Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vale do São Francisco sedia evento internacional sobre vinhos tropicais


Começou no dia 19/10, o 5º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), na cidade de Petrolina (PE), no Vale do rio São Francisco, principal região tropical vitivinícola do Brasil. Cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), estarão discutindo a vitivinicultura de clima tropical, que possibilita a produção de uvas e vinhos independente da época e da estação do ano, de acordo com a escolha dos produtores vitivinícolas.

Após ter ocorrido na Tailândia e na Austrália, o evento retorna para Petrolina, onde já ocorreram as duas primeiras edições. Segundo Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa e presidente do Comitê Organizador do evento, o Brasil está na vanguarda das pesquisas sobre vinhos tropicais, obtidos de uvas produzidas em vinhedos localizados em regiões em que as médias de temperaturas mais elevadas permitem mais de um ciclo vegetativo e uma ou mais colheitas por ano. "Esta atividade está sendo desenvolvida em regiões não tradicionais, contemplando novas latitudes na viticultura do globo, sendo singular e única em relação às tradicionais regiões produtoras de vinho", comenta Pereira.

Na programação técnico-científica estão previstas 28 palestras de importantes pesquisadores da vitivinicultura internacional. Abrindo o evento, a professora francesa Jocelyne Pérard, da Universidade da Borgonha, de Dijon, na França, e Presidente da Cátedra Unesco Cultura e Tradições do Vinho, falará sobre a "Organização, valorização e proteção do patrimônio cultural dos territórios de vinhos tropicais: reflexões da Borgonha, um patrimônio mundial da Unesco". Vinte e cinco trabalhos na forma de pôsteres serão apresentados até o dia 21 de outubro, quando encerra o evento.

Destaque na programação para a apresentação dos trabalhos relacionados à construção de uma Indicação Geográfica para os vinhos tropicais do Vale do São Francisco, a futura IG VSF, que será feita pelos pesquisadores da Embrapa Iêdo Sá, Tony Jarbas, Jorge Tonietto e Giuliano Pereira. Nas suas palestras, abordarão as ferramentas usadas para o zoneamento, caracterização dos solos, estruturação da futura IG, além de características dos vinhos tropicais do Brasil.

O Simpósio é uma realização das unidades da Embrapa (Semiárido e Uva e Vinho), Group of International Experts of Vitivinicultural Systems for CoOperation (GiESCO), Chaire Unesco – Culture et Traditions du Vin, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Conta com o apoio do Senac, Facepe, IFRS Sertão Pernambucano e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Valexport, Instituto do Vinho, ADDiper e CAPES.

A programação completa e outras informações do evento podem ser encontradas no site www.embrapa.br/istw2016.

Na sequência, de 23 a 28, a vitivinicultura continua em destaque, durante o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que será sediado pela primeira vez no Brasil. O evento acontece em Bento Gonçalves (RS), e é coordenado e presidido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tendo como entidades organizadoras a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. Clique aqui para mais informações.


Fonte: Embrapa
 


This post first appeared on Blog Do Ibraf, please read the originial post: here

Share the post

Vale do São Francisco sedia evento internacional sobre vinhos tropicais

×

Subscribe to Blog Do Ibraf

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×