Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gerenciando Compras e Estoque

O gerenciamento das informações é o instrumento eficiente e eficaz que fundamenta o processo decisivo da empresa. Sem controles e, consequentemente, sem informações gerenciais, torna-se impraticável decidir acertadamente e, no tempo necessário. 

A administração de Estoques tem o objetivo de permitir que a empresa consiga produzir e comercializar seus produtos de forma eficiente e com a menor utilização do capital de giro.

O planejamento de estoques é uma atividade de importância fundamental e deverá ser integrado tanto com produção como também com as vendas, de modo a otimizar os volumes os das compras. Para tal devem ser seguidos alguns requisitos imprescindíveis para esta atividade:

Mantenha constantemente atualizado o custo de cada produto;
Determine o período de compra e o tamanho de lote de cada produto para cada fornecedor. Isto irá otimizar o planejamento dos estoques e, consequentemente, as compras;
Estabeleça políticas de cobertura (estoque de segurança, mínimo e máximo) para cada produto, dependendo do fator mais crítico para cada item;
Mantenha os controles para reduzir estoques ultrapassados/arcaicos;
Efetue o planejamento constante das necessidades de estoques baseadas em previsões de vendas. A integração dos estoques com as finanças permite uma melhor gestão do fluxo de caixa;
Mantenha controle permanente sobre a disponibilidade do estoque para suprir as faltas rapidamente;
Determine o custo de falta de cada produto e compare com o seu custo de estocagem;
Fique alerta para evitar estoques dormentes;
Mantenha controle rigoroso do estoque físico com os lançamentos diários;
Realize inventários físicos periódicos para conferi-lo com os dados do controle de estoques;
Mantenha os estoques em local estratégico;
Mantenha os itens fisicamente ordenados em prateleiras e devidamente classificados e identificados por etiquetas;
Evite almoxarifados abertos;
Mantenha separação física entre a recepção e o almoxarifado;
Estabeleça uma codificação dos materiais para maior facilidade de consulta;
Mantenha sistemas de informações integrados para acesso e consulta imediata da quantidade disponível de cada material em estoque.

Para a maioria das empresas comerciais e industriais, os estoques representam um dos ativos mais expressivos. Portanto, devem ser mantidos em bom estado, protegidos da ação do tempo, bem como de ameaças menos naturais (furtos ou incêndios). Devem ser conservados em boa ordem, para que sejam facilmente localizados e mobilizados no momento de sua venda ou utilização.


Definir e Prever Estoques

Para a correta definição dos estoques, considere esses dois fatores: Quanto menor o estoque menor a necessidade de capital imobilizado e nunca deve faltar produto para venda. Ou seja, se a empresa buscar o menor estoque, corre o risco de perder uma venda por falta de produto, além disso, produtos diferentes possuem giros diferentes e sazonalidades ocorrem em vários negócios.

Para equilibrar esse dois aspectos, um dos caminhos é a utilização intensa da informação. A partir de históricos de vendas (giro de mercadorias), por produto, por época do ano, etc, é possível ter uma aproximação dos estoques mínimos necessários para atender as demandas.

Outro fator importante é o prazo de entrega dos fornecedores, quanto menores eles forem, menores também podem ser os estoques.

Apesar de todo esforço, ainda não existe solução para grandes oscilações de demanda, como as causadas por ondas de calor ou frio inesperadas, por exemplo.

Sistema Just-In-Time

É um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo do estoque seja menor. O JIT, que é baseado na qualidade e flexibilidade do processo de compras, também pode disparar o processo.

Sistemas de Solicitação de Compras

Sistema de reposição periódica: Depois de decorrido um intervalo de tempo preestabelecido, por exemplo, três meses, um novo pedido de compra para certo item de estoque é emitido. Para determinar o quanto deve ser comprado no dia da emissão do pedido, verifica-se a quantidade ainda disponível no estoque, comprando-se o que falta para atingir um estoque máximo, também previamente determinado.

Sistema de Ponto de Pedido

O sistema do ponto de pedido ou lote é o mais popular método utilizado nas fábricas e consiste em disparar o processo de compra quando o estoque de certo item atinge um nível previamente determinado, ele é calculado em função do consumo e do prazo de atendimento.


O EDI (Eletronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados)

É um sistema de envio e recebimento de documentos eletrônicos padronizados entre parceiros de negócios. Estes documentos são gerados a partir de dados das transações comerciais e enviados eletronicamente aos parceiros. 

As transações comerciais entre clientes e fornecedores envolvem o envio e recebimento de documentos, tais como:
  • Pedidos de compra
  • Programações de entrega
  • Avisos de embarque (Nota Fiscal)
  • Solicitações de cotação
  • Cotação
  • Boleto bancário
Esses documentos são rapidamente enviados aos seus destinatários pelos sistemas de EDI, reduzindo os tempos e os custos envolvidos nos processos comerciais e logísticos entre empresas.



This post first appeared on Blog - Res Consiliaris, please read the originial post: here

Share the post

Gerenciando Compras e Estoque

×

Subscribe to Blog - Res Consiliaris

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×