Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 dicas para oferecer o melhor atendimento telefônico ao seu cliente

Você conhece seu time de vendas? Sabe como ele se comporta ao telefone? Seus clientes estão satisfeitos com o tipo de atendimento que recebem do vendedor durante uma ligação?

Um bom Atendimento telefônico faz toda a diferença no relacionamento com o consumidor e é essencial durante a venda e para sua fidelização. A forma como o cliente é tratado influencia diretamente na imagem que ele faz do seu negócio. Ou seja, quanto melhor o atendimento, melhor a percepção que ele terá da empresa.

Sendo assim, separamos algumas dicas para aprimorar o atendimento telefônico da sua empresa e, dessa forma, atingir a excelência no setor e incrementar suas vendas:

1 – O responsável pelo atendimento telefônico deve estar a par das informações a serem repassadas ao cliente e devidamente treinado para exercer tal função. Nem sempre um bom vendedor presencial está apto a efetuar a mesma atividade via telefone.

2 – Num atendimento telefônico, a primeira referência na comunicação é o tom da voz. Ela deve transmitir calma, ser clara, agradável e natural para que se faça ouvir sem maiores esforços. O ritmo da fala deve ser compassado, nem muito rápido e nem muito lento. É fundamental encontrar o tom de voz correto para que a ligação flua confortavelmente.

3 – A linguagem deve estar adaptada ao tipo de negócio que você possui. Por exemplo, se a sua empresa é formal, a equipe deve fazer uso de um vocabulário que privilegie uma comunicação que transmita respeito e seriedade, sem gírias e brincadeiras.

4 – É importante ser carismático e manter-se sorridente (sim, é possível notar o sorriso do atendente pelo telefone!). Isso faz com que o cliente se sinta valorizado pela empresa, criando um clima confortável e amistoso.

5 – Mantenha o foco durante a ligação. Saiba escutar, anote o nome de quem está falando e os principais pontos da conversa. Não disperse enquanto estiver em atendimento.

6 – É horrível esperar para ser atendido. Um bom atendimento telefônico é aquele que começa quando o telefone é atendido no máximo até o terceiro toque, demonstrando eficiência e empenho da empresa.

7 – Pior do que a demora no atendimento é ficar horas esperando para receber alguma informação. Caso precise checar algo, peça um tempo ao cliente, mas lembre-se de não deixá-lo esperando por muito tempo. Isso irrita e evidencia o despreparo do vendedor. A URA (aquele atendimento automático ofertado por várias empresas), também é algo que desgasta, especialmente quando não apresenta as informações de forma rápida e direta.

8 – Quando perdida, retorne a ligação o mais breve possível. O volume de chamadas perdidas nas empresas é altíssimo e cada ligação é uma oportunidade de negócio em potencial que não pode ser desperdiçada. Nós falamos um pouco mais sobre isso aqui.

9 – Tenha mais de um número para as diferentes áreas do seu negócio. Normalmente a empresa possui (ou divulga) apenas um número de telefone, e o cliente acaba sendo repassado de um lado para o outro. Quando existem números específicos, encontra-se exatamente o que se procura, sem maiores perdas de tempo e de paciência. O PhoneTrack pode te ajudar com isso.

10 – Lembre-se! Para o cliente, você é a empresa. Trate-o da mesma forma que você gostaria de ser tratado caso estivesse no seu lugar.

Desde que o mundo é mundo a comunicação é fundamental para a sobrevivência da nossa espécie. Praticá-la de forma assertiva, especialmente quando a voz é o único instrumento capaz de transmitir a mensagem, é essencial e pode ser o grande diferencial do seu negócio.



This post first appeared on PhoneTrack - Call Tracking Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

10 dicas para oferecer o melhor atendimento telefônico ao seu cliente

×

Subscribe to Phonetrack - Call Tracking Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×