logo antes de dormir, pense no problema que quer resolver. Pense em seus objetivos, desafios, experiências.
  • Não use celular, redes sociais, eletrônicos, nos últimos 30-60 minutos que for dormir. Se desconecte do mundo virtual.
  • Após acordar, passe 2-5 minutos pensando sobre seus sonhos. Medite se quiser/souber/gostar. (Acorde antes do horário que normalmente acorda).
  • Pegue seu caderno e comece a trabalhar em cima disso, 10-15 minutos. Anote palavras, frases, desenhos, ideias, ritmos. Mesmo que sentir que não for relevante, anote. Isso pode ser útil mais tarde, e você não está se dando conta no momento.

Se puder, faça isso todos os dias, ou o máximo que puder. Pode não surgir nenhum sonho revelador no começo, ou nenhuma ideia genial, mas esta ação, junto com os exercícios citados anteriormente, vão treinar seu cérebro e subconsciente a trabalhar cada vez mais e, assim, abrir a mente para o novo.

Concluindo

No mundo de hoje nós queremos a resposta agora, para já, que seja magnífico e que faça sucesso. Então pare tudo.

Tenha paciência e não apresse nada. As coisas acontecem em seu próprio ritmo. Se auto-considere e dê espaço ao tempo, para assim aumentar a criatividade sem pressão.

Mas treinar a mente é preciso. Faça estes exercícios de preferência todos os dias. Seja persistente. Os grandes nomes, como McCartney ou Edison, não tiveram uma ideia boa sem antes se esforçar para aflorar a criatividade. Aprenda a aprender. 

Faça os exercícios durante 30 dias seguidos. Este é o mínimo que deve fazer. Então volte aqui para nos contar o resultado.

O que está esperando para comprar seu caderno e começar já?


The post 5 Exercícios Infalíveis para Aumentar a Criatividade de vez appeared first on Des1gn ON.



This post first appeared on Des1gn ON - Blog De Design, Arte E Inspiração, please read the originial post: here

Share the post

5 Exercícios Infalíveis para Aumentar a Criatividade de vez

×

Subscribe to Des1gn On - Blog De Design, Arte E Inspiração

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×