Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 Razões do porquê você deveria ter um Diário Criativo

Depois que comecei a estudar processos criativos muitas teorias foram caindo do meu conceito.

Uma delas é a que diz que a Criatividade é um dom. Ou você nasce com ela ou não. E que não se pode aprender a ser criativo. Quem foi que inventou isso?!

Muito pelo contrário!

A criatividade é prática diária, é disciplina, é estudo e aprendizado. Quem fica esperando o “momento Eureka” pra ter uma ideia provavelmente não parou para observar como o processo acontece dentro de si.

Antes da lâmpada da ideia acender, milhares de conexões acontecem no nosso cérebro, e a prática de escrever em diários é um ótimo exercício para ajudar essas conexões acontecerem. Te juro! Funcionou comigo, provavelmente vai funcionar com você.

Como e por onde começar?

A primeira vez que eu escrevi em diário eu ainda era adolescente. Comecei por incentivo de um psicólogo que disse que Isso iria me ajudar com a memória e a prática de criar meu senso crítico (pois é, desde jovem eu já era “doido”).

Esta minha primeira experiência me lembra como a maioria das pessoas tem uma impressão chata sobre diários: um negócio bôbo, de gente que não tem com quem conversar e que sempre escreve “querido diário, hoje eu…” — nada contra quem faz, mas essa não é a minha ideia de Diário.

Aliás, isso é uma coisa legal sobre diários. Eles são democráticos. Aceitam tudo, qualquer jogo.

E quem faz as regras dele? — Exatamente! VOCÊ!
Não quer escrever hoje? — Tudo bem, não escreva.
Quer desenhar ao invés de escrever? — Manda bala, desenha aí, chapa!
Deu vontade de colar um post-it nele? — Pode também.

No diário pode tudo. Por isso ele te ajuda a ser criativo!


Minha segunda experiência com diários foi depois de ler este livro transformador: “Roube como um artista”, do Austin Kleon (versão em português). Impossível ler esse livro e continuar sua vida normal sem querer mudar nada nela.

Eu recomendo muito. É uma leitura muito rápida, direta e profunda. Do jeito que um bom conselho deve ser — e no livro, tem vários. E falando em conselho, vou te dar um agora. Para um pouco de ler esse post, abre uma outra aba aí no navegador, escreve o nome do livro e já procura. Senão você vai esquecer (a não ser que você já tenha um diário).

Depois desse livro nunca mais parei com os diários. Faz mais de 2 anos. E eu dou nome para os meus. O atual chama “Diário de Bordo”, porque ganhei de presente antes de começar a viagem da minha vida.

Agora que já quase te convenci (eu espero), vou te dar 5 razões do porque o hábito de ter um diário pode te deixar mais criativo.

Obs.: Só uma coisinha antes, vamos combinar aqui que a definição básica de diário é: todo e qualquer livro ou bloco de páginas em branco no qual um indivíduo decidiu preencher com conteúdos de sua autoria.


Designed by Kstudio

5 Razões do porquê você deveria ter um Diário Criativo

#1 – Estimula sua liberdade criativa

Como eu disse antes, o diário é democrático. Ele aceita tudo, não te julga, não te passa briefing e promete não contar a ninguém se você não contar. Isso te dá liberdade e tira o peso da expectativa de como o mundo vai reagir com aquilo que você criou. Você está livre para que sua criação sirva ou não para alguma coisa.

#2 – Te faz planejar e pensar a longo prazo

Escrever numa folha solta é instantâneo, escrever em um “livro em branco” exige planejamento. Normalmente você busca uma conexão entre um conteúdo e outro. Isso te ajuda em raciocínio lógico, em colocar ideias no papel e na habilidade em criar conexões entre tópicos diversos. É criatividade pura.

#3 – Realmente faz bem pra memória

Dizem por aí que a melhor forma de aprender ou reter informação é quando você a reproduz e visualiza.

Lembra na escola? Quando você não estudava para prova e depois preparava uma cola com as fórmulas de Báskara? Só o fato de escrever aquelas fórmulas em um papel bem pequeno para o professor não ver já te ajudava a memorizar a fórmula. As vezes, você nem usava a cola porque na hora lembrou do momento em que estava criando a cola. Comigo era assim, nunca colei. E o legal é que ter uma boa memória é ter matéria-prima para as conexões acontecerem. Sem memória, não tem conexão. Sem conexão, não tem criatividade.

#4 – Faz de você um Produtor de Conteúdo

Seu diário não vai se escrever sozinho. Você tem que colocar coisas nele. E quando você se empolga, tudo flui. Produzir é colocar a criatividade em prática. Arrisco dizer que conteúdos independentes que você criar para o diário vão de algum modo se conectar em uma ideia e virar a solução para algum projeto.

#5 – Você pode Errar e não tem prazo pra entregar

Essa é uma das melhores coisas da criatividade: O Erro.

Na criatividade pode errar sim, e isso pode levar a algo muito bom e, até mesmo, fazer com seus pensamentos “saiam da caixa”. O diário é seu projeto pessoal onde está tudo bem errar, se rabiscar ou se “atrasar o job”. Quantos projetos você está envolvido que te deixam verdadeiramente errar? – Se a resposta for 1, é muito. No diário você erra, testa teorias, escreve e se arrepende.


Fora tudo isso, ainda tem o fato de que o seu diário vira livro de referências de coisas que você já viu, pensou, imaginou e sentiu vontade de guardar em algum lugar. E ele tá aberto à visitas por 24 horas.

Portanto, vai numa banca e escolhe logo um diário legal para você começar imediatamente.

Conclusão

E ainda sobre criatividade, acho importante dizer que vejo o diário como uma prática livre e autoral da habilidade humana de ser criativo.

Por conta da rotina corrida que levamos, a gente se acomoda em ir nas respostas pré-prontas, nos caminhos já trilhados, que gastam menos tempo e energia.  Assim, acabamos por não praticar o novo ou enfrentar uma folha em branco. Aposto que se você testar, não vai se arrepender.

Se você ficou curioso pra conhecer o “Diário de Bordo”, meu diário atual, dá uma passada no instagram que você vai se deparar com algumas páginas e os selfies que venho tirando na viagem. Vou apreciar muito a visita. E me conte suas aventuras quando começar um diário também.

The post 5 Razões do porquê você deveria ter um Diário Criativo appeared first on Des1gn ON.



This post first appeared on Des1gn ON - Blog De Design, Arte E Inspiração, please read the originial post: here

Share the post

5 Razões do porquê você deveria ter um Diário Criativo

×

Subscribe to Des1gn On - Blog De Design, Arte E Inspiração

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×