Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como calcular o ROI utilizando rastreamento de ligações

Em primeiro lugar, Retorno sobre o Investimento (do inglês “return on investment” – ROI) é uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas. De forma geral, quanto mais preciso seu cálculo, mais estratégico ele se torna.

Acima de tudo para o marketing digital, acompanhar o ROI é primordial e pode ser feito em tempo real. Quais anúncios estão trazendo mais acessos para o blog? Dos acessos, quais estão virando oportunidade? Para aumentar o número de vendas, precisamos investir mais em mídia online ou offline? Quantas ligações a empresa está recebendo a partir desses anúncios? Para aumentar o número de ligações, é preciso investir mais em Google Ads ou mídia offline? Essas são apenas algumas das perguntas que o ROI ajuda a responder.

Nesse ínterim, o objetivo desse texto é mostrar os benefícios dessa métrica para a empresa e como o rastreamento de ligações tem um papel importante nesse cálculo. Afinal, quanto mais ligações melhor é o trabalho do marketing digital.

Benefícios em calcular o ROI

Em resumo, calculando o ROI é possível descobrir se os investimentos estão dando lucro ou prejuízo. Ao mesmo tempo, o cálculo é possível em qualquer área da empresa. Com ele é possível mensurar a lucratividade de todo tipo de investimento, tais como campanhas de marketing, mídia paga, treinamentos, aquisição de ferramentas, estratégias de retenção de clientes, entre outros.

Assim, fica mais claro quais investimentos valem a pena, auxiliando na otimização daqueles que já estão funcionando e a planejar metas comerciais com base em resultados tangíveis. Outro benefício é usar esse cálculo para direcionar ações futuras com o objetivo de diminuir perdas e aumentar ganhos.

O ROI é uma métrica financeira essencial e contribui em muito com os resultados da empresa.

Mesmo com tantos benefícios, muitas empresas ainda não mensuram o ROI. De acordo com a Content Trends, pesquisa da Rock Content com empresas de diversos segmentos, 53,1% delas não mensuram o ROI.

Como calcular o Retorno sobre Investimento

Antes de mais nada, calcular o Retorno sobre Investimento é simples. O segredo está nos valores que a empresa considera, tanto como lucro quanto o custo dessas ações.

No cálculo, lucro do investimento significa a margem de lucro sobre as vendas, e o custo do investimento a união de todas as despesas da área a que o cálculo se destina.

Vamos supor que o lucro da sua empresa durante o primeiro semestre do ano tenha sido de R$ 500 mil, e que tenham sido gastos R$ 75 mil com a campanha que deu origem a esse lucro durante o mesmo período. Utilizando a fórmula acima, temos:

Nesse exemplo, o ROI é de 5,7 vezes. Para obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.  Nesse caso, o retorno seria de 570%, ou seja, um excelente investimento. Uma outra maneira de enxergar isso na prática é concluir que a cada 1 real investido a empresa ganhou 5 reais e 70 centavos.

É preciso considerar que há diferentes nomenclaturas para o cálculo do ROI. De maneira geral, são necessários os números relativos aos ganhos e aos gastos da empresa dentro de um determinado espaço de tempo. Para resultados mais precisos, todas as despesas, por menores que sejam, devem entrar nos custos.

Analisando o resultado do ROI

Um resultado positivo não significa necessariamente que a empresa teve lucro. O período do cálculo é um dos pontos chaves. Por exemplo, um ROI de 5% ao dia é excelente, certo? Porém, se o período analisado é o de 1 ano, o resultado é ruim. Significa que a empresa perdeu dinheiro, visto que o pouco de lucro que obteve foi corroído pela inflação, taxas bancárias e impostos.

Por sua vez, um resultado negativo é sempre prejudicial. Mas chegar a essa conclusão é um passo importante para o negócio. Com esse resultado na mesa, a empresa deve investigar onde está o problema para que sejam feitas as mudanças necessárias.

Alerta: é importante padronizar a origem dos dados. Somente assim é possível comparar os resultados entre períodos e tirar conclusões mais precisas.

Outro ponto importante é a consciência que o ROI não é um cálculo perfeito. A fórmula possui algumas limitações, tais como o fato de não considerar a duração do investimento, as flutuações de valor devido à inflação e a sazonalidade.

A origem dos dados é primordial

Antes de tudo, a origem correta dos dados é um passo essencial para o sucesso da métrica. Caso o processo não esteja certo aqui, a chance de um dado pouco relevante é enorme. Com a fonte correta, teremos a padronização necessária para a comparação do resultado e avaliação por período.

Por exemplo, os dados utilizados pela equipe de marketing devem levar em conta os custos e lucros dessa área, e não da empresa como um todo. Como dissemos anteriormente, o cálculo do ROI se encaixa para avaliar todo o negócio, uma área ou um projeto específico. Porém, o segredo do sucesso não está no cálculo em si, mas sim no acompanhamento. O ROI não deve ser calculado apenas no início da operação, mas ao longo de todo o período. Somente acompanhando os resultados é que o time envolvido consegue avaliar se o ROI está sendo positivo ou negativo para a empresa. Além disso, com o acompanhamento frequente é possível agir rapidamente para corrigir um eventual problema.

Voltando para as perguntas do começo do texto, como “Quais anúncios estão trazendo mais acessos para o blog?” ou “Quantas ligações a empresa está recebendo a partir desses anúncios?” fica mais claro entender na prática como usar o ROI. Por exemplo, acompanhando o retorno sobre investimento de todos os anúncios que dão acesso ao blog, é possível ver quais conteúdos são melhores e quais devem ser revisados. Nas ligações, a métrica avalia as com origem nas campanhas de marketing ou outros canais. Mas como avaliar isso? Com o Call Tracking!

Calculando o ROI com a ajuda do Call Tracking

De maneira geral, as principais plataformas para medir o ROI são o Google AdWords e o Google Analytics. Com elas, é possível trazer rastrear sessões web, cliques, leads e outros dados. Porém, essas tecnologias não são capazes de monitorar o retorno sobre investimento na geração de ligações. E acompanhar a performance das ligações é primordial para uma empresa.

Em resumo, Call Tracking é a tecnologia capaz de rastrear ligações. Com ele, a empresa tem dados precisos sobre leads telefônicos, algo essencial para a mensuração do ROI com eficiência e precisão.

Sem o rastreamento das chamadas não é possível visualizar completamente os esforços e os resultados do marketing.

A forma mais eficaz é vincular cada ligação telefônica à mídia específica que foi responsável por ela. O rastreamento de chamadas por campanha monitora a receita de leads gerados pelos diferentes canais utilizados.

Para realizar essa mensuração, basta atribuir um número específico do PhoneTrack a cada uma das mídias e incluir as receitas geradas por meio das ligações oriundas desses números ao lucro do investimento.

Sem o rastreamento das chamadas, os resultados do ROI ficam distorcidos e não é possível visualizar completamente os esforços e os resultados do marketing.Quer conhecer um pouco mais sobre nossa ferramenta e utilizá-la no cálculo do ROI do seu negócio? Entre em contato com o PhoneTrack e solicite uma demonstração.

O post Como calcular o ROI utilizando rastreamento de ligações apareceu primeiro em PhoneTrack.



This post first appeared on PhoneTrack - Call Tracking Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

Como calcular o ROI utilizando rastreamento de ligações

×

Subscribe to Phonetrack - Call Tracking Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×