Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como amenizar o cheiro e gosto do ovo das sobremesas

Cheiro de Ovo

Cheiro de Ovo

Uma vez um professor me disse, “se não gosta do cheiro de Ovos das sobremesas, coma maçã”, quase tudo na confeitaria vai ovo, e na real, eu nem ligo muito se o cheiro do ovo estiver presente, mas tem gente que detesta. Um dos principais componentes da gema do ovo é o ferro e da clara o enxofre. Entre as propriedades mais marcantes do enxofre está o seu péssimo cheiro, também conhecido como “cheiro de ovo podre”. Ao aquecer um ovo, suas moléculas se movimentam de forma rápida e os átomos de ferro da gema e do enxofre da clara reagem entre si. A partir de uma certa temperatura o enxofre presente na clara começa a agir, dessa forma, o ovo passa a produzir aquele cheiro ruim tão característico.

Pela internet afora, tem milhões de formas de eliminar esse cheiro, de verdade, eliminar é quase impossível, talvez “amenizar” ou “mascarar” seja as palavras mais adequadas. Listei aqui algumas dicas que eu utilizo e as vezes funciona outras vezes não, mas não custa tentar né, na dúvida faça mais de uma!

Utilize sempre ovos frescos, ovos mais novos, menos odor. Você sabe como saber se o o ovo ta bom ou ruim? Coloque-o num copo com água, se ele ir direto pro fundo e se manter lá, ta ótimo, o ovo tá bem fresco e bom pra consumo, se boiar, jogue fora, se quebrar não vai ser nada agradável.

Retire sempre a película que cobre a gema, passe a gema numa peneira e fique balançando. O que ficar na peneira, é a pele e será descartado, o que passar por ela é a gema sem pele e será aproveitada. Atenção: Deixe que as gemas escorram só com a gravidade, a colher nesse processo é PROIBIDA.

Se o problema é o gosto, não utilize ovos caipiras, eles são mais saudáveis, mas também tem o gosto mais acentuado e marcante. Já falei deles aqui nesse outro texto!

Se a receita pede que você bata os ovos, tipo num pão de ló por exemplo, abuse, bata muito os ovos, pelo menos de 12 a 15 minutos em velocidade alta. Mas não esqueça de fazer isso antes de por a farinha, bater o bolo em excesso, faz ele ficar solado, por causa do glutém.

Certifique de que seu preparo está bem assado, bolos por exemplos, se mal assados tem maior chance de ter cheiros e sabor de ovo.

Adicione extrato de baunilha na receita (1 colher de chá – 5 ml para cada 2 ovos). Além de dar um “tchan” na receita, porque baunilha é “vida”, ela ajuda a mascarar o odor dos ovos. Limão também ajuda, adicione algumas gotinhas de limão à massa e num passe de mágica o cheiro forte de ovo desaparece.

Espero que tenham gostado das dicas, se gostou deixe um comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Um super beijo e até a próxima!

O post Como amenizar o cheiro e gosto do Ovo Das Sobremesas apareceu primeiro em Docee.



This post first appeared on 403 Forbidden, please read the originial post: here

Share the post

Como amenizar o cheiro e gosto do ovo das sobremesas

×

Subscribe to 403 Forbidden

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×