Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Investimento vai melhorar qualidade da banana de Manoel Urbano/AC


Os produtores de Banana de Manoel Urbano tiveram uma ótima notícia nesta quinta-feira, 12. A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap) anunciou a aprovação, pela Fundação Banco do Brasil, de um convênio no valor de R$ 200 mil para o fortalecimento da cadeia produtiva da banana naquele município.

Manoel Urbano é um Dos Principais produtores da fruta no Acre, com cerca de 300 hectares cultivados e uma produção anual estimada em 3,6 mil toneladas.

Nos últimos anos, o governo tem incentivado o aumento da produção com a distribuição de quase 200 mil mudas de banana e promovido a capacitação dos produtores com a oferta de cursos de boas práticas que englobam manejo, escolha da área, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita e comercialização.

O recurso do convênio vai ajudar a resolver um dos principais problemas enfrentados pelos bananicultores: o armazenamento adequado da fruta.

Com a aquisição de uma câmara de climatização de banana será instalada uma casa de embalagem que vai proporcionar mais qualidade na fruta, diminuindo de forma significativa as perdas, elevando os índices produtivos e, consequentemente, incrementando a renda dos produtores.

“Esse recurso chegou em um ótimo momento. Estamos vivendo uma fase muito boa na produção de bananas. Hoje, já mandamos nossa banana para Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, mas a competitividade lá fora é muito grande. Além disso, temos a entrada da banana da Bahia aqui no Acre. Precisamos, então, cada vez mais ter um produto com mais qualidade”, destaca José Carlos Reis, gestor da Seap.

Convênio será celebrado com cooperativa de produtores

O recurso disponibilizado pela Fundação Banco do Brasil vai ser destinado à Cooperativa de Artesãos, Agricultores Familiares e Economia Solidária de Manoel Urbano, a Coopam.

Segundo a presidente da entidade, Peregrina da Silva Lima, são 40 produtores atualmente na cooperativa, mas a intenção é ampliar esse número para beneficiar mais agricultores.

“O grande desafio de quem planta banana em Manoel Urbano é armazenar e transportar de forma correta para que a fruta chegue em perfeitas condições nos compradores. Essa casa de embalagem vai mudar nossa realidade.”

Além da câmara de refrigeração, também está prevista a aquisição de uma camionete para o suporte à produção de banana na região.

Fonte: Agência de Notícias do Acre
Autor: Leônidas Badaró


This post first appeared on Blog Do Ibraf, please read the originial post: here

Share the post

Investimento vai melhorar qualidade da banana de Manoel Urbano/AC

×

Subscribe to Blog Do Ibraf

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×