Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Coisas estranhas sobre o Universo

Existem coisas estranhas em nosso Universo e estou colocando algumas delas neste artigo. O Universo conhecido contém aproximadamente cem bilhões de galáxias, reunidas em grandes grupos e separadas por vastos espaços vazios.
Vídeo sobre o Universo


Estrela cadente


Mais conhecida como meteoros ou estrela fugaz. Alguns meteoros destacam-se pela sua espetacularidade e são denominados Bólides ou Bolas de Fogo. Embora os termos sejam sinônimos e a União Astronômica Internacional reconheça apenas uma definição abrangente para as Bolas de Fogo e Bólides, alguns astrônomos fazem a distinção:
Bolas de Fogo - quando o fenômeno atinge magnitude superior a um planeta (cerca de -4 ou mais brilhante).
Bólides (ou Bólidos) - Bolas de Fogo excepcionalmente brilhantes.
Estrela cadente

Buraco negro

Um Buraco Negro supermassivo com milhões a bilhões de vezes a massa do nosso sol. Buracos negros supermassivos são extremamente densos objetos enterrados no coração de galáxias. (Menores buracos negros também existem em todas galáxias.) Nesta ilustração, o buraco negro supermassivo no centro está rodeado pela matéria que flui para o buraco negro no que é chamado de um disco de acreção. Esta forma de disco como a poeira e gás no Galáxy cai no furo, atraído pela sua gravidade. Também é mostrado um jacto de saída do fluxo de partículas energéticas, que se acredita ser alimentado por rotação do buraco negro. As regiões próximas buracos negros contêm fontes compactas de alta energia do pensamento radiação de raios-X, em alguns cenários, se originam a partir da base desses jatos. Este X-radiação de alta energia ilumina o disco, o que reflete, fazendo com que o disco uma fonte de raios-X. A luz refletida permite aos astrônomos ver o quão rápido a matéria está rodando na região interna do disco, e, finalmente, para medir a velocidade de rotação do buraco negro. 
Buraco negro - Universo
Fonte de pesquisa: NASA

Magnetar (Magnetares)

Considera-se o magnetar um tipo especial de estrela de nêutrons (EN). As ENs são esferas compactas de cerca de 15 quilômetros de diâmetro, correspondendo ao núcleo do que resta do colapso de uma estrela com cerca de dez vezes a massa do Sol. Os magnetares, por razões ainda não completamente esclarecidas, têm campos magnéticos mil vezes mais fortes do que as ENs normais.
Apesar de toda a sua energia, os magnetares não são sempre objectos brilhantes. A oportunidade de os estudar acontece quando surgem, sem aviso, erupções que podem durar desde horas a meses, e que emitem luz visível e noutros comprimentos de onda. O magnetar 1E 2259+586 acendeu-se repentinamente em Junho de 2002. Foram obtidos dados de cerca de 80 erupções ocorridas num intervalo de 4 horas. Desde então, nenhuma outra erupção foi detectada. As mesmas variações de emissões aconteceram há 12 anos e permaneceram um mistério até este estudo.
Quando, em uma supernova, a estrela colapsa para uma estrela de nêutrons, o seu campo magnético aumenta dramaticamente (metade da dimensão linear aumenta o campo magnético em quatro vezes).

Magnetar
Imagem: NASA


Neutrinos


É conhecido por suas características extremas: é extremamente leve (algumas centenas de vezes mais leve que o elétron, existe com enorme abundância (é a segunda partícula mais abundante do Universo conhecido, depois do fóton) e interage com a matéria de forma extremamente débil (cerca de 65 bilhões de neutrinos atravessam cada centímetro quadrado da superfície da Terra voltada para o Sol a cada segundo).
Detector de Neutrinos
Imagem: NASA


Matéria escura

É a forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma (ou interage muito pouco com ela mesma.
A teoria dominante afirma que a Matéria Escura é feita de uma partícula chamada neutralino. Colisões entre neutralinos devem produzir um grande número de pósitrons de alta energia. O AMS poderá comprovar se a matéria escura é feita de neutralinos procurando por esse excesso de pósitrons de alta energia.
Matéria escura
Imagem: NASA

Energia Escura


É uma forma de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo.
A natureza da energia escura é um dos maiores desafios atuais da física, da cosmologia e da filosofia. Existem hoje muitos modelos fenomenológicos diferentes, contudo os dados observacionais ainda estão longe de selecionar um em detrimento dos demais.
As supernova tipo Ia possibilitam a principal prova directa da existência de energia escura. Segundo a Lei de Hubble-Humason, aparentemente todas as galáxias distantes afastam-se da Via Láctea, mostrando um deslocamento avermelhado no espectro luminoso devido ao efeito Doppler. A medição do factor de escala no momento em que a luz é emitida de um objecto é obtida facilmente medindo o desvio para o vermelho do objecto em recessão.
Supernova 1987

Planeta

O termo planeta é antigo, com ligações com a história, ciência, mitologia e religião. Os planetas eram vistos por muitas culturas antigas como divinos ou emissários de deuses. À medida que o conhecimento científico evoluiu, a percepção humana sobre os planetas mudou, incorporando diversos tipos de objetos. Em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) adotou oficialmente uma resolução definindo planetas dentro do Sistema Solar, a qual tem sido elogiada e criticada, permanecendo em discussão entre alguns cientistas.
Desde 1992, centenas de planetas orbitando outras estrelas (planetas extrassolares ou exoplanetas) foram descobertos na Via Láctea. Desde dezembro de 2010, mais de 500 planetas extrassolares conhecidos estão listados na Enciclopédia de Planetas Extrassolares, variando desde planetas terrestres maiores que a Terra até gigantes gasosos maiores do que Júpiter.
Planeta Terra


Gravidade


A gravidade é uma das quatro forças fundamentais, juntamente com as forças electromagnéticas, força forte e fraca. É o que faz com que os objetos tenham peso. Newton explica, "Todos os objetos no Universo atraem todos os outros objetos com uma força direcionada ao longo da linha que passa pelos centros dos dois objetos, e que é proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da separação entre os dois objetos."
Foi Isaac Newton quem a reconheceu. Newton escreveu numa das suas memórias que na altura em que estava a tentar compreender o que mantinha a Lua no céu viu uma maçã cair no seu pomar, e compreendeu que a Lua não estava suspensa no céu mas sim que caía continuamente, como se fosse uma bola de canhão que fosse disparada com tanta velocidade que nunca atinge o chão por este também "cair" devido à curvatura da Terra.
Pingo de água caindo

Vida

Por mais simples que possa parecer, ainda é muito difícil para os cientistas definirem vida com clareza. Muitos filósofos tentam defini-la como um "fenômeno que anima a matéria".
Stuart Kauffman define-a como um agente ou sistema de agentes autônomos capazes de se reproduzir e de completar pelo menos um ciclo de trabalho termodinâmico.
Uma característica útil sobre a qual se pode basear uma definição de vida é a da descendência modificada: a capacidade de uma dada forma de vida de gerar descendentes semelhantes aos progenitores, mas com a possibilidade de alguma variação devida ao acaso.
Gorila, macaco, animal
Universo


Há alguns anos, a sonda WMAP colectou dados que levaram à determinação da Idade do Universo em 13,73 (± 0,12) bilhões de anos. Entretanto, com base em dados coletados pelo satélite Planck, as interpretações de observações astronômicas indicam que a idade do Universo é de 13,82 bilhões de anos, e seu diâmetro é de 93 bilhões de anos-luz ou 8,80 ×1026 metros. De acordo com a teoria da relatividade geral, o espaço pode expandir-se a uma velocidade superior à da luz, embora possamos ver somente uma pequena fração da matéria visível do Universo devido à limitação imposta pela velocidade da luz. É incerto se a dimensão do espaço é finita ou infinita. Trezentos mil anos depois do Big Bang, teriam surgido átomos de matéria. As formas de vida teriam aparecido 11,2 bilhões de anos depois.
A teoria do Big Bang depende de duas suposições principais: a universalidade das leis da física e o princípio cosmológico, que afirma que, em grandes escalas, o universo é homogêneo e isotrópico. Essas ideias foram inicialmente tomadas como postulados, mas hoje há esforços para testar cada uma delas. Por exemplo, a primeira hipótese foi testada por observações que mostram que o maior desvio possível da constante de estrutura fina em grande parte da idade do universo é de ordem 10-5. Além disso, a relatividade geral passou por testes rigorosos na escala do Sistema Solar e das estrelas binárias.
Universo, pessoa


Fonte de pesquisa: Wikipédia




This post first appeared on FATOS E NOTÍCIAS NO UNIVERSO, please read the originial post: here

Share the post

10 Coisas estranhas sobre o Universo

×

Subscribe to Fatos E NotÍcias No Universo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×