Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Um Livro Num Dia



Mais iniciativa da Chiado Editora: 'Um Livro Num Dia'
Para comemorar o Dia Mundial do Livro, 23 de Abril, esta Editora montou um 'escritório' no Jardim Vasco da Gama, em Belém, em pleno Pavilhão Princess Maha Chakri (Pavilhão Tailandês). 
Ali, à vista de todos, seleccionou os contos dos autores e preparou um Livro, que às 19h distribuía. 


Este foi o meu conto:



O Livro Esquecido

Desceu por aquelas escadas de pedra, descalçou os sapatos e sentiu a areia, ainda morna, a abraçar os seus pés.
Era uma agradável tarde de inverno, a brisa soprava morna, mas o mar estava agitado. Tal como ela, por baixo daquela imagem serena, batia um coração inquieto, revoltado, em tempestade.
E era tarde. Tarde em todos os sentidos que o tempo tem…
Trocou a areia tépida pela água fresca e sentiu um arrepio chegar-lhe ao pescoço. Era como que um despertar da sua letargia, do seu sono, de um longo adormecimento. Uma lágrima nasceu e fugiu. Apanhou-a já por baixo do queixo.
Naquele momento sentiu que algo esvoaçava aos seus pés, como que uma borboleta a agitar inúmeras asas, mas presa ao chão… 
Era um livro.
Baixou-se, ajoelhou-se e pegou-lhe com todo o cuidado. A capa descolava-se, as folhas pareciam querer voar. Estava amarelecido, não pelo sol, mas pelo tempo. Por aquele outro tempo que tudo leva: cor, poema, vida, dor… Não, a dor fica.
- Desculpe… - uma voz masculina vinha por trás de si. Quase que saltou.
- Esse livro é meu – continuou ele, ao mesmo tempo que lhe agarrava na mão e a ajudava a levantar-se – Ou melhor, era da minha mãe. Ela gostava muito de vir lê-lo para aqui. E hoje, que a perdi, resolvi fazer o mesmo.
Dos seus olhos nasceram duas lágrimas. Mas as dele não fugiram. Passearam pelo seu rosto, deambularam lentamente pela pouca barba, seguiram pelo pescoço, e ele nada fez para as segurar.
- Eu também perdi a minha mãe – confessou a jovem, admirando a coragem dele – Ela também gostava de vir para esta praia, não para ler, apenas para… ‘sentir o mar’… Tinha tanta coisa para lhe dizer… e não tive tempo…
Ele sorriu ao sorriso triste dela.
Voltou a pegar-lhe na mão, mas desta vez para a fazer sentar-se na areia, ao seu lado.
E ali, à beira mar, folhearam o livro, esquecido e amarelecido, e leram em asas de borboleta.
E a brisa, como alma de dois anjos quentes, envolveu-os num abraço de saudade, murmurando um imperceptível e terno ‘adeus’…





This post first appeared on COISAS QUE A CAROLINA ESCREVE, please read the originial post: here

Share the post

Um Livro Num Dia

×

Subscribe to Coisas Que A Carolina Escreve

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×