Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

6 Fatores que afetam sua saúde (e rendimento) como Designer

Como Designer, você já “esqueceu da vida” quando estava envolvido na criação de um projeto e acabou “pulando” alguma refeição importante? Ou quem sabe a substituiu por um lanchinho ou um cafezinho, porque dá menos trabalho?

Essas coisas ao longo do tempo comprometem o seu rendimento, ao invés de ajudá-lo.

Então eis aqui algumas dicas para melhorar rendimento no trabalho e também o seu dia-a-dia puxado, especialmente se você está prestes a entrar numa avalanche de jobs, trabalhos ou estudos.

Memória e concentração

Pular uma refeição, por exemplo, pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental.

“O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição”, explica o nutrólogo Roberto Navarro. Ao escolher as melhores fontes de glicose fique com os cereais integrais, legumes e frutas.

Níveis de atenção e rendimento

Se você toma café, chá ou refrigerante (red bull, nem se fala) para se manter “ligado” por mais tempo em função do trabalho, cuidado!

A cafeína “engana” o cérebro atuando nos receptores que avisam que está na “hora de dormir” ou de “pegar leve”. Em outras palavras isso quer dizer que a cafeína na verdade não “pisa no acelerador” do seu organismo, ela só “coloca um tijolo” em baixo de um dos principais “freios” do cérebro, diz Stephen R. Braun, no livro “Buzz: The Science and Lore of Alcohol and Caffeine”.

Alerta: o excesso de cafeína pode induzir à ansiedade e a perturbações no sono.

Ou seja, você vai ficar bem um dia, mas no outro você vai estar péssimo por não dormir bem. Talvez você continue com velocidade para um “esforço repetitivo” (diagramação por exemplo), mas vai cair a sua habilidade de criação e raciocínio, ou seja, aquele logo difícil, não vai sair.

LEIA TAMBÉM: Identidades Visuais de Café incríveis e inspirativas.

Qual é a “dose recomendável” para a cafeína?

Uma xícara de 180 ml de café pode conter de 20 mg a 150 mg de cafeína, dependendo do modo de feito. Igualmente, refrigerantes de diferentes marcas podem conter de 23 a 71 mg de cafeína por 360 ml.

O nível de cafeína recomendado com segurança para adultos saudáveis é de 400 a 450 mg/dia, em mulheres grávidas este valor cai para 300 mg/dia. Ou seja, 3 a 4 xícaras de café é o máximo recomendado.

Saúde dos olhos

Quase tudo que um designer faz envolve a visão

À medida que envelhecemos vai ficando mais difícil para o nosso corpo regenerar as células. Isso pode afetar a saúde dos olhos e também a qualidade da nossa visão.

Com uma alimentação saudável podemos retardar essa perda de qualidade e diminuir os fatores de risco que colaboram para o surgimento da catarata, da DMRI (Degeneração macular relacionada à idade) e da síndrome do olho seco.

A solução é apostar em vitaminas antioxidantes, omega-3, minerais e zinco. Um bom complexo vitamínico ajuda muito nesse sentido.

Saúde das articulações

Trabalhar com tablets não é suficiente. Para prevenir problemas de coluna, ou outros relacionados a esforços repetitivos, faça alongamentos e exercícios.

Precisamos fortalecer o nosso corpo para corrigir a postura. Afinal a artrose, ou as hérnias de disco, causam muita dor, daquelas que não passam com uma “pomadinha”.  E nós designers somos um grupo de risco, fazemos movimentos errados com frequência.

Então é bom nos cuidarmos e, também, ajudar o corpo com alimentos que colaboram com a saúde dos nossos músculos e articulações. 

Veja alguns exemplos de alimentos que ajudam músculos e articulações:

  • Castanhas
  • Verduras verde escuras
  • Carnes
  • Ovos
  • Limão
  • Kiwi (vitamina C)

E também qualquer fonte de proteínas e colágeno em pó (que existe em lojas de produtos naturais).

Todos esses alimentos ajudam na síntese de colágeno, elemento fundamental para as nossas articulações.

Para evitar a retenção de líquidos

Retenção de líquidos é um problema que causa inchaço nas pernas, principalmente para quem fica muito tempo na mesma posição — fazem quantas horas que está sentado hoje?

Chá também ajuda.

Ironicamente, para parar de reter líquidos, você precisa beber líquidos!

Primeiramente, você tem lembrado de beber aqueles 2 litros que nos recomendam todos os dias? Ou pelo menos um copinho a mais aqui, e outro ali?

Sabe aquele squeeze que você nunca usa? Ele pode te ajudar a melhorar isso.

Dica: Diminuir a quantidade de sal por dia é fundamental também. 

Mas quais são os alimentos mais diuréticos?

Aposte naqueles que são ricos em água, como:

  • melancia
  • pepino
  • tomate
  • couve flor
  • morango
  • melão
  • abacaxi
  • maça
  • cenoura.

E também os alimentos ricos em potássio:

  • banana
  • iogurte desnatado
  • suco de laranja

Ajudam a diminuir o sal do organismo.

E pernas pro alto no fim do dia, porque ninguém é de ferro!

E para melhorar o humor

Se você é designer, provavelmente já é bem humorado por natureza, mas eu sei que tem algumas coisas que te tiram do sério (na verdade, te deixam sério!), não é mesmo?

Por exemplo: mudanças de ideia inexplicáveis no meio do trabalho; fazer 3 milhões de alterações no mesmo job; mudar a cor que está perfeita, só porque aquela não é a cor do time de futebol do dono da empresa; Já falamos sobre frases mais famosas dos clientes “from hell“, sei que já aconteceu pelo menos um dessas com você.

É! eu sei… acontece.

Então eis aqui alguns alimentos que ajudam a melhorar a nossa “química do bom humor” para encarar “de boa” os “ossos do ofício”:

  • Banana (é o que os nossos pais dariam aos nossos clientes): Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade. 
  • Espinafre (só lembrar do Popeye): Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo. 
  • Ovo (melhor comprar uma galinha então): a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar. 
  • Pimenta (nos olhos dos designers é refresco!): Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.
  • Alface (é bom que não engorda): Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão. 
  • Leite (com granola, por exemplo): também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar. 
  • Laranja (muito suco durante o dia!): além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.
  • Aveia (vai um mingauzinho?): o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina. 
  • Castanha (ah, essa é fácil): fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do humor.

Conclusão

Não é fácil ser designer, isso já sabemos. Mas agora você tem todas as dicas para ter uma saúde super boa, sem dores e mal estar. Se alimentar corretamente só vai te trazer benefícios, refletindo tanto em seu corpo, como também em sua mente! Espero que tenha gostado e aproveitado as dicas.

Referências:
Minha Vida http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13193-conheca-os-alimentos-amigos-da-concentracao-e-da-memoria
Acuvue https://www.acuvue.com.br/condicoes-do-olho/condicoes-do-olho-de-longo-prazo
Gizmodo Brasil http://gizmodo.uol.com.br/lifehacker-o-que-a-cafeina-realmente-faz-com-o-seu-cerebro/
Saúde e bem estar, site IG http://saude.ig.com.br/bemestar/10-alimentos-que-melhoram-o-humor/n1237803736332.html
G1 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/04/artrite-e-artrose-atingem-articulacoes-do-corpo-e-podem-ser-geneticas.html

The post 6 Fatores que afetam sua saúde (e rendimento) como Designer appeared first on Des1gn ON.



This post first appeared on Des1gn ON - Blog De Design, Arte E Inspiração, please read the originial post: here

Share the post

6 Fatores que afetam sua saúde (e rendimento) como Designer

×

Subscribe to Des1gn On - Blog De Design, Arte E Inspiração

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×