Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5G: impacto na comunicação e as transformações do futuro

Tags: dados ainda isso

A internet mudou a forma como nós vivemos e nos relacionamos – e sabemos que Isso não é novidade pra ninguém. Mas ainda tem muita coisa por vir. A cada dia que passa, a internet evolui ainda mais. E agora, estamos na era 5G. 

  • E o que isso vai mudar na nossa vida? 
  • Quais são os impactos que isso vai trazer para a comunicação? 
  • Agências de marketing, publicidade e performance, terão que se preparar?

Pois é, as perguntas são muitas, assim como as mudanças que a quinta geração da internet móvel vai provocar nos diferentes setores das nossas vidas.

E nós, que estamos começando a nos acostumar com a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), ainda vamos ter que lidar com diversas transformações.

Mas, quando isso vai ser uma realidade?

De acordo com o portal R7, a nova tecnologia “chega ao Brasil nos próximos anos e já está na fase de testes em países como EUA, Austrália e Coreia do Sul”. Ou seja, isso tudo já é uma realidade

Então, o que precisamos fazer agora é nos preparar para os impactos do 5G no cotidiano. E quais serão?

Conexão do futuro: as principais mudanças provocadas pelo 5G

Existem basicamente 3 grandes mudanças que vão ocorrer com o surgimento do 5G, mas que já serão o suficiente para provocar uma grande revolução na forma como interagimos com as tecnologias. São elas:

  1. Internet móvel muito mais rápida! 
  2. Internet das Coisas (loT) atinge um patamar completamente diferente do que já tivemos contato até então. 
  3. Inteligência Artificial (IA) passa a se tornar ainda mais presente;

Ok, pode ser que você já conheça todos esses pontos. Mas o que estamos falando aqui é sobre a evolução de cada um deles. Vamos entender o que vai acontecer?

1. Internet mais rápida

Todo mundo quer uma internet mais rápida, não é? E sabemos que, se comparar com algus anos atrás, a internet era muito mais lenta do que a que temos disponível hoje em dia. 

Mas o 5G promete tornar isso tudo ainda mais rápido.

A discussão sobre essa nova forma de conexão afirma que existirá a possibilidade conexão entre trilhões de dispositivos de uma forma ainda mais rápida, permitindo a coleta e a transmissão de um volume de informação superior ao que temos hoje em dia.

2. IoT ou IoAT: Internet das Coisas ou Internet de TODAS as coisas?

A Internet of Things está prestes a se tornar a Internet of All Things. Ou pelo menos é isso que se espera do impacto do 5G na conexão entre os objetos.

Ok, essa ainda é uma realidade muito recente. Não faz muito tempo que os objetos começaram a se tornar conectados. Televisões conectadas com celulares, smart speakers, casas inteligentes, etc. Mas isso ainda vai evoluir mais!

Ainda de acordo com o R7, de acordo com o Marcelo Zuffo, professor livre-docente do departamento de engenharia de sistemas eletrônicos da Poli-USP e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), “a principal revolução da internet 5G é conectar tudo o que nós não imaginávamos há alguns anos. Depois dos seres humanos ficarem superconectados, agora é a vez do vestuário, do carro, das residências e até de fazendas ou de animais silvestres”.

Tudo conectado. Já imaginou?

3. Inteligência Artificial

Com o aumento da velocidade de transmissão de Dados em rede, provocado pelo 5G, o avanço das tecnologias que apostam em Inteligência Artificial será ainda maior

Afinal, para funcionar, a AI trabalha diretamente com a transmissão de dados. Nesse sentido, o 5G vai permitir que as tecnologias, como aplicativos, assistentes virtuais, etc, aprendam, raciocinem e processem informações como humanos, ou seja, de forma muito mais rápida.

A maior oportunidade gerada pelo 5G

Não é surpresa para ninguém que as informações e os dados gerados pela internet, hoje, estão se convertendo numa espécie de novo petróleo, ou um novo ouro. E a tendência é que isso se torne ainda mais verdade.

Sabemos que são gerados trilhões de dados, durante o tempo todo, na internet. 

Essa geração de dados aumentou significativamente com o surgimento da IoT. A Internet das Coisas passou a coletar os mais diferentes dados sobre a nossa rotina. 

  • Você já parou para pensar, por exemplo, que as casas inteligentes possuem lâmpadas que entendem a hora que você deve ou não apagar a luz?
  • Ou até mesmo os smart speakers, que estão começando a se tornar mais presentes em nossa rotina. Já imaginou todos os dados que ele coleta diariamente das pessoas?

Esses dados podem ser uma grande oportunidades, já que é uma forma de entender ainda mais profundamente sobre o comportamento das pessoas. Inclusive o comportamento de compra.

A ideia, com o 5G, é que isso se torne ainda mais profundo, visto que essa nova conexão irá trazer outros dados que até então não eram considerados. 

A era dos dados já chegou. Mas agora, nós estaremos cercados por uma produção de dados contínua.

É essencial pensar sobre como isso pode impactar estratégias de vendas de produtos ou serviços.

Muito mais do que uma internet rápida

Como você pode ver, o 5G está nos prometendo um avanço muito maior do que uma melhoria no carregamento das páginas que você acessa na internet. Estamos diante de uma revolução tecnológica, que contribui para a melhoria de diversos setores da sociedade.


Aumente a performance do marketing, vendas e gestão analisando dados de voz. Mensure campanhas e melhore as vendas com informações em tempo real sobre todas as ligações:

COMECE AGORA!

E como você pode ver, as oportunidades para os negócios serão diversas.

É necessário se preparar para as mudanças que serão provocadas pelo 5G. Só assim será possível crescer diante de um cenário onde estaremos ainda mais conectados. Aproveitar os dados, de forma inteligente, é uma tendência ainda mais presente nos nossos dias. Portanto, está na hora de se conectar, conversar, gerar dados e trabalhar com eles de uma maneira inteligente. Você está se preparando para isso?

Investir em tecnologias que auxiliam as empresas a organizarem esses dados é primordial. A PhoneTrack é um exemplo disso, já que utiliza a Inteligência Artificial para organizar os dados das ligações telefônicas, possibilitando um melhor aproveitamento dessas informações.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre as evoluções tecnológicas e como é possível transformar as suas estratégias, prevendo as mudanças.

O post 5G: impacto na comunicação e as transformações do futuro apareceu primeiro em PhoneTrack.



This post first appeared on PhoneTrack - Call Tracking Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

5G: impacto na comunicação e as transformações do futuro

×

Subscribe to Phonetrack - Call Tracking Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×