Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mais essa agora! O que é 'fungo negro'? Saiba os sintomas e como se prevenir da infecção

Em meio a uma terceira onda de casos e óbitos pelo coronavírus, a mucormicose, conhecida como “fungo negro” tem preocupado as autoridades de saúde e é o novo temor associado à Covid-19, que se alastrou na Índia, com 9 mil infectados.

Segundo dados do Hospital das Clínicas de São Paulo, a doença necrosa os tecidos da face e atinge nariz, olhos e podendo chegar ao cérebro, sendo necessário realizar complexas cirurgias para salvar o paciente e 50% deles não resistem às complicações.

Ao Correio do Estado, o infectologista André Barbosa explica que a infecção da mucormicose é comum no mundo todo, e os fungos podem ser encontrados facilmente em solos e adubos.

“A Índia vive atualmente um descontrole da pandemia, e agora tivemos muitas confirmações da infecção mucormicose, esse fungo já existia, não surgiu agora em meio a Covid-19. A mucormicose são fungos que vivem na natureza e estão presentes no solo”, apontou.

O especialista destaca que a infecção é considerada mais oportuna para quem contraiu o coronavírus ou aqueles que se recuperaram recentemente.

“Sabemos que o fungo oportunista, que ataca o trato respiratório e pessoas que já estão com alguma doença, com a pandemia, muitas pessoas foram infectadas pelo coronavírus e tiveram o sistema imunológico afetado, essa infecção não é contagiosa e não se espalha de pessoa para pessoa”, explicou.

Conforme o Ministério da Saúde, a doença está em investigação no Brasil, com casos suspeitos em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Manaus.

O primeiro caso suspeito do “fungo negro” no Estado Foi Notificado na última segunda-feira (31), em um homem de 71 anos, que teve o olho esquerdo atingido pela doença. O paciente estava internado, em tratamento da Covid, e morreu na quarta-feira (2).

O segundo caso suspeito no Estado foi notificado em Corumbá na tarde de ontem (3). Internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido ao agravamento da Covid-19, o homem de 50 anos tem hipertensão e sofre de obesidade. Ele apresentou necrose ocular bilateral.

O infectologista explica que a infecção é conhecida como “fungo negro”, pois ela compromete a circulação e produz o que se chama de necrose ou morte do tecido, que então fica preto, devido a isso, recebe o nome de fungo negro.

SINTOMAS E TRATAMENTO

André Barbosa aponta que não existe uma forma de se proteger contra o fungo, pois ele faz parte da natureza.

“Temos que continuar seguindo todas as medidas de higiene, não tem nada específico para se fazer quando, afinal esse fungo faz parte da natureza, não existe assim um cuidado imediato para prevenir”, destacou.

Com isso, a melhor forma de ficar a salvo da doença é se prevenir da Covid-19 usando máscara que cubra o nariz e boca, mantendo distanciamento de outras pessoas, higienizando as mãos e não participando de aglomerações.

De acordo com o CIEVs, a progressão da doença leva a uma sequência de sintomas que se iniciam com dor orbital unilateral ou facial súbita, podendo conter obstrução nasal e secreção nasal necrótica.

Também pode ocorrer lesão lítica escura na mucosa nasal ou dorso do nariz, celulite orbitária e facial, febre, ptose palpebral, amaurose, oftalmoplegia, anestesia de córnea, evoluindo em coma e óbito.

O tratamento envolve remover cirurgicamente todos os tecidos mortos e infectados. Em alguns pacientes, isso pode resultar em perda da maxila superior ou às vezes até mesmo do olho.

A cura também pode envolver de 4 a 6 semanas de terapia antifúngica intravenosa.

Como afeta várias partes do corpo, o tratamento requer uma equipe de microbiologistas, especialistas em medicina interna, neurologistas intensivistas, oftalmologistas, dentistas, cirurgiões e outros.

Com informações: https://correiodoestado.com.br


This post first appeared on Blog Do Heriberto RochaBlog Do Heriberto Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Mais essa agora! O que é 'fungo negro'? Saiba os sintomas e como se prevenir da infecção

×

Subscribe to Blog Do Heriberto Rochablog Do Heriberto Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×