Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Detran abre Semana Nacional do Trânsito focando na educação

O Departamento Estadual do Trânsito do RN (Detran) participou nessa quarta-feira (18), da abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito no Rio Grande do Norte. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo do Colégio Ateneu e reuniu diversas instituições parceiras do Programa Vida no Trânsito, contando com as presenças da governadora Fátima Bezerra, do diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira, do prefeito de Natal, Álvaro Dias, além de outras autoridades, gestores e técnicos na área de tráfego, estudantes e a sociedade em geral.

Na ocasião, o chefe de Gabinete do Detran, Osmar Paiva Filho, falou aos presentes sobre as ações que o Órgão vai desenvolver de maneira integrada na capital e nos municípios do interior do Estado, ressaltando a importância do trabalho continuado de educação e conscientização das regras legais de tráfego junto a todos os agentes que fazem parte do trânsito, seja ele condutor, motociclista, ciclista ou pedestre. “O Detran, juntamente com o Governo do Estado, vai buscar realizar ações de educação no trânsito em todo o Rio Grande do Norte, procurando reduzir acidentes e preservar vidas. A título de conhecimento, de 2018 para 2019 houve uma redução de mortos no trânsito do RN de 12% e isso se deve muito ao trabalho de educação”, comentou.

Durante evento, a equipe de Educação do Detran atuou num estande montado na área do Colégio Atheneu, onde houve distribuição de material educativo, entrega de brindes da campanha Só Ando na Paz e informações sobre os serviços prestado pelo Órgão. Um dos pontos que chamou a atenção dos participantes foi o óculos de simulação de embriaguez onde o cidadão pôde fazer um percurso numa pequena pista e sentir a aproximação do que é tentar conduzir um automóvel sobre efeito de álcool.

Outros pontos fortes das atividades levadas pelo Detran foram as apresentações do Teatro Educativo onde atores fantasiados de palhaços entoaram canções sempre abordando temas do cotidiano do tráfego, passando mensagens de conscientização e respeito a legislação de trânsito.

O Detran ainda levou uma equipe da Operação Lei Seca que apresentou os equipamentos utilizados nas blitzen de fiscalização realizadas no Estado. As pessoas puderam conhecer mais sobre a legislação relacionada a mistura álcool e direção, como ainda tiveram a oportunidade de fazer teste do bafômetro no local.

No RN, o Detran segue com outras atividades relacionadas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) até o próximo dia 25. Este ano, o tema da SNT determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “No trânsito dê sentido à vida” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

PUBLICIDADE:



This post first appeared on Blog Do Heriberto RochaBlog Do Heriberto Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Detran abre Semana Nacional do Trânsito focando na educação

×

Subscribe to Blog Do Heriberto Rochablog Do Heriberto Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×