Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como transformar ligações telefônicas em leads e integrar no CRM

A sua empresa consegue transformar as ligações telefônicas em leads? Ao contrário dos canais digitais, a rastreabilidade e a coleta de dados dos leads que chegam por telefone não é uma tarefa tão fácil. Contudo, esse é um desafio que muitos negócios já conseguem vencer com a ajuda do call Tracking, que é uma tecnologia inovadora para a gestão telefônica das empresas.

Neste artigo, vamos explicar porque você deve ficar atento aos leads que chegam por telefone. Também abordaremos a tecnologia do call tracking e como ela é essencial para transformar ligações telefônicas em leads quentes e altamente qualificados para o seu negócio. Acompanhe! 

1 – Entenda as particularidades do lead telefônico

Todo bom profissional de marketing e de vendas sabe que cada canal gera leads com características diferentes. No caso dos leads telefônicos, existem particularidades interessantes que os tornam mais quentes e predispostos à venda do que o que vemos em leads de outros canais, como as redes sociais e e-mail, por exemplo.

Para conseguir transformar ligações telefônicas em leads, antes, é preciso entender suas características e como elas podem ser utilizadas a favor do seu negócio. A primeira característica importante, e também delicada, a ser destacada é a alta temperatura desse tipo de lead. Se a pessoa se dispôs a ligar para a empresa é sinal de que as chances de estar pronta para compra são muito grandes.

Outra característica a ser destacada é que se trata de leads que não vêm naturalmente com histórico de procedência. Ou seja, sem a ajuda de um call tracking, não dá para saber se essas pessoas já tiveram contato com algum outro material da marca e qual é o seu nível de consciência sobre o que a empresa está oferecendo.

2- Use a tecnologia de call tracking para transformar ligações telefônicas em leads e integrar no CRM

A tecnologia tem avançado bastante em diversas áreas, principalmente no apoio às atividades de marketing e vendas. O call tracking é um desses avanços. Ele permite identificar a origem e várias outras informações sobre as ligações telefônicas realizadas por leads, clientes e profissionais da empresa. 

A principal funcionalidade de um bom call tracking é o uso de máscaras no número de contato principal da empresa. Na prática, é como se existissem vários números de telefones, um para cada canal de divulgação, mas que direcionam para o mesmo ponto de recebimento.

Outra funcionalidade muito relevante é o uso de um processo bem estruturado de URA para filtrar as ligações e metrificá-las adequadamente. Dessa forma, além de saber a origem das ligações, os setores de marketing e vendas também contam com uma coleta mais rica de dados que podem ser utilizados de forma estratégica na elaboração de novas ações.

Além do ganho da rastreabilidade das ligações, o call tracking pode ser integrado a outros sistemas, como o CRM. Ou seja, além de saber de qual canal veio cada lead telefônico, você pode registrar informações úteis que serão usadas pelo time de vendas na negociação de ofertas. 

Outras vantagens da integração de leads telefônicos no CRM

Se uma das vantagens fundamentais do call tracking é a quantidade e qualidade das informações coletadas a cada contato telefônico estabelecido, a qualidade da sua base no CRM também cresce. 

1- Times mais estratégicos

Os profissionais do time de marketing e de vendas têm acesso ao histórico das ligações e podem realizar análises mais contundentes sobre a efetividade de cada canal, bem como traçar novas estratégias com mais segurança  e precisão.

2 – Segmentação de clientes

A segmentação é uma das táticas que mais oferecem eficiência para os times de marketing e de vendas. Isso só é possível com dados consistentes e estruturados no CRM. O call tracking acrescenta essa camada voltada especialmente para os contatos que chegam via telefone. 

3 – Melhoria no atendimento

A integração do call tracking no CRM registra o histórico de contatos fornecendo mais informações para novos atendimentos personalizados.

Da mesma forma, o histórico auxilia na qualificação dos leads para que o time de vendas não se perca entre as oportunidades de venda. Ou seja, a integração do call tracking no CRM acaba facilitando o gerenciamento da base de leads telefônicos.

4 – Melhoria no relacionamento com o cliente

E já que estamos falando de CRM, é necessário lembrar que os contatos telefônicos não se dão apenas na pré-venda, mas também no pós-venda. Com uma gestão inteligente da base de clientes, que leve em consideração a interação em todos os canais, a timeline de dados do call tracking pode auxiliar em fidelizações, upsell e cross-sell de clientes que optam pelo atendimento telefônico.

Como vimos, transformar ligações telefônicas em leads é uma tarefa muito mais fácil de ser executada quando contamos com os processos e as tecnologias certas. Se pensarmos que, de acordo com a Google, 70% das buscas por produtos e serviços resultam em um click no botão de ligar para a empresa, vemos que essa é uma iniciativa que vale a pena investir.

Se você achou este artigo interessante e entendeu a importância da rastreabilidade telefônica, também vai gostar de aprender um pouco mais do Guia de Call Tracking. Faça o download gratuito desse material e saiba como utilizá-lo para rastrear conversões de campanhas offline.

O post Como transformar ligações telefônicas em leads e integrar no CRM apareceu primeiro em PhoneTrack.



This post first appeared on PhoneTrack - Call Tracking Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

Como transformar ligações telefônicas em leads e integrar no CRM

×

Subscribe to Phonetrack - Call Tracking Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×