Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Saiba mais! ‘turbinada’ da TPM

Elas reclamam, eles sofrem. A tensão pré-menstrual, a famosa TPM, é um transtorno que atinge 90% das mulheres no mundo — e 100% dos homens que lidam com elas. 

A solução ainda é uma incógnita para uma causa para lá de conhecida: alteração hormonal. Mas o que já é ruim tende a piorar. Já se discute, entre os médicos, a existência de uma tensão pré-menstrual que pode evoluir para quadros mais graves, colocando em risco a saúde mental da mulher. É a chamada Super TPM.

Oficialmente chamado de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), o distúrbio atinge de 3% a 8% das mulheres em fase reprodutiva e é tema de debate no Congresso Brasileiro de Cérebro e Emoções, que acontece em São Paulo. Os sintomas são basicamente os mesmos (tristeza, irritabilidade, inchaço e desconforto), mas com mais intensidade. E podem chegar à depressão.

Seja a tradicional TPM ou a Super TPM, a recomendação médica é a mesma: tratar o problema para evitar que a tensão vire uma doença.

— Quando tudo me irrita, já sei que é o aviso. Descanso e como Chocolate — conta a bibliotecária Maria Beatriz Machado.

Boatos e verdades sobre a TPM

1) Algumas mulheres podem ter TPM Durante o mês inteiro?

BOATO

Mulheres que ficam irritadas o mês inteiro não sofrem de TPM, mas de outro transtorno. A TPM antecede o ciclo em uma semana e melhora no primeiro dia de menstruação.

2) Durante a TPM é preciso evitar exercícios físicos?

BOATO

Apesar do incômodo da TPM, os exercícios físicos ajudam a liberar a endorfina e melhorar o inchaço. Quanto mais sentada, mais a mulher tem dificuldade de retorno venoso.

3) Há alimentos que podem ser evitados durante a TPM?

VERDADE

Alguns alimentos como sal, açucar, café e álcool pioram a retenção de líquido, agravando ainda mais os incômodos da TPM. Alimentos enlatados também devem ser evitados.

4) Chocolate Ajuda a melhorar a TPM?

BOATO e VERDADE

O chocolate não ajuda a melhorar a TPM, mas como um dos sintomas é a ansiedade, o chocolate ajuda a melhorar a sensação de bem estar. É uma questão psicológica.

5) A mulher engorda no período pré-menstrual?

BOATO

Ela pode sentir um aumento de peso devido ao inchaço. O que acontece durante a TPM é a diminuição da urina e retenção de sal e água no corpo.

6) Dor de cabeça também é sintoma da TPM?

VERDADE

A retenção de líquido também ocorre no cérebro, resultando em um edema cerebral que provoca a dor. Não é regra, mas é comum.

7) TPM não tem cura?

BOATO

A alteração hormonal continuará ocorrendo normalmente, mas há diversos tratamentos médicos que podem reduzir e até mesmo fazer desaparecer os sintomas da TPM.

8) A mulher fica super sensível na TPM?

BOATO E VERDADE

A TPM pode apresentar sintomas psicológicos como irritabilidade, ansiedade, depressão e baixa autoestima... Tudo isso está ligado às alterações hormonais.


This post first appeared on Blog Do Heriberto RochaBlog Do Heriberto Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Saiba mais! ‘turbinada’ da TPM

×

Subscribe to Blog Do Heriberto Rochablog Do Heriberto Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×