Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como aquecer uma piscina com painéis solares

Aquecer uma Piscina com painéis solares é uma forma aceitável de reduzir a fatura de eletricidade e ao mesmo tempo manter a água quente para poder nadar sem calafrios e arrepios.

Os sistemas solares para aquecer piscina são fáceis de instalar, com uma durabilidade elevada. Tal como os sistemas solares para a casa que convertem a energia do sol em eletricidade útil.

Sistema de aquecimento de piscina com painéis solares

Aquecer a piscina com recurso à energia solar é simples basta instalar os painéis solares, tubagem acessória e se optar por sistema misto um depósito para as águas quentes sanitárias.

Apenas tem que considerar o dimensionamento do seu sistema. Que será proporcional ao uso que lhe irá dar, ou seja, à necessidade/volume de água a aquecer. Pois o objetivo é aquecer obter o maior proveito da energia do sol para aquecer a água da piscina.

A grande vantagem de aquecer a piscina com um Painel Solar é durante os meses de outono e primavera nos podermos banhar ao ar livre. É verdade que a temperatura da água de uma piscina aquecida é sempre inferior ao de um duche, mas permite-nos alongar os meses de “mergulhos” para 4/5 meses…

Temperatura da água da piscina

Quando comparamos a temperatura da água de uma piscina aquecida com a de um banho, esta é mais baixa, no entanto é uma água aquecida sem custos e amiga do ambiente. Pois antigamente para aquecer a água de uma piscina recorria-se ao gás ou eletricidade.

Assim com painéis solares conseguimos um aumento da temperatura da água gradual. Por norma 5 a 10 graus acima da temperatura ambiente, o que nos permite entrar na água mais facilmente.

Como funciona o aquecimento da piscina com painel solar?

Temos de considerar a existência de dois tipos de aquecimento de piscinas com painel solar.

  • Aquecimento de piscina direto – em que a água circula livremente no painel solar. É o sistema mais barato, mas com baixo rendimento.
  • Aquecimento de piscina indireto – em que existe um circuito fechado, com líquido misturado em água e que passa numa serpentina para aquecer a água. É o sistema mais usado e tem um rendimento mais elevado.
Esquema típico de um sistema de aquecimento Solar para piscinas
Esquema típico de um sistema de aquecimento Solar para piscinas

Os constituintes do sistema são painel solar com coletores, filtro, bomba de circulação, tubagem acessória e depósito acumulador de água (no caso de termos sistema AQS).

Os painéis solares podem ser instalados no telhado da casa (aumentando a tubagem até à piscina) ou ao lado da piscina.

Assim, se estivermos a falar de um sistema aquecimento solar de piscina direto a água circula livremente no painel solar, sendo que faz o circuito através da bomba de circulação, por norma a bomba da piscina, que por sua vez tem ainda um filtro que permite limpar as impurezas da água. Assim, a água é aquecida pela energia solar e depois devolvida à piscina.

Se optar pelo sistema de aquecimento indireto, a água irá circular através dos painéis solares em circuito fechado, e por sua vez a tubagem irá levar a água quente até à serpentina (permutador de calor) para depois transmitirem o calor à água da piscina. Dentro desse circuito fechado circula um líquido térmico solar (mistura de água com glicol) que depois é impulsionada através da bomba. O líquido e a água nunca se tocam!

Caso opte pela acoplagem do sistema AQS e aquecimento de água de piscina com painel solar, que para mim é a melhor opção, primeiro o sistema dará prioridade às AQS, sendo que depois quando o acumulador estiver à temperatura definida, muda para a água da piscina.

Fatores determinantes para aquecimento da piscina com painel solar

Existem muitos tipos de painéis solares no mercado, cada um com as suas peculiaridades.

Assim o seu sistema será determinado por vários fatores como a localização geográfica, o tamanho e forma da piscina, temperatura desejada, meses em que nadará e tempo necessário para aquecer a piscina. Também há que ter em conta o vento, sombra de árvores, muros, edifícios.

Regra geral, o tamanho do sistema para aquecimento da piscina com painel solar tende a ser 50% a 80% da superfície da piscina. Ou seja, é proporcional à área da superfície da água e não do volume de água!

Artigo Como aquecer uma piscina com painéis solares publicado em Notícias e empregos sobre Energias Renováveis.



This post first appeared on Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis, please read the originial post: here

Share the post

Como aquecer uma piscina com painéis solares

×

Subscribe to Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×