Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O VAREJO MUDOU mas.... Infelizmente para pior!

O VAREJO MUDOU mas.... Infelizmente para pior!

Como muitas pessoas aqui do grupo, sou do tempo em que a operação das lojas era muito mais simples e dava muito mais resultado (Lucro).

Ao longo desses 40 anos trabalhando com supermercados presenciei essas grandes mudanças.

Antes, o proprietário comprava mercadorias, colocava os preços e ajudava a expor e vender seus produtos.

A estrutura de pessoal era muito enxuta, as despesas baixas e a lucratividade bem alta.


Com o tempo a situação foi mudando; a operação dos supermercados foi tornando-se complicada exigindo a contratação de "Grandes Especialistas" e o aumento da mão de obra.

No passado uma das únicas operações que eram terceirizadas era os Serviços de Contabilidade; os demais serviços quem fazia, além dos proprietários, eram os Gerentes formados "na casa". Eles ajudavam a comprar mercadorias, recebiam, colocavam os preços, faziam as promoções, inclusive as de tabloides. Contratavam e treinavam suas equipes.

Faziam inventários (a loja inteira) a cada três meses sendo que o hortifrúti e o açougue eram realizados, em algumas empresas, semanalmente para garantir os resultados.

Embora não tivessem os recursos que temos hoje disponíveis, tínhamos os resultados nas mãos; sabíamos a margem real da loja, o estoque em dias, as perdas e quebras sob controle e fazíamos planejamento anual, tudo isso sem a necessidade da contratação de "pseudos especialistas" que nunca dirigiram uma loja.

Com o tempo a situação foi mudando; a operação dos supermercados foi tornando-se complicada exigindo a contratação de "Grandes Especialistas", e o aumento da mão de obra.

As operações descentralizadas das Contabilidades continuaram a existir só que agora, devido às grandes mudanças no sistema tributário brasileiro, muito mais competentes e especialistas no segmento.

Infelizmente começaram e existir outras empresas prestadoras de serviços que não tinham no passado:

- revisão cadastral,

- análise e correções das informações fiscais,

- controles e redução dos desperdícios,

- serviços da vigilância sanitária,

- consultorias,

- merchandising,

- especialistas em elaboração de tabloides,

- especialistas em mudanças de lay-out,

- negociadores para eventos especiais,

- coaching,

- Verdadeiros "Gurus" que prometem grande lucratividade em três meses sem nenhum investimento.

- Centenas de cursos que prometem formar especialistas em somente um dia de treinamento.

NUNCA VÍ TANTOS CURSOS ANUNCIADOS DIARIAMENTE NA INTERNET que prometem verdadeiros milagres.

 

É claro que há muitas empresas e profissionais sérios, com muita experiência que de fato podem ajudar, e muito, as empresas com dificuldades.

Infelizmente o que agravou a situação foi o desemprego; muitas pessoas que são despedidas e encontram dificuldades de retornar ao mercado de trabalho, VIRAM CONSULTORES.

O mercado tem pessoas que não têm foco e se oferecem para fazer de tudo, como montar a loja (montagem das gôndolas), pinturas, gerenciamento por categoria, marketing, coaching, revisão cadastral, mentorias e etc. É um absurdo e isso denigre a "imagem" dos profissionais competentes que há no mercado.

Embora tenha trabalhado por mais de 40 anos, procuro sempre aprender participando de palestras, cursos, lendo livros e revistas.

Tenho assistido palestras super interessantes de profissionais altamente competentes que FELIZMENTE ainda há no varejo e quando vejo alguma procuro compartilhar com todos os meus contatos, MAS... tenho presenciado pessoas sem os conhecimentos mínimos necessários, prometendo "Verdadeiros Milagres", tentando usar os mesmos recursos de algumas antigas empresas de Marketing Multinível.

É claro que tudo isso tem seus custos, que não são pequenos e, quem paga? É a margem que sobra ou sobrava.

Um cliente antigo comentou comigo que gostava de "Comprar, Expor e Vender" e hoje não tem mais tempo para isso. Ele disse que por conta dessas mudanças, hoje ele só tem tempo para administrar contratos dos serviços citados acima.

Precisamos voltar a "Fazer o Básico", voltando a trabalhar com mais simplicidade e mais resultados e se houver a necessidade de ajuda externa, temos que procurar pessoas/empresas competentes e respeitadas no mercado e que tenham referência de trabalhos executados em outras empresas; eu poderia indicar vários profissionais altamente sérios e competentes nas áreas de Prevenção de Perdas, Inteligência de Mercados, Gerenciamento por Categoria, Consultores, RH e outros.

Nelson Alexandre:.
" Deus não fará nada na sua vida sem a sua cooperação! Não adianta oração quando se tem de agir! "


This post first appeared on COOPERATIVA DE IDÉIAS / Nelson Alexandre:., please read the originial post: here

Share the post

O VAREJO MUDOU mas.... Infelizmente para pior!

×

Subscribe to Cooperativa De IdÉias / Nelson Alexandre:.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×