Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nutrição reforçada é estratégia de produtores de uva para obter frutos mais duráveis

Produtores buscam auxílio em fertilizantes foliares de alta tecnologia para colher frutas de boa aparência, sabor acentuado e maior durabilidade



A safra de uvas colhidas no final de 2016 foi favorecida pelo clima, que contou com chuvas e geadas nos períodos certos no estado de São Paulo. Para aprimorar ainda mais os bons resultados, agricultores reforçaram o manejo nutricional visando a conquista de melhores preços de venda no período de festas de fim de ano.

De acordo com o engenheiro agrônomo André Queiroz, consultor em nutrição de plantas da Nutriceler, quem quer produzir frutas de alto padrão precisa estar atento aos cuidados nutricionais antes da brotação. “O cálcio e o boro são dois nutrientes indispensáveis para a fruticultura em geral. O agricultor precisa ter uma boa estratégia e usar boas fontes nutricionais foliares para que o tratamento seja eficiente”, diz.

André acompanhou o manejo no Sítio Agostinho, em Atibaia (SP), onde são cultivadas uvas da variedade Niágara Rosada em uma área de 18 mil m2 em Atibaia (SP). Lá, o trabalho nutricional foi intensificado na pré-florada, já no início da brotação, quando os primeiros cachos começaram a aparecer. “Fizemos um trabalho visando, principalmente, a fertilidade das flores. Utilizamos fertilizantes foliares de alta eficiência, que contam com formulações que permitem que os nutrientes, no caso do boro e cálcio, sejam absorvidos pela planta em poucos minutos e metabolizado rapidamente também”, explica.

“Continuamos com os reforços de cálcio na fase de florescimento além de outras combinações de nutrientes, todas com tecnologia Nutriceler. Vale lembrar que a dupla de boro e cálcio deve estar presente até o completo desenvolvimento dos cachos”, completa André. Pra reforçar a resistência natural das plantas, a sugestão de André foi a aplicação de cobre.

A boa aparência e o Sabor Acentuado da uva de mesa foram favorecidos com aplicações sucessivas de hidróxido de potássio. “Para conseguirmos a casca com boa aparência e as cores bonitas e vibrantes utilizamos o hidróxido de potássio. O cálcio também entrou novamente nesse manejo para garantir que as bagas ficassem firmes e com maior durabilidade após serem colhidas”, complementa o agrônomo.


Fonte: Agrolink com informações de assessoria


This post first appeared on Blog Do Ibraf, please read the originial post: here

Share the post

Nutrição reforçada é estratégia de produtores de uva para obter frutos mais duráveis

×

Subscribe to Blog Do Ibraf

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×