Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Resíduos de Sucatas: Confira os mais comprados e vendidos no Brasil

Resíduos de Sucatas: O mercado de compra e venda de resíduos de sucatas no país movimenta cerca de R$6,3 bilhões por ano e mesmo com um índice de reaproveitamento de resíduos muito pequeno, em relação aos outros países, a indústria nesse seguimento já representa uma importante parcela da nossa economia.

No Brasil, segundo dados do IBGE, o alumínio é o resíduo com o maior índice de reuso, mais de 90% do material é recolhido para o reaproveitamento, seguido do aço 49%, papel 47% e vidro 45%.

Mercado de Resíduos de Sucatas

No país, cerca de 13% dos resíduos urbanos são reaproveitados e com o constante aprimoramento tecnológico, a crescente demanda por materiais ecologicamente corretos e a melhora na qualidade dos produtos, as empresas de reciclagem ganham cada vez mais espaço na nossa indústria.

Com a tendência mundial de preservação ambiental, a reciclagem se consolida como um forte ativo da economia nacional mesmo assim, empresários interessados em apostar nesse ramo têm que lidar com algumas ações que atrapalham um crescimento mais acelerado no setor.

O pouco investimento do poder público nesse seguimento é o principal empecilho para quem deseja investir nesse negócio. Faltam incentivos fiscais e subsídios para a reutilização de produtos recicláveis.

A falta de padronização também atrapalha o comércio de sucatas. Além disso, as normas técnicas para determinar os padrões dos materiais não são respeitadas o que resulta em aumento de preços e escassez de alguns insumos.

Padronização de Resíduos de Sucatas

Outro problema é a pouca produção. Com a ausência de políticas públicas de incentivo para o setor, empresários têm que lidar com uma indústria pouco profissionalizada e com cooperativas que não conseguem suprir as necessidades de demanda.

Por fim, alguns itens reciclados sofrem com uma tributação excessiva: como matéria-prima; como matéria secundária e também no transporte para os aterros e descartes. Isso encarece os custos produtivos e eleva o preço final no mercado.

Com todo isso, o Brasil, segundo um levantamento divulgado pelo SEBRAE, perde cerca de R$ 8 bilhões por ano devido à falta de recolhimento e reciclagem adequada de resíduos.

Negócios

Ao decidir abrir uma empresa no setor de coleta de resíduos de sucatas, o empresário deve se ater a alguns requisitos. O primeiro é a escolha do material que deseja lidar. Para isso, é importante levar em consideração três fatores:

  • o nível de serviço ao cliente;
  • a cobertura;
  • o giro de estoque.

A localização do empreendimento também deve ser bem estudada, pois ela deve estar de acordo com a matéria-prima escolhida, comportando áreas de recepção dos resíduos; seleção do material; armazenagem; maquinário e processamento; estoque final, além de espaço para a circulação, carga e descarga de caminhões.

Outro fator a ser considerado é a escolha do equipamento. Ele irá variar de acordo com o espaço disponível e o tipo de sucata que será reciclada.

Por fim, a seleção dos colaboradores. Uma empresa de reciclagem necessita da contratação de vários profissionais.

Por isso, antes de iniciar o negócio, o empresário deve ter claro qual será o seu processo produtivo para, em seguida, definir a equipe ideal de trabalho.

O post Resíduos de Sucatas: Confira os mais comprados e vendidos no Brasil apareceu primeiro em Venda de sucatas - Faciles.



This post first appeared on Faciles, please read the originial post: here

Share the post

Resíduos de Sucatas: Confira os mais comprados e vendidos no Brasil

×

Subscribe to Faciles

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×