Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A importância dos chatbots para vendas industriais

A Importância Dos Chatbots Para Vendas Industriais

Para muitos de vocês, conversar com um robô lembra uma cena dos Jetsons. No clássico desenho animado, criado pelo estúdio Hanna-Barbera, uma família vivia em um mundo futurístico, em que os carros eram voadores e a inteligência artificial era realidade. Nos anos 80, aquele cenário parecia inalcançável. Os carros ainda não voam, mas os drones estão por toda parte e fazer uma chamada por vídeo é algo tão natural quanto dar um telefonema.

Hoje, assim como os personagens de “Os Jetsons”, nós também nos relacionamos com robôs todos os dias. E de maneira muito mais avançada do que a imaginada pelos roteiristas. É o caso dos chatbots. Esses robôs, baseados em inteligência artificial, interagem conosco o tempo todo. Seja ao ligar para uma operadora de telefonia, seja para conversar por meio de um aplicativo de mensagem.

O bot compreende a linguagem humana, e assim consegue manter uma conversa. Em alguns casos, a complexidade é tão grande que é difícil acreditar que estamos trocando mensagens com um robô.

Os chatbots, atualmente, são aplicados basicamente em duas áreas. Nos setores de atendimento e Vendas. É um avanço que as empresas não podem abrir mão, sobretudo a indústria.  Com o apoio da tecnologia, elas podem alcançar excelentes resultados.

Abaixo, você confere como os chatbots podem impactar positivamente o campo industrial.

Atendimento 24 horas.

Imagine o seu Cliente ter uma demanda urgente e ainda assim ser atendido por você? Sim, isso é possível, caso a sua indústria tenha um chatbot. Para o setor de vendas essa agilidade é fundamental. Muitas vezes, o cliente escolhe o fornecedor baseado na rapidez do atendimento. Afinal, ninguém gosta de esperar para conversar com uma empresa, sobretudo quando estão esperando para comprar um produto ou um serviço.

É possível programar um chatbot para responder, por exemplo, sobre os atributos de uma solução. Além disso, sua empresa pode adicionar respostas automáticas para as perguntas mais frequentes dos clientes.

Geração de Leads.

Quem trabalha com vendas sabe a importância de captar clientes em potencial, também conhecidos como leads. Essas pessoas estão na fase inicial da jornada de compra. Portanto, querem conhecer um pouco mais sobre o produto ou serviço até tomarem uma decisão.

Nesse sentido, o chatbot pode oferecer uma contribuição muito relevante para as vendas industriais. Ainda mais se ele for integrado a um software de CRM.

Caso a indústria utilize o WhatsApp Business, por exemplo, criar um chatbot no CRM é muito simples. Além disso, você pode escolher em qual momento do funil de vendas ele entrará em ação.

Se um cliente em potencial envia uma mensagem, o chatbot pode responder imediatamente com uma mensagem de boas-vindas. Além disso, nesse exato momento, o CRM cadastra esse contato como um novo lead no banco de dados.

O bot consegue ainda solicitar ao cliente dados como nome, telefone, e-mail para contato e cargo na empresa onde ele ou ela atua. Essas informações são preenchidas automaticamente no cartão de lead gerado pelo CRM.

Dessa forma, a equipe de vendas já tem os dados necessários para iniciar uma prospecção. Com o WhatsApp Chatbot é possível ainda realizar o acompanhamento do cliente. Assim, durante a negociação, você não precisa se preocupar em entrar em contato com o lead.

Basta programar o bot para enviar, por exemplo, uma mensagem 48 horas depois ao primeiro contato. Essa é uma maneira muito eficaz para saber se o cliente está interessado e ainda promover novos benefícios da oferta.

Economia de recursos.

Os empresários sabem o quanto é custoso manter a folha salarial em dia. Além disso, cada funcionário exige gastos extras, como benefícios e investimentos em manutenção, o que inclui computadores, energia elétrica, aluguel de escritórios, entre outros investimentos.

Manter uma estrutura de atendimento ao público e uma equipe de vendas online é ainda mais caro. Por outro lado, investir em chatbots pode ser uma das melhores escolhas para quem deseja economizar, mas sem perder a força de vendas.

Afinal, os chatbots podem ser usados para o primeiro contato, acompanhamento de clientes e a execução de tarefas repetitivas, como informar o cliente sobre o status de algum pedido. Dessa forma, você pode ter uma equipe de profissionais enxuta, e que tenha mais tempo e foco em negociações complexas.

Torna o processo de compra mais simples.

O processo de venda de uma indústria já é complexo. Muitas vezes, no segmento B2B, a decisão de compra necessita passar por diversas fases, e podem demorar meses até ser concretizada.

Infelizmente, durante essa longa jornada de compra, é natural que alguns clientes desistam do negócio no meio do caminho. Nessas situações, o chatbot serve para oferecer, sempre que necessário, informações adicionais. Além disso, durante esses contatos, o bot consegue enviar para o cliente conteúdos preparados pela equipe de marketing, como vídeos e links para newsletter.

Segmentação.

Quando uma indústria entra em contato com o seu cliente por meio de um chatbot, a receptividade é muito maior do que se essa troca ocorresse pelo telefone. Afinal, uma chamada pode ser demorada e também inconveniente.

Por outro lado, com o chatbot é mais fácil promover a melhor relação com o cliente. E, por meio dessas interações, é possível coletar informações muito importantes sobre o que ele deseja. Dessa forma, a indústria em que você trabalha tem a oportunidade de criar soluções sob medida para público-alvo dela.

O post A importância dos chatbots para vendas industriais apareceu primeiro em Indústria Hoje.



This post first appeared on Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind, please read the originial post: here

Share the post

A importância dos chatbots para vendas industriais

×

Subscribe to Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×