Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TEMPOS MODERNOS

Um grupo de Jovens, que viviam no futuro, ouviam um Velho senhor, que já havia vivido muito no passado. Estavam todos debaixo de uma frondosa árvore artificial. E assim o velho continuava, com tranquilidade, a contar-lhes sobre o mundo profissional de antigamente...
– No meu tempo, as coisas eram diferentes... A gente trabalhava menos e ganhava mais... Eu trabalhava oito horas por dia...
– Nossa! Só oito horas? – um dos jovens não conseguiu conter o espanto.
– Isso mesmo meu caro. E digo mais, havia categorias profissionais que cumpriam seis horas diárias!
Foi como se o velho tivesse dito algo impossível, inacreditável para aqueles jovens, afinal todo mundo trabalhava, em média, de 14 a 16 horas diárias. E o velho prosseguiu:
– E, após 35 anos de trabalho, podíamos nos aposentar...
Esta última frase causou uma estranheza na pequena plateia que o ouvia. Não sabiam o que significava a palavra “aposentar”. Ao perceber que não estava sendo compreendido, completou:
– Parávamos de trabalhar e passávamos a receber a aposentadoria... Não era muito dinheiro, na verdade era um tanto “curto”, mas, para quem tivesse feito um “pé de meia” para complementar a aposentadoria, a situação ficava melhor... –  e, depois de alguns minutos explicando como funcionava a desconhecida aposentadoria, teve a impressão de que ninguém havia entendido, mesmo assim concluiu – Enfim, de uma maneira ou de outra, nesta fase da vida a gente procurava se dedicar a um hobby, passear, viajar, enfim, fazer o que quiser, ou não fazer nada...
Oooohhh!!! Um assombro tomou conta dos jovens ouvintes. Jamais pensaram ser possível parar de trabalhar e continuar a ganhar dinheiro. Quem parava era porque não podia mais, estava doente ou fraco demais, mas ninguém deixava de trabalhar fora destas condições, porque não havia como se sustentar.
Finalmente, o velho arrematou a sua explanação dizendo outra coisa que parecia ainda mais impossível para aqueles jovens ouvintes:
– E havia os benefícios também... Geralmente as grandes empresas ofereciam um atraente pacote de benefícios para os seus colaboradores. Convênio médico, odontológico, participação nos lucros, plano de previdência privada, etc.
Neste momento, o grupo de jovens começou a se dispersar, afastando-se da árvore e buscando qualquer outra atração. Ao saírem daquele grande recinto, conversavam entre si:
– Esse velho deve estar louco, diz coisas absurdas...
– Se essas coisas que ele disse realmente forem verdades, então o mundo em que ele vivia era muito atrasado, não é?
– Isso mesmo! Ainda bem que hoje vivemos em um mundo moderno, bem diferente...
E assim continuavam com suas críticas, enquanto entravam em outras instalações da grande construção que visitavam...
Menos de meia hora depois, já estavam todos do lado de fora, descendo a grande escadaria em direção à calçada.
Na fachada portentosa, lia-se com grandes letras sobre as altas colunas: MUSEU DO TRABALHO.


This post first appeared on CONTO-GOTAS, please read the originial post: here

Share the post

TEMPOS MODERNOS

×

Subscribe to Conto-gotas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×