Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cinco setores em que os tubos de aço são indispensáveis e você não sabia

tubos-de-aco-industria

Parece exagero, mas esse item é obrigatório na fabricação de muitos produtos que você usa no cotidiano e, na maioria das vezes, nem percebe.

Da tubulação do seu edifício aos equipamentos para exames médicos, os Tubos de aço constituem uma infinidade de objetos. Na indústria, na construção civil, na decoração e até mesmo nas artes plásticas, eles estão presentes fazendo a diferença.

Existem alguns tipos de tubo de aço carbono no mercado. As formas deles variam de acordo com sua finalidade:

  • Tubos de aço retangular
  • Tubos de aço quadrado
  • Tubos de aço redondo

Aplicações gerais dos tubos de aço

Indústria

No processo de produção de diversos segmentos industriais, os tubos de aço industriais redondos são fundamentais. Eles estão presentes em serralherias, em estruturas metálicas, processos de usinagem, entre outros.  Mas, existem três tipos diferentes de aço em formato de tubo circular. O tubo Schedule, por exemplo, serve para transportar fluídos com condições de pressão e temperaturas específicas.

Construção Civil

Já os tubos retangulares e quadrados estão mais presentes em estruturas na construção civil. Se você for a um canteiro de obras terá a oportunidade de observar diferentes formas de usar os tubos de aço carbono.

tubos-de-aco

Brinquedos infantis

Lembra na sua infância quando você se divertia no balanço e descia no escorrega? Sua brincadeira só foi possível graças aos tubos de aço que faziam parte da estrutura desses brinquedos.

Presentes nos playgrounds, parquinhos e jardins da infância, esses equipamentos para uso infantil são fabricados de acordo com as normas técnicas de padronização vigente em nosso país. Como os tubos de aço carbono são conhecidos por sua alta resistência, eles estão presentes em diversos brinquedos que possuem selo de qualidade. Esse material proporciona mais segurança para os pequenos e menos preocupação para os adultos.

Equipamentos fitness

“Puxar ferro” é uma gíria muito utilizada entre os praticantes de musculação. Embora as pessoas não esqueçam o material que colabora diretamente para o fortalecimento de seus músculos, muitas vezes desconhecem aquele que sustenta o aparelho: o aço.

A estrutura da maioria dos equipamentos de academia para a prática de musculação são compostos de tubos de aço retangulares e quadrados. Isso porque a resistência dessa matéria-prima é essencial para suportar o peso do corpo somado a força que a pessoa faz durante o exercício físico. Além disso, o aço é fácil de limpar e não oxida com facilidade.

Equipamentos médicos

Os tubos de aço também são muito utilizados na área médica. Ou seja, vários equipamentos em que alguns exames são realizados contam com a presença desse material em sua estrutura.

Mas, afinal o que faz com que tantos segmentos diferentes utilizem essa mesma matéria-prima?

Vantagens do uso de tubo de aço

Aguentar muito peso sem impactar sua estrutura é o principal atrativo  desse tipo de tubo. Vale lembrar que não foi por acaso que o Superman recebeu a alcunha de Homem de Aço. Sua força absurda é comparável ao dessa liga de ferro e carbono tão versátil.

Confira os principais benefícios do aço carbono em formato de tubo:

  • Resistência (inclusive a ação do fogo)
  • Excelente custo/benefício
  • Durabilidade
  • Não oxidam
  • Não são corroídos facilmente
  • Facilidade de higienização
  • Proporcionam design moderno
  • Leveza
  • Reciclável

Já tinha se dado conta da importância dos tubos de aço na vida moderna? Se você lembra de outros produtos em que esse tipo de material faz parte da composição é só comentar abaixo.

Este artigo é patrocinado pela Empresa Tubonasa 

O post Cinco setores em que os tubos de aço são indispensáveis e você não sabia apareceu primeiro em Industria Hoje.



This post first appeared on Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind, please read the originial post: here

Share the post

Cinco setores em que os tubos de aço são indispensáveis e você não sabia

×

Subscribe to Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×